Thiago Vasques| Doutorado SSE

18 janeiro
Thiago
© Vasques

Antes de conhecer a iniciativa Energia para Sustentabilidade e o programa MIT Portugal, eu trabalhei em três frentes: como Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação, que é minha formação de base, atuei na especificação de data centers e processamento de alto desempenho na Universidade Federal de Goiás, no Brasil. Participei também como investigador em dois projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados às Smart Grids na empresa de energia elétrica da minha região e por último fui docente em diversas instituições de ensino superior por 5 anos.

Após ser indicado e conhecer o Professor Pedro Moura e os trabalhos realizados na área de sustentabilidade no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e na Universidade de Coimbra, fui apresentado ao programa de doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia e percebi a oportunidade de investigar e interligar grande consumidores de energia elétrica como os data centers numa perspectiva sustentável.

Nesse sentido, o programa me proporcionou conhecimento especializado para desenvolver minha tese, me permitiu pela orientação do Professor Pedro Moura ter uma visão mais holística e estar integrado a outros estudantes, pesquisadores e profissionais num contexto multidisciplinar.

Atualmente retornei ao Brasil, reassumi minhas funções na universidade onde trabalho e pretendo estar envolvido em projetos de eficiência energética, demand response e energias renováveis associados aos pequenos e médios data centers tanto a nível local, quanto nacional, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável Brasileiro.