Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Professores da FEUC no Festival Cidades Resilientes

16 julho, 2021
Cidades Resilientes
Cidades Resilientes
© Gerador

Coimbra recebe o Festival Cidades Resilientes em formato digital e presencial, para debater o futuro das cidades. O festival decorre entre os dias 16 e 17 de julho, no Convento São Francisco, comércio local e ruas do centro da cidade mas será, também, emitido online no site cidadesresilientes.pt

No Festival Cidades Resilientes pretende-se discutir, com amplitude e pluralidade, o significado das cidades, a sua sustentabilidade e regeneração e a forma como podem ser construídas para as gerações seguintes. Coimbra, pela sua particular situação geográfica, de uma cidade com uma duplicidade urbana e rural, é o ponto de partida para repensar o conceito de cidade em 2021.

No primeiro dia, 16 de julho, o Convento São Francisco recebe Miguel Poiares Maduro, Professor universitário e político português, que ocupou o cargo de Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, num debate dedicado aos desafios das cidades do século XXI.

O sociólogo e professor catedrático da FEUC Carlos Fortuna e o psicólogo e Vice-Reitor da Universidade do Algarve, Saúl Neves de Jesus, juntam-se para uma reflexão sobre “As consequências da pandemia para a cidade”. Miguel de Castro Neto, professor da NOVA Information Management School e Rita Lopes, investigadora no CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da FCT NOVA, debatem “A economia das cidades do futuro”. Já Tiago Marques, docente do Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres e médico psiquiatra, Francisca Aires Mateus, curadora e artista finalista do Prémio Sonae Media Art em 2019 e Clara Almeida Santos, professora de filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, juntam-se numa conversa dedicada às cidades das novas gerações.

No dia 17 de julho, o festival volta a receber novos debates. Para pensar o “Planeamento e Sociologia Urbana”, reúnem-se Paulo Peixoto, professor da FEUC, Alda Botelho Azevedo, doutorada em Demografia pela Universitat Autónoma de Barcelona e Luís Baptista, sociólogo e diretor do CIS.NOVA.

O programa do festival estende-se ao comércio local e às ruas da cidade de Coimbra.

Será possível participar no workshop de personalização de tote bags com a artista visual Pitanga, no ‘Masterclass de Design Thinking’ com a especialista Luana Bistane ou no ‘Masterclass de Aproveitamento Energético’ com um especialista da Lisboa E-Nova.

Está também confirmada a participação de Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, numa entrevista ao vivo, sessões de poesia pelas ruas da cidade com a atriz Mia Tomé e o poeta José Anjos e um encontro dos instagrammers @zevitro, @maggie.pi, @alexcoelholima, @_jessica_reis_, @goncalo_saraiva27, que vão percorrer a cidade ao longo dos dois dias de festival e promover a cidade de Coimbra nas suas redes sociais.

O festival é de acesso gratuito. Os lugares para assistir à programação no Convento São Francisco e atividades no comércio local e ruas da cidade serão limitados.

Mais informações

Cidades Resilientes