SUSTRAINABLE conquista um financiamento europeu

projeto coordenado por João Paulo Fernandes membro da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade
16 outubro

Um projeto de parceria estratégica, coordenado por João Paulo Fernandes, Investigador no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), pretende promover a sustentabilidade no desenvolvimento de software informático. O Projeto conquistou um financiamento europeu, no âmbito do programa Erasmus + (Ação-chave 2 – cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas).

O “SUSTRAINABLE – Promoting Sustainability as Fundamental Driver in Software Development Training and Education” – que junta 10 parceiros, de sete países, e vai receber cerca de 350 mil euros – surge da “crescente preocupação global com as questões de sustentabilidade ambiental, que ainda não está refletida nos currículos de ensino superior na área da engenharia informática”, explica João Paulo Fernandes membro da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra.

O objetivo da equipa do investigador e docente do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) – com investigação realizada neste domínio – é produzir e partilhar conhecimento que permita promover a sustentabilidade na produção de software (que consuma menos recursos energéticos) e integrar estas preocupações ambientais nas estruturas curriculares da área da informática. “Controlar o software é crucial para reduzir a cada vez maior pegada energética dos sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação. O projeto SUSTRAINABLE defende a introdução de todas as facetas da sustentabilidade como uma preocupação principal no desenvolvimento de software. Queremos que estes factores sejam um tópico importante na formação dos engenheiros informáticos do futuro”, nota João Paulo Fernandes.

Texto adaptado: Notícias UC por Rui Marques Simões