AD PVGNANDVM

Objetivo geral: aprofundar conhecimentos acerca da mitologia greco-romana através de perguntas, mímica, desenho e outros desafios.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática que consiste num jogo de estratégia em que os participantes fazem parte do próprio tabuleiro, construído à escala humana.

ALEA IACTA EST

Objetivo geral: adivinhar personagens da mitologia greco-romana para poder avançar no tabuleiro.

Síntese da atividade: oficina prática, com recurso a um jogo de tabuleiro em tamanho humano. Os participantes são distribuídos pelo tabuleiro, um em cada fila. Se acertar, o participante permanece na casa; se errar, volta para onde estava.

ARS SCRIBENDI

Objetivo geral: conhecer os diferentes sistemas de escrita do mundo clássico, em particular a escrita cursiva.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a materiais semelhantes aos da antiguidade, que permite a reprodução de palavras e pequenas frases em grego e em latim.

ARTES MANVALES: FICTILIA

Objetivo geral: decorar um prato de papel, imitando a cerâmica, com motivos gregos.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a materiais que permitem a criação de um prato de papel pintado à semelhança de uma peça de cerâmica da Antiguidade Clássica.

BVLLA

Objetivo geral: criar uma bulla (ou uma lunula) em barro e dentro colocar um papel com um desejo escrito.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a materiais que permitem a recriação de um amuleto de proteção, à semelhança dos que usavam as crianças romanas.

DE NATVRA DEORVM

Objetivo geral: conhecer os deuses greco-romanos, os seus atributos e a sua genealogia.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a peças em madeira com os nomes dos deuses, em grego e em latim, e com as imagens representativas dos mesmos, tendo em conta os seus atributos. Esta oficina permite construir uma árvore genealógica da mitologia clássica.

DOMVS ET INTRAMVRVS

Objetivo geral: conhecer a estrutura de uma cidade romana e as divisões de uma típica Domus Romana, com montagem de maquetes.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática que implica a montagem de duas maquetes, uma representativa de uma cidade romana e outra de uma casa romana.

DVODECIM DEI

Objetivo geral: associar imagens (através de diferentes formas de arte) representativas dos deuses e dos principais mitos da Antiguidade Clássica.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática com recurso a cartões onde os deuses estão representados em diferentes formas de arte.

IDEM SIMVLACRVM

Objetivo geral: encontrar a imagem que se repete nas cartas, identificando a sua relação com a Antiguidade Clássica, o mais rapidamente possível.

Síntese da atividade: oficina prática, com recurso a cartas, que permite contextualizar a cultura clássica através de ilustrações variadas: de monumentos, da representação de deuses e mitos, de expressões gregas e latinas, entre outras curiosidades.

LINGVAE LVDI

Objetivo geral: reconhecer a presença das línguas clássicas nas palavras portuguesas.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a três jogos (intruso, dominó do corpo humano e unus) baseados na etimologia greco-latina.

MEHERCVLE!

Objetivo geral: conhecer e ordenar os doze trabalhos do herói Héracles/ Hércules.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a peças em madeira que são representativas dos doze trabalhos deste herói.

MEMORIAE LVDI

Objetivo geral: estabelecer correspondências entre imagens e expressões latinas.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a cartas e a expressões latinas que ajudam a reconhecer semelhanças entre o latim e o português.

NVNC EST LVDENDVM

Objetivo geral: preencher um tabuleiro gigante, com os pés e as mãos, partindo da identificação de deuses greco-romanos e dos seus respetivos atributos.

Síntese da atividade: oficina prática com recurso a uma lona e uma roleta, na qual os deuses estão distribuídos.

PER LVDVM ET IOCVM: IN TABVLA

Objetivo geral: conhecer os variados jogos de tabuleiro tradicionais dos romano.

Síntese da atividade: oficina prática, com recurso a jogos em tabuleiros de madeira que visam recriar os passatempos dos romanos

PER LVDVM ET IOCVM: IN VIA

Objetivo geral: conhecer jogos de rua baseados nos tempos livres dos romanos.

Síntese da atividade: oficina prática, com recurso a jogos variados como puxar a corda, arremesso de bolotas, “Quantos queres?” (com sistematizações das declinações e das conjugações latinas) e um dominó de peças gigantes com numeração romana.

QVIS ES?

Objetivo geral: identificar figuras da mitologia greco-romana através de perguntas sobre as suas características.

Síntese da atividade: oficina prática, com recurso a fitas e peças que contêm imagens e informações acerca de personagens mitológicas. Os participantes colocam uma fita à volta da cabeça e escolhem uma peça que os representa.

RES COQVINARIA

Objetivo geral: refletir sobre os alimentos identitários do povo romano, bem como sobre os espaços destinados às refeições na Roma Antiga.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática, com recurso a alimentos e a utensílios semelhantes aos da época romana, que permitem reproduzir os costumes da alimentação romana.

SOL LVCET OMNIBVS

Objetivo geral: construir um modelo de sistema solar, relacionando-o com a mitologia greco-romana.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática que relaciona a mitologia com o sistema solar, através de peças com imagens sugestivas.

TEMPVS FVGIT

Objetivo geral: conhecer os dois métodos romanos de contagem do tempo - o relógio de sol e o calendário.

Síntese da atividade: oficina teórico-prática, que permite a construção, em papel, de um relógio de sol e de um calendário em forma de cubo.