Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Estudante de doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, integrado na Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra (UC), foi distinguido pela Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN)

9 fevereiro
Marcos Tenente
Marcos Tenente
© EfS

No dia 4 de fevereiro de 2022, Marcos Tenente, investigador do INESC-Coimbra e estudante de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, integrado na Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra, é galardoado com o Prémio Jovem Investigador pela Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN), affiliate da Internacional Association for Energy Economics.

O prémio é o reconhecimento do artigo "Eco-efficiency assessment of the electricity sector: Evidence from 28 European Union countries”, publicado na revista Economic Analysis and Policy em co-autoria com Carla Henriques e Patrícia Pereira da Silva, investigadoras do INESCC e CeBER, docentes do ISCAC e da Faculdade de Economia respectivamente. O estudo, na área da sustentabilidade, avalia a eco-eficiência das cadeias de valor de de consumo e produção do setor da electricidade na União Europeia. Globalmente, pode concluir-se que os países que promoveram a implantação eficiente de energias renováveis, desmantelando gradualmente a produção de combustíveis fósseis, reforçaram o seu potencial em termos de eco-eficiência, reduzindo as emissões produzidas pelo setor da eletricidade e estimulando o crescimento do valor acrescentado por si criado.

https://doi.org/10.1016/j.eap.2020.05.003