Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

EfS | Estudante DSSE| Catarina Matos

19 novembro

Sou licenciada em Geologia pela Universidade de Coimbra e fiz Mestrado em Geologia Estrutural pela Universidade de Évora. Depois de ser investigadora por diversos anos, de ter sido docente na Universidade de Évora e de ter trabalhado em diversos setores da indústria, adquiri uma visão pluricultural e interdisciplinar, onde acredito que o conhecimento científico se faz unindo diversas áreas e deverá estar ao serviço da sociedade para a sua melhoria contínua.

Desde sempre, a Geologia está intrinsecamente ligada à Energia e, por sua vez, à sustentabilidade dos recursos terrestres. Quando falamos de uma visão mais sustentável do planeta e de Energia para o futuro, as Geociências podem ser uma mais-valia determinante.

O carácter interdisciplinar do Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, do Programa MIT Portugal em parceria com a Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EFS) da Universidade de Coimbra foi significativo na escolha que fiz para aprofundar conhecimentos nesta área. Como tal, desenvolvo investigação em armazenamento de energia, fator essencial à gestão inteligente das redes elétricas, onde as energias renováveis são uma realidade para um futuro descarbonizado, unindo o meu background e know-how geológico, à visão prática, tecnológica e de viabilidade económica, para a criação de valor para a sociedade.

Por Catarina Matos (Estudante do Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia)