/ Let's talk about death

Organisation

Projecto Complementar Racionalidade e Hermenêutica


O projeto complementar Racionalidade e Hermenêutica congrega a vertente filosófica dos Estudos Clássicos e Humanísticos no CECH. O seu objetivo teórico é responder à questão sobre o que é a razão, e como se manifesta a racionalidade em diferentes esferas humanas, nomeadamente na linguagem, no mito, no conhecimento, na história, na corporalidade, na técnica e nas formas políticas e éticas da sociabilidade humana.

O projeto segue uma orientação humanista e hermenêutica, assumindo que as principais características dos Clássicos são a sua atualidade e universalidade. A abordagem adequada das questões clássicas da filosofia, bem como dos seus principais problemas contemporâneos não pode dispensar a recepção e transformação viva dos conceitos antigos. Adota, em consequência, uma metodologia de que fazem parte tanto a interpretação filológica dos clássicos quanto a sua reinterpretação crítica e histórico-filosófica.

Historicamente, a investigação realizada no seu âmbito assume a Filosofia Antiga como matriz a partir da qual são tratadas questões filosóficas atuais. Para além deste, os seus principais vetores teóricos são a Hermenêutica Filosófica, a Filosofia Clássica Alemã, a Filosofia Política, a Fenomenologia e problemas atuais de ética prática e ambiental.

A sua atividade consiste na organização regular de colóquios, congressos, conferências e publicações no âmbito das suas questões teóricas e balizas histórico-filosóficas, um Seminário Permanente intitulado Racionalidade, Crítica e Diálogo da Antiguidade à Contemporaneidade, e os trabalhos do Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada onde a dimensão teórica e hermenêutica da investigação sustenta o tratamento de questões concretas de bioética.

Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada


O Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada é um projeto que funciona, desde maio de 2019, sob o acolhimento institucional do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O seu principal objetivo é o debate interdisciplinar de casos práticos ilustrativos de situações eticamente complexas, sobretudo na área da ética hospitalar. São dinamizadas pelo Laboratório diversas atividades abertas ao público em geral como palestras, colóquios e debates, a par do funcionamento de uma reunião mensal do Observatório, constituído por membros de diversas proveniências académicas (Filosofia, Estudos Clássicos, Direito, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Ciências da Saúde entre outras), com vista à discussão interdisciplinar de um caso prático na área da ética clínica. Dinamiza também formações dirigidas a Doutorandos e Investigadores em geral.

Apoios


Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da UC
Núcleo de Estudantes FLUC
Imprensa da Universidade de Coimbra
SOS Estudante
Jornal a cabra
RUC

Contactos


Organização: João Emanuel Diogo

Email: falemosdamorte@gmail.com

João Emanuel Diogo é Investigador Colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde desenvolve trabalhos ligados à bioética e à hermenêutica, nomeadamente no desenvolvimento de ferramentas de análise ética. Tem desenvolvido ações de formação em Ética na Investigação no âmbito do Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada.