Para uma sociedade justa, pacífica e solidária – numa palavra, sustentável

27 janeiro
Desafio
© UC

Se se considera uma pessoa preocupada com o nosso futuro comum no Planeta, esta mensagem é para si.

O Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra associa-se aos desafios lançados pela Iniciativa Energia para a Sustentabilidade, encorajando toda a comunidade a reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da UC, através do seu Comité Campus Sustentável, elaborou um calendário Google que pode ser adotado por qualquer pessoa que utilize a agenda Google. Nele constam muitas datas que, ao longo do ano, correspondem a efemérides da ONU, ou de outras entidades, relacionadas com o desenvolvimento sustentável.

Vamos aos desafios?

1.º desafio – Muito simples: se utiliza a agenda Google, adicione o calendário EfS.

Aceda a http://tinyurl.com/4baudbvz e adicione o calendário. Em alternativa, se não usar agenda Google, pode aceder ao Calendário da Sustentabilidade EfS aqui.

2.º desafio – Veja as datas do calendário EfS e deixe-se inspirar por alguma(s) dela(s). Junte-se com colegas e amigos/as para organizar uma iniciativa na UC que celebre essa(s) data(s).

Convença uma estrutura a aderir – um Núcleo de Estudantes da AAC, uma Faculdade, um Departamento, um Serviço/Divisão, um Centro de Investigação, um Organismo Autónomo, etc.

Pode ser um convívio, um debate, uma sessão de poesia ou de música, uma exposição, uma ação de voluntariado, um desfile… algo que mostre que a comunidade académica está ativa, solidária e humanista em prol da paz, da prosperidade e do desenvolvimento sustentável e que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Quando decidir o que fazer, partilhe a sua iniciativa connosco aqui.

Conte com a nossa ajuda para o que estiver ao nosso alcance.

Contamos consigo como contamos connosco.

Força!

Juntos Ajudamos a Proteger o Futuro! Pelo Planeta, pela Juventude, pela Humanidade!

O Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra, o Comité Campus Sustentável da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da UC e

Patrícia Pereira da Silva, Pró-Reitora para o Planeamento e Sustentabilidade