Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Rita Garcia| Doutorada SSE

Rita Garcia

Estou ligada à Iniciativa EfS desde 2010, quando ingressei no Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (SSE), logo após concluir o MSc em Engenharia do Ambiente. Durante o mestrado tomei consciência da necessidade de abordar os problemas ambientais de forma holística e multidisciplinar. Sendo a utilização de energia omnipresente em todas as atividades humanas e a causa de múltiplos impactes, foi com naturalidade que escolhi o Doutoramento em SSE para iniciar o meu percurso na investigação das problemáticas ligadas à sustentabilidade. Durante o doutoramento tive oportunidade de visitar o MIT, onde desenvolvi parte da minha investigação sobre as consequências ambientais da introdução de veículos elétricos no parque automóvel e no sistema elétrico portugueses. Após o doutoramento continuei ligada à Iniciativa EfS, quer através do meu trabalho de investigação, quer, mais recentemente, como membro do Comité para a Investigação Científica e a Ligação às Empresas.

Atualmente sou investigadora de pós-doutoramento no Centro para a Ecologia Industrial (ADAI/LAETA). A minha investigação é dedicada ao desenvolvimento e aplicação de modelos e ferramentas de ciclo de vida com vista a potenciar a sustentabilidade de produtos e sistemas, incluindo transportes, eletricidade, bioenergia e bioprodutos. Considero que a natureza multidisciplinar da Iniciativa EfS, que se traduz não só na sua oferta formativa, mas também no seu capital humano (incluindo professores, investigadores, mestrandos, doutorandos e profissionais extra academia), propicia o ambiente de investigação ideal para responder aos múltiplos desafios do desenvolvimento sustentável que norteiam a minha atividade profissional como investigadora.