/ Serviços / Fundos Especiais

Almeida Garrett

Arquivo

Constituído por cerca de 649 documentos simples ou compostos. Inclui: manuscritos autógrafos, originais, borrões e cópias, de obras literárias (poesia, teatro, oratória, ficção, etc.) e outros materiais como catálogos de livros, listas de obras, apontamentos; provas tipográficas corrigidas; correspondência privada e institucional (cartas recebidas e enviadas); documentos políticos e outra documentação; e recortes de imprensa; documentos comprovativos de identidade, de títulos e de transmissão de bens; documentação comprovativa ou relativa aos diversos cargos públicos desempenhados, missões diplomáticas e distinções recebidas. Inclui 26 volumes impressos, uma coleção dos exemplares de uso do autor, da Obra de Garrett, em 1ª ou 2ª edição, com anotações e emendas manuscritas. O arquivo inclui manuscritos produzidos ou compilados por Frei Alexandre da Sagrada Família (1737-1818), tio do escritor, e de outros autores setecentistas.

Desde a morte de Almeida Garrett, o arquivo esteve, sucessivamente, à guarda de diversos curadores, por disposição do autor e motivos legais. Em 1864, foi entregue a Maria Adelaide de Almeida Garrett, filha do autor. Em 1928, o arquivo foi comprado pelo Doutor Magalhães Colaço (1893-1931), Professor de Direito da Universidade de Coimbra e, posteriormente, da Universidade de Lisboa. Em 1947, foi adquirido pela Biblioteca da Universidade de Coimbra a Maria Heloísa de Magalhães Colaço. Entre 1990 e 1999 foram adquiridos dois originais de obras literárias de Garrett e outra documentação autógrafa, que complementam o acervo: "Poesias de J.B.S.L.A. Garrett", Coimbra, 1821 (Ms. 3393); "Authographo do Visconde d'Almeida Garrett - O noivado no Dafundo ou Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso" (Ms. 3391); "Documentos autógrafos de Almeida Garrett" (Ms. 3373). Uma coleção garretiana de recortes de jornais (50 artigos) foi incorporada em 18 de maio de 1999. Em junho de 2015, por depósito (Arquivo Nacional da Torre do Tombo), foi incorporados no acervo da Biblioteca Geral uma compilação de romances manuscritos autógrafos de Almeida Garrett (Ms. AG 35-36).

Mais informação

Em junho de 2015, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra acolheu a cerimónia de assinatura do Auto de Depósito de uma coleção de documentos autógrafos de Almeida Garrett. Na coleção, com mais de 400 documentos, onde se encontravam cerca de 90 manuscritos inéditos que enriqueceram ainda mais o já vasto espólio garrettiano patente na Universidade de Coimbra.

 



 

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.

Eis o que pode fazer:

aceder ao conteúdo na sua localização original ou gerir as suas preferências de cookies e recarregar a página