EfS | Estudante DSSE| Vanessa Tavares

20 março
Vanessa Tavares

O meu nome é Vanessa Tavares e sou licenciada em arquitetura pela Universidade do Porto (FAUP) desde 2006. Trabalhei como arquiteta durante 10 anos (desde o estágio curricular em 2005 até 2015) numa empresa de arquitetura, engenharia e design na qual desenvolvi diversos projetos: escolas, hotéis, residências uni e plurifamiliares, entre outros. Durante a minha prática profissional sentia que as minhas escolhas eram baseadas no rigor do desenho e na funcionalidade do espaço mas não eram sustentadas por princípios ambientais... Por isso senti necessidade de aprofundar os meus conhecimentos sobre a sustentabilidade do ambiente contruído e inscrevi-me primeiro no mestrado em Energia para a Sustentabilidade (concluído em 2015) e posteriormente no doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (em curso) nos quais aprendi os princípios da sustentabilidade e como medir e influenciar de uma forma holística a performance dos edifícios ao longo de toda a sua vida.

Sou investigadora do Centro para a Ecologia Industrial (CIE-UC) desde 2011, onde trabalho em análise do ciclo de vida de edifícios pré-fabricados. De junho a setembro de 2018 estive no MIT no laboratório Materials and Systems Laboratory (MSL-MIT) no qual desenvolvi um modelo combinado para prever os impactos económicos e ambientais do uso da pré-fabricação no setor de construção em comparação com a construção corrente (focando nas estratégias de tratamento de resíduos em fim de vida, variabilidade regional e incerteza).

Foi o carácter transdisciplinar da iniciativa EfS que me fez escolher a UC para aprofundar os meus conhecimentos pois penso que esta iniciativa (tanto durante o mestrado como no programa doutoral) consegue reunir pessoas, entidades e áreas do saber muito distintas mas complementares de forma a responder aos desafios multidisciplinares que a atualidade nos apresenta.