Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

FEUC cria Fundo Rui Namorado em Economia Social

11 fevereiro, 2022
Livros
Livros

FEUC cria Fundo Rui Namorado em Economia Social

No dia 11 de fevereiro, teve início mais uma edição da pós-graduação em Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade, ministrada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). O curso conhece agora a sua 13.ª edição, o que é um sinal de maturidade e reconhecimento das entidades da Economia Social e das suas numerosas organizações e pessoas.

A conferência de abertura do Curso realizou-se às 14h30 na Sala Keynes da FEUC. O orador convidado, João Salazar Leite, antigo dirigente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), membro do Conselho da Social Economy Europe (SEE) e recentemente distinguido com o Prémio de Economia Social da União Europeia, da iniciativa da SEE, abordou o tema “Economia social em Portugal e na Europa: uma visão do passado ao futuro”.

Na mesma sessão, o Diretor da Faculdade, Álvaro Garrido, anunciou a criação do Fundo Rui Namorado, designação do acervo bibliográfico do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), que reúne mais de 3000 livros sobre a economia social e solidária, nas suas diversas perspetivas disciplinares e tradições teóricas, e que integra a Biblioteca da FEUC.

Através desta iniciativa e da vinculação de um extraordinário fundo bibliográfico das bibliotecas da Universidade de Coimbra ao nome de Rui Namorado, a FEUC pretende homenagear um dos seus docentes mais prestigiados e invocar o seu extraordinário contributo para o estudo dos temas de economia social e do cooperativismo.

Professor Associado aposentado da FEUC, fundador do CECES e da Pós-Graduação em Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade, Rui Namorado junta à sua dimensão intelectual e cívica uma obra ímpar no campo da economia social, composta por livros, artigos, projetos de investigação e numerosas conferências. Salienta-se ainda o seu trabalho de juscooperativista e o brilho dos seus escritos teóricos e doutrinários na área da economia social. Segundo Álvaro Garrido, Diretor da FEUC, “esta iniciativa constitui um tributo ao Professor Rui Namorado e um incentivo à continuidade e renovação do ensino e da investigação sobre temas de economia social, área em que a FEUC sempre assumiu um papel de grande dinamismo e alcançou reconhecimento nacional e internacional”.