AD PVGNANDVM
ALEA IACTA EST
Objetivo geral: adivinhar personagens da mitologia greco-romana para poder avançar no tabuleiro.
Síntese da atividade: oficina prática, com recurso a um jogo de tabuleiro em tamanho humano. Os participantes são distribuídos pelo tabuleiro, um em cada fila. Se acertar, o participante permanece na casa; se errar, volta para onde estava.
ARS SCRIBENDI
ARTES MANVALES: FICTILIA
BVLLA
DE NATVRA DEORVM
Objetivo geral: conhecer os deuses greco-romanos, os seus atributos e a sua genealogia.
Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a peças em madeira com os nomes dos deuses, em grego e em latim, e com as imagens representativas dos mesmos, tendo em conta os seus atributos. Esta oficina permite construir uma árvore genealógica da mitologia clássica.
DOMVS ET INTRAMVRVS
DVODECIM DEI
IDEM SIMVLACRVM
Objetivo geral: encontrar a imagem que se repete nas cartas, identificando a sua relação com a Antiguidade Clássica, o mais rapidamente possível.
Síntese da atividade: oficina prática, com recurso a cartas, que permite contextualizar a cultura clássica através de ilustrações variadas: de monumentos, da representação de deuses e mitos, de expressões gregas e latinas, entre outras curiosidades.
LINGVAE LVDI
MEHERCVLE!
MEMORIAE LVDI
NVNC EST LVDENDVM
PER LVDVM ET IOCVM: IN TABVLA
PER LVDVM ET IOCVM: IN VIA
Objetivo geral: conhecer jogos de rua baseados nos tempos livres dos romanos.
Síntese da atividade: oficina prática, com recurso a jogos variados como puxar a corda, arremesso de bolotas, “Quantos queres?” (com sistematizações das declinações e das conjugações latinas) e um dominó de peças gigantes com numeração romana.
QVIS ES?
Objetivo geral: identificar figuras da mitologia greco-romana através de perguntas sobre as suas características.
Síntese da atividade: oficina prática, com recurso a fitas e peças que contêm imagens e informações acerca de personagens mitológicas. Os participantes colocam uma fita à volta da cabeça e escolhem uma peça que os representa.
RES COQVINARIA
Objetivo geral: refletir sobre os alimentos identitários do povo romano, bem como sobre os espaços destinados às refeições na Roma Antiga.
Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a alimentos e a utensílios semelhantes aos da época romana, que permitem reproduzir os costumes da alimentação romana.
 
                         
                     
                 
             
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                   
                                  