Aluno de doutoramento da UC vence concurso BIG Smart Cities 2017

Pavement Energy Efficient Extractor

Big Smart Cities 2017

Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Universidade de Coimbra, inserido no Programa MIT-Portugal, foi o vencedor da final do concurso BIG Smart Cities 2017 que decorreu a 11 de julho de 2017, no Centro Cultural de Cascais.

O estudante concorreu com o projeto PAVNEXT (Pavement Energy Efficient Extractor), uma alternativa às lombas redutoras de velocidade associadas às passadeiras para peões, permitindo a redução do número de acidentes e da respetiva gravidade, convertendo simultaneamente a energia cinética dos veículos em energia elétrica.

Ao ganhar esta competição nacional de empreendedorismo, Francisco Duarte recebe um prémio de 10 mil euros, um espaço de trabalho e um período de aceleração de 6 meses, uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa e acesso à cidade experimental de Cascais para testar o piloto da solução tecnológica que desenvolveu no âmbito da sua tese de doutoramento, em conclusão.