é Professor Associado com Agregação de Filosofia na Universidade de Coimbra. É Presidente do Conselho Executivo da Fundação Marion Ehrhardt, dedicada à promoção das relações culturais luso-alemãs e Coordenador do grupo de investigação Racionalidade e Hermenêutica no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH). A sua investigação tem como ponto principal o estudo da Filosofia Clássica Alemã e as suas ressonâncias na filosofia dos séculos XX e XXI. O seu livro mais recente é The Transformation of Reason: Essays in System, Myth, and History in German Idealism (Leiden/ Boston: Brill, 2024).
é doutorada em Teologia (área da Teologia Feminista) pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen (Frankfurt/Alemanha). Professora Catedrática da Universidade Fernando Pessoa (Porto), onde leciona nas áreas da Ética, dos Estudos de Género e da Cidadania. Membro da Comissão de Ética e responsável pela Cátedra Internacional de Bioética da mesma instituição. Investigadora do CITCEM. Tem várias obras publicadas nas suas áreas de especialização.
é doutorado em Filosofia Moral e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi investigador visitante na Université Catholique de Louvain (2009-2010), Fonds Ricoeur (2010) e Columbia University (2011 e 2016). Atualmente é investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e professor convidado no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os seus principais interesses de investigação e publicação encontram-se nas áreas da Hermenêutica (sobretudo o pensamento de Paul Ricoeur), Filosofia Social e Política, Ética, Teoria Crítica e História da Filosofia. É Diretor da Série Ricoeuriana e diretor-adjunto da série Ideia, ambas publicadas pela Imprensa da Universidade de Coimbra. É também tradutor de filosofia e colunista do Jornal Económico, sendo autor de cerca de uma centena de publicações científicas.
foi médico psiquiatra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (1984-2017), Chefe de Serviço de Psiquiatria (1995-2017), Professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina (1998-2017) e membro efetivo do Conselho Médico-Legal (2012-2017). Colaborou ainda com as Universidades dos Açores, Beira Interior e Cabo Verde. Desde o início da década de 80 desenvolveu trabalhos de investigação, a par de intensa actividade clínica, principalmente na área dos comportamentos suicidários. Outras áreas de interesse: Perturbações do Humor, Personalidade, Impulso e Psiquiatria Forense. Esta última em consonância com a experiência em Perícias de Medicina Legal. Foi membro da direcção do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos (1987-1995). Como cidadão, empenhou-se em causas sociais como o Telefone SOS-Telefone Amigo, tendo sido o seu primeiro Director (1986-1995). Foi ainda fundador da Consulta de Prevenção do Suicídio (1992) e o primeiro Presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia (2001-2005). Publicou diversos LIVROS científicos, em autoria ou coautoria e é autor ou coautor de diversos capítulos em obras editadas em Portugal, Reino Unido e Brasil.
é investigadora no Instituto de Investigação Jurídica da Universidade de Coimbra (UCILeR) e no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20). É também professora de Património Cultural e Museologia (MA) na Faculdade de Letras da mesma universidade. Atualmente, é investigadora principal no projeto OppAttune - Countering Oppositional Political Extremism through Attuned Dialogue: Track, Attune, Limit (Horizonte Europa, 2023-2026), financiado pela UE. Os seus interesses de investigação incluem as relações entre identidades e conflitos, com foco no extremismo quotidiano, processos de paz prolongados e (in)segurança ontológica. É autora de The Impact of Protracted Peace Processes on Identities in Conflict: the case of Israel and Palestine (2023), publicado em acesso aberto pela Palgrave Macmillan, e copresidente da Standing Section Reimagining Peace Studies at EISAPEC (2023-2025). É também membro da Organization for Identity and Cultural Development (OICD) no Reino Unido, membro eleita do Conselho Administrativo da European International Studies Association (EISA) e investigadora sénior do Centro de Estudos da Paz e dos Conflitos (CCP-NUPRI) da Universidade de São Paulo, onde é investigadora principal do projeto As Margens do Estado na Pandemia: experiências periféricas de (in)segurança humana no Brasil.
é Professor Auxiliar com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigador da Unidade I&D - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (FLUC – Portugal) e do projeto de investigação “Fenomenología del cuerpo y análisis del dolor II” (FFI 2017-82272-P – Espanha). Diretor da Revista Filosófica de Coimbra. É autor ou co-autor, entre outros, dos seguintes livros: Somatologia Subjetiva. Apercepção de Si e Corpo em Maine de Biran (Lisboa: Calouste Gulbenkian 2010) Hermeneutic Rationality (LIT Verlag, 2012); Memorabilia. O Lado Espacial da Memória (Santa Cruz: Editus, 2020); Corps emú. Essais de philosophie biranienne (Coimbra: IUC, 2021). Publica regularmente em Portugal e no estrangeiro sobre a tradição reflexiva francesa, o horizonte da fenomenologia contemporânea e sobre o contexto da Hermenêutica Filosófica.
é médica pediatra no Hospital Pediátrico – ULS Coimbra. Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 2009, e obteve o título de especialista em Pediatria em 2016. É pós-graduada em Cuidados Paliativos Pediátricos pela Universidade Católica Portuguesa (2017). Desde 2018, integra a Equipa Intra-Hospitalar e Domiciliária de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Pediátrico – ULS Coimbra, área onde desenvolve a sua principal atividade clínica.
é Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra e fundadora/investigadora na UICISA:E. Concluiu Doutoramento em Enfermagem pela Universidade do Porto em 2008. É especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública desde 1993. Integra o Comité Executivo da International Collaboration for Participatory Health Research. É vice-presidente do Centro Colaborador da OMS para a Prática e Investigação em Enfermagem. Desenvolve e valida modelos de Intervenção Comunitária e em contexto escolar, nos quais se destacam Antes que te Queimes e PEER-IESS-Instituições de Ensino Superior Salutogénicas.