Prémio "Best review paper 2008-2017" do Jornal Energy and Buildings atribuído a investigadores ligados à EfS da Universidade de Coimbra

18 janeiro
E&B
© https://www.journals.elsevier.com/energy-and-buildings

O artigo "Review of passive PCM latent heat thermal energy storage systems towards buildings' energy efficiency", foi reconhecido com o prémio "Best review paper 2008-2017" nos "Best Paper Awards of Energy and Buildings published in the period from 1998 to 2017". O artigo publicado em 2013 é da autoria dos Professores Nelson Soares (DEM-UC, EfS-UC, ADAI, ISISE), José Costa (DEM-UC, EfS-UC, ADAI), Adélio Gaspar (DEM-UC, EfS-UC, ADAI) e Paulo Santos (DEC-UC,ISISE).

A investigação resultou do trabalho de doutoramento do primeiro autor, desenvolvido no âmbito do seu PhD em Sistemas Sustentáveis de Energia no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (DEM-UC), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia ao abrigo da bolsa de doutoramento ref. SFRH/BD/51640/2011. O trabalho foi também desenvolvido no contexto das atividades do Programa MIT-Portugal e da iniciativa Energy for Sustainability (EfS) da Universidade de Coimbra.
O artigo explora a problemática da integração de materiais de mudança de fase (PCMs do inglês Phase Change Materials) em edifícios, tendo em vista a melhoria do seu comportamento térmico e da sua eficiência energética, fazendo uma revisão profunda do estado-de-arte nas principais áreas temáticas reconhecidas e procurando identificar as principais linhas de investigação estratégias para a próxima década.