Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Descrição do Projeto

planta

O desenho de plantas de arquitetura é um processo essencialmente manual, onde o arquiteto procura a melhor solução por tentativa-e-erro no sentido de acomodar todos os requisitos, preferências e objetivos. Até ao momento, não se conhece qualquer software comercial que determine automaticamente configurações alternativas para a distribuição interior dos espaços.

Apesar de se utilizarem programas de desenho assistido por computador, trata-se de um processo essencialmente manual de tentativa-e-erro. Consiste em determinar a organização espacial do edifício, satisfazendo um conjunto de requisitos, como dimensões e posição dos espaços, ligações interiores e proximidade entre eles, dimensão de vãos, orientação de vistas, etc. É um processo moroso que implica custos e a sua qualidade está dependente da experiência passada do arquiteto. Não deixando de ser um processo criativo, o desenho de plantas é, na sua essência, um problema matemático combinatório das diferentes variáveis. Como tal, as alternativas de desenho possíveis poderão ser enormes, ultrapassando por isso a capacidade humana de as realizar todas.

Assim, o uso de ferramentas computacionais de geração automática poderá ter um papel importante, ao tornar o processo mais rápido e ao permitir alargar o leque de propostas e de soluções. Até ao momento, não são conhecidos no mercado quaisquer programas de geração automática de plantas de arquitetura.

No sentido de apoiar o arquiteto no seu processo de trabalho criativo, pretende-se, com este projeto, produzir um software modular dedicado à geração automática de plantas de arquitetura, com a capacidade de avaliar e otimizar o conforto térmico/consumo de energia de cada solução escolhida pelo utilizador. A utilização de uma ferramenta deste tipo permitirá ao arquiteto uma redução do tempo de trabalho e dos custos associados, alargará o leque de soluções, tornará possível compará-las e tomar decisões informadas.

O software a desenvolver será constituído por dois módulos. O primeiro será dedicado à geração de plantas e corresponde ao interface de desenho que permitirá a introdução dos diferentes requisitos e preferências do arquiteto. Produzirá, de forma automática, as diferentes alternativas de plantas, permitirá a manipulação e edição básica de cada solução, e permitirá exportar os desenhos bidimensionais em formatos compatíveis com outros softwares CAD/BIM existentes no mercado.

O segundo módulo corresponde à avaliação e melhorias de desempenho das plantas selecionadas pelo utilizador. Compreenderá a interface gráfica de introdução de diferentes sistemas construtivos, avaliação do conforto térmico em cada espaço e avaliação energética global da solução. Será capaz de otimizar o desempenho da solução alterando diferentes variáveis de desenho, produzirá relatórios detalhados com a informação avaliada e ordenará as soluções pelo seu desempenho.

Quatro promotores irão participar na especificação, desenvolvimento, implementação, validação e disseminação do produto: a Universidade de Coimbra, a VisioArq, a CiberBit e a WSBP, atuando cada um dentro da sua área de especialidade.