Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Quando no dicionário e na enciclopédia procuramos o significado de Letra podemos ler: Letra é um sinal gráfico que representa um som (fone) na língua falada.

Também nos é dado a conhecer que uma Letra é um grafema e que o conjunto das Letras compõe um alfabeto que torna possível a escrita.

Sabemos que o Alfabeto Fonético Internacional, por nós utilizado, é o único que consegue fazer a transcrição para caracteres alfabéticos de todos os sons, muito embora não existam sistemas ortográficos puros e exclusivamente fonéticos. Não deixa de ser interessante referir que existem no mundo outros sistemas de escrita que, por não representarem os fonemas das palavras, não são chamados de alfabetos mas de silabogramas (que denotam uma sílaba) ou logogramas (que denotam uma palavra ou frase).  Também não ficaria completa, esta brevíssima resenha sobre a palavra Letra, sem que a referíssemos como uma forma de composição estética da escrita manuscrita de um indivíduo, denominada por caligrafia.

A palavra Letra aparece ainda associada a Música, sendo nesta aceção entendida como o texto contido nas composições vocais para ser cantado ou, às vezes, recitado.