ERSE e EfS-UC assinam protocolo para desenvolvimento de estudos na área da energia

28.05.2021
31 maio
28.05.2021
© UC-Paulo-Amaral

Na véspera do dia mundial da energia, 28 de maio, às 12h00, na Sala do Senado – Reitoria da Universidade de Coimbra, assinaram entre a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e a UC (Universidade de Coimbra), por intermédio da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) do Instituto de Investigação Interdisciplinar, um Memorando de Entendimento entre as duas entidades, a ser desenvolvido em 2021, 2022 e 2023.

Através da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos tem uma relação histórica como a UC que data de 1996, não só em coorientações de estudantes, mas também em atividades de vinculação que tem envolvido distintos órgãos das duas entidades, como são Conselheiro Geral da UC e o Conselho consultivo. Atualmente a ERSE integra o Conselho Externo de Aconselhamento e Aferição (CEAA) da Iniciativa EfS pelo que regularmente, participa em Intervenções em eventos, provas académicas e afins. Também na ERSE temos antigos alunos UC. Tanto a Iniciativa EfS da UC como a ERSE desenvolvem iniciativas na sua atividade corrente que poderão beneficiar de parcerias em que também intervenham colaboradores da ERSE ou professores da UC.

"Na Universidade de Coimbra, a sustentabilidade não está na moda, sempre foi uma preocupação", sublinhou o Reitor, Amílcar Falcão, na cerimónia de formalização da ligação entre a UC (através da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) do Instituto de Investigação Interdisciplinar) e a ERSE- "uma ligação que, não sendo nova, se renova".

Este Protocolo que visa materializar, formalmente, um longo percurso de grande proximidade, envolve um plano atividades de cooperação será organizado em torno a Parcerias académicas e de formação, Estágios e Intervenções em eventos organizados pelas duas entidades nas temáticas de Eficiência Energética, Energias Renováveis, Armazenamento de Energia, Mercados de Energia, Gestão da Procura de Energia, Recursos Energéticos Distribuídos, entre outras atividades.

"Espero que toda esta colaboração possa ainda ser potenciada e que o primeiro conjunto de ações seja a semente de outro tipo de iniciativas", perspetivou o Coordenador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade, Manuel Gameiro da Silva.

"Quero manifestar o nosso total empenho e vontade em rapidamente concretizarmos novas atividades. Temos a expectativa e a vontade de cruzar a nossa prática regulatória com o vosso pensamento científico, a nossa especialidade mais monotemática com a vossa interdisciplinaridade do conhecimento, a vontade de cruzar a nossa tenra idade com a vossa secularidade", declarou a Presidente do Conselho de Administração da ERSE, Maria Cristina Portugal.

O Memorando de Entendimento foi formalmente assinado pelo Professor Doutor Amílcar Falcão, Reitor da UC e pela Doutora Cristina Portugal, Presidente do Conselho de Administração da ERSE. Em sequência, O Plano de Atividades de Cooperação, ERSE – UC, 2021-2023, foi assinado pelo Professor Doutor Manuel Gameiro, Coordenador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (em representação da UC) e Doutora Isabel Apolinário (em representação da ERSE).

-EfS nos Media-