Orientação de trabalhos de Investigação
Teses de Doutoramento concluídas
Maria Margarida Sarmento Gomes Mota Pinto de Abreu, Da Botica à Mesa. Do potencial terapêutico à degustação sápida de alimentos., orientada por Raquel Maria Fino Seiça (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), João Rui Couto da Rocha Pita (Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra) e Inês Luísa de Ornellas de Andrade da Silva e Castro (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa). [29 julho, 2025]
Elcione Luciana da Silva, As serras, os mineiros, os beirões e o queijo artesanal: identidade alimentar, turismo e sustentabilidade nas regiões produtoras em Minas Gerais (Brasil) e Serra da Estrela (Portugal)., orientada por Carmen Soares (FLUC), Cláudia Helena Nunes Henriques (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo – Universidade do Algarve) e Norberto Santos (FLUC). [22 de julho de 2025]
Moacir Ribeiro Barreto Sobral, Salvaguarda do ofício do Beiju como Património imaterial cultural brasileiro., orientada por Norberto Nuno Pinto dos Santos (University of Coimbra), Sônia de Souza Mendonça Menezes (Universidade Federal de Sergipe). [9 de dezembro de 2024]
Mariana Kilpp Silva, O pão na memória, identidade e patrimônio alimentar de imigrantes brasileiros em Portugal., orientada por Carmen Soares (FLUC) e José Manuel Sobral (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa). [17 de julho de 2024] (aqui)
João Pedro Gomes, A doçaria portuguesa. Origens de um património alimentar português (séculos XVI a XVIII), orientada por Maria José Azevedo Santos (FLUC), Isabel Drumond Braga (FLUL) [18 de novembro de 2022]
Ana Maria Proserpio, As salgas e a seca de pescado como património alimentar português: da Antiguidade Clássica à Época Moderna. Estudo de um caso: o bacalhau, orientada por Carmen Soares (FLUC-CECH) e Maria Helena da Cruz Coelho (CHSC) [15 de julho 2021] (aqui)
Graziele Guimarães Granada, O vegetarianismo nos serviços alimentares das instituições públicas. Fundamentos históricos, características e consequências: um estudo do impacto da lei 11/2017, orientada por Paula Cristina Barata Dias (FLUC-CECH)) e Sara Rodrigues (Univ. Porto) [27 de fevereiro de 2020]
Dissertações de Mestrado concluídas
- Mário Moreira de Sá, A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. 30 anos de educação e formação em Turismo e Gastronomia em Portugal., orientada por Claudete Oliveira Moreira e Carmen Soares (FLUC-UC), concluída a 30.10.2024.
- Aurora Maria de Jesus Cambra, O Nacionalismo Culinário da Banquete: Intertextod com revistas de culinária francesa., orientada por Carmen Soares (FLUC-UC), concluída a 15.10.2024.
- Maira Loureiro, Guia alimentar para a população brasileira explicado para crianças. Educação infantil para a segurança alimentar patrimonial., orientada por Carmen Soares (FLUC-UC), concluída a 30.09.2024.
- Mateus Penna Carneiro Habib, Comer "de mão" e o caso do capitão. Corpo, identidade e resistência., orientada por Carmen Soares (FLUC-UC) e Lígia Amparo (UFBA), concluída a 31.07.2024.
- Carla Susana Pereira Tavares, O Património Alimentar Familiar na formação e na prática de cozinheiros profissionais da região Viseu Dão Lafões., orientada por Carmen Soares (FLUC-UC), concluída a 19.07.2024.
- Vasco Pereira, O Medo de Comer, Uma Análise do Comportamento Alimentar Restritivo Contemporâneo, orientada por Paula Barata Dias (Universidade de Coimbra), concluída a 19.10.2022.
- Lara Longobardi, Insegurança Alimentar em canções brasileiras no eixo Rio-São Paulo durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1954), orientada por Paula Barata Dias (Universidade de Coimbra), concluída a 9.12.2021.
- Luanda Batista Demarchi, O azeite à mesa de imigrantes brasileiros em Portugal: património e identidade alimentar, orientada por Carmen Soares, Maria Cecília Amorim Pilla (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil), concluída em 7.12.2021.
- Carlos Manuel Baptista Lopes da Silva, Receituário da culinária portuense. Contributos para o estudo da identidade e do património culinário da cidade do Porto, orientada por Carmen Soares,concluída em 10.12.2020.
- Jamile Paes do Amaral Gularte, Os Doces Coloniais de Pelotas. – Um Patrimônio de Origens Europeias, orientada por Carmen Soares e Fábio Vergara (Universidade Federal de Pelotas, Brasil), concluída em 10.12.2020.
- José Augusto Pinto de Almeida, Ostras, um fruto de Setúbal. Valorização gastronómica e cultura alimentar do Sado, orientada por Paula Barata Dias (Universidade de Coimbra), concluída a 22.10.2020.
- Ilnar Cláudia Pinheiro, Mandioca à Mesa, orientada por Carmen Soares, Maria Cecília Amorim Pilla (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil), concluída em 21.10.2019.
- Maria de Fátima Iken, Influência e contributo da revista Banquete para o ressurgimento da Cozinha Portuguesa - O papel pioneiro de Maria Emília Cancella de Abreu, orientada por Carmen Soares, concluída em 18.10.2017.
- Maria Margarida Sarmento Gomes Mota Pinto de Abreu, Cozinha Tradicional Portuguesa de Maria de Lourdes Modesto: Contributos para a construção das identidades e do património culinário português, orientada por Carmen Soares, concluída em setembro 2017.
- Vítor Manuel de Pinho Pereira, O escanção na história, na sociedade e na arte de bem-servir o vinho, orientada por Carmen Soares e Maria Helena da Cruz Coelho, concluída em 23.10.2017.
- Jaime António Pratas Neves, Gastronomias do Mundo: as preferências alimentares dos estudantes estrangeiros nas cantinas da Universidade de Coimbra, orientada por Carmen Soares, concluída em 20.07.2016.
- Carolina Gheller-Miguens, Valorização de Produtos Gastronômicos no Brasil e em Portugal: estudo de caso do Pastel de Tentúgal e dos Doces de Pelotas, orientada por Carmen Soares e Maria Helena da Cruz Coelho, concluída em 30.10.2015.
- Mariane Lindemann, Doces de cá e acolá: a influência da doçaria conventual portuguesa na doçaria pelotense - comparação de receitas, orientada por Carmen Soares, concluída em 08.10.2015.
- Camila Moreira Bácsfalusi, Fome de quê? A alimentação dos estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra (2014-2015), orientada por Carmen Soares, concluída em 22.10.2015.
- Antero Manuel Casal Ribeiro Pires da Costa, Alimentação como Património Cultural Imaterial. Saber Valorizar e Preservar a nossa Gastronomia, orientada por Carmen Soares, concluída em 2012.