Curso de Verão | Plataforma Coimbra 2030
Plataforma Coimbra 2030, FEUC e CeBER juntam estudantes-investigadores em programa especial para combater efeitos da crise provocados pela pandemia na Região de Coimbra.
Tem início na primeira semana de julho o Programa de Verão “Intervir na Região em Tempos de Crise - Plataforma COIMBRA2030”, com atividades presenciais de estudantes, docentes e investigadores, de resposta à pandemia de COVID-19.
Da iniciativa do CeBER - Centre for Business and Economics Research, o programa desenvolve-se no âmbito da Plataforma COIMBRA 2030,um projeto conjunto da Universidade de Coimbra, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e do Instituto Pedro Nunes (IPN) para acompanhar e projetar o desenvolvimento da Região de Coimbra.
São 15 os estudantes, de 7 cursos diferentes (Licenciaturas em Administração Público-Privada; Design e Multimédia; Economia; Engenharia Informática, e Mestrados em Economia; Contabilidade e Finanças e Ciência da Informação), que irão durante os próximos três meses, desenvolver um programa interdisciplinar na FEUC, no âmbito da resiliência económico-financeira de municípios da CIM-RC e da Região de Coimbra relativamente à crise pandémica.
O Programa permitirá o desenvolvimento de instrumentos, construídos pelos jovens, de apoio à Região, e incluirá módulos de formação diversa (desenvolvimento regional; finanças municipais; políticas no contexto Covid-19; análise de cenários; gestão de serviços de informação; gestão de conteúdos; análise e visualização de dados); sessões com especialistas (sob a forma de conferências, ciclos de seminários e sessões in loco em municípios e serviços) e o desenvolvimento de projetos.
Trata-se de um programa, coordenado pela docente Margarida Mano, desenvolvido a partir de estágios de verão, que combina um curso não conferente de grau com formação em investigação e desenvolvimento, candidato à iniciativa “Verão com Ciência”, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).