March 21 - 30, 2025

--

[hybrid]

X PORTINGALOISE

FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS E MÚSICAS ANTIGAS 24.25

CICLO DE PRIMAVERA

21 — 30 DE MARÇO ’25

Vila Nova de Gaia, Coimbra

CRIAÇÃO • PERFORMANCE • FORMAÇÃO • INVESTIGAÇÃO

O Festival Portingaloise conjuga criação/performance, formação e investigação relacionadas com o património coreográfico europeu do século XV ao XIX. Desde a sua 1ª edição que tem como premissa o encontro de artistas, investigadores e entusiastas deste repertório, explorando conexões disciplinares e estéticas ao refletir sobre os conteúdos antigos no espaço e tempo presentes, pesquisando profundamente a reação do corpo contemporâneo às definições de movimento e gesto de outros contextos. Não se limitando a ser apenas um festival de dança ou música, promove a observação da relação entre essas duas áreas na época moderna, reivindicando uma contextualização auxiliada pela história social, económica, e das demais artes do espetáculo. Na 10ª edição celebramos o feminino. O feminino nas suas diferentes dimensões e suas diferentes manifestações; procurando-o no tempo, no espaço, em nós.

INSCRIÇÕES (Encontro e Curso): bit.ly/XPortingaloise_CicloPrimavera

+info: portingaloise.pt/festival2024 / laportingaloise@gmail.com

O X PORTINGALOISE - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas conta com o apoio do Programa de Apoio a Projetos - Programação, da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

PROGRAMAÇÃO

Encontro Académico
Presencial e on-line
21/MAR | 10H30-13H30 (GRATUITO)
Anfiteatro III – 4º piso | FLUC, Universidade de Coimbra

“Expressões da festividade na literatura monástica feminina em Portugal” | Isabel Morujão (Universidade do Porto/ CITCEM)
“D. Maria Bárbara, Minueto Teatral ou da Saudade? Música instrumental de Frei Francisco de S. Boaventura (1733?-1802?) para as pupilas e monjas de Santa Clara (Porto)” | Magna Ferreira (ESMAE | CITCEM-FLUP)
“Entre Dança e Canção: Um Olhar sobre as 5 Canções Dançadas da Condessa de Proença-a-Velha” | Ana Barros (INET-md/UA)

Com a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra | Projeto Mundos e Fundos


Espetáculo
MILLEFLEURS – O regresso à clausura dos outros
Ensemble Portingaloise & Udite Amanti

29/MAR, 19h00
ARMAZÉM22, V. N. de Gaia

BILHETES: https://ticketline.sapo.pt/salas/sala/2621

As Cartas da Alcoforado, enclausurada num convento, são escritas como um bordado. Há ternura e dedicação na escolha de cada palavra, de cada ponto rematado. A partitura de dança é uma tapeçaria de movimento. Cada passo é um fio alinhavado com precisão, cada corte um gesto narrativo. A ópera é uma urdidura que reúne música e libreto por entre os quais passa a trama que sustenta a ação. As Novas Cartas Portuguesas foram fiadas por três rocas reclusas nas margens da sociedade de um Estado Velho em nó. Será a mulher-enfeite uma flor? Sensível, pura, delicada? Serão mil mulheres, millefleurs, uma tapeçaria antiga onde cada desenho carrega o seu peso na história? Por que razão, hoje, duas mulheres dançam bordados florais? O que nos leva a desfiar a sensibilidade feminina em jutas verticais e meadas presas? Chutamos as agulhas para longe? Será a sensibilidade, conhecimento ou apenas mais um fio que nos pedem para rematar? Pedro Ribeiro (Dramaturgia e Encenação)


Curso de Dança Barroca por Cecília Grácio Moura
29 E 30 /MAR | 14H30-17H30
ARMAZÉM22, V. N. de Gaia


Exposição MILLEFLEURS
por Ana Pinho Vargas

Inauguração 4/MAI | 17H00
6/MAI – 8/JUN | Terça a Domingo 9H00-12H00 / 14H00-17H30
Espaço Corpus Christi, V. N. de Gaia