O tempo na música e na ciência | Comemorações dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia
O "Tempo", tema universal, tema fascinante e amplíssimo, tema científico e artístico. A lista dos seus significados é interminável, desde a medição/escalas do tempo às variadíssimas palavras relacionadas com o passar do tempo. A noção do tempo e da sua medição invade múltiplas áreas em múltiplas formas: física, biologia, sociologia, economia, matemática, história, literatura, música...
No âmbito do projeto EXARP, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior propõe-se realizar um ciclo de concertos comentados sobre o Tempo, um cruzamento entre as Ciências e a Música, com o intuito de estabelecer simbioses criativas e de estimular a capacidade de reflexão e de espírito crítico, tendo em vista o enriquecimento científico e cultural de públicos cada vez mais vastos e heterogéneos, com especial atenção ao público escolar. Serão três os concertos comissariados por Filipe Pinto-Ribeiro, DSCH.
Esta iniciativa integra-se, também, nas comemorações dos 25 anos da criação do MCTES.
No dia 19 de novembro, no Teatro Académico Gil Vicente com música de Schubert e Messiaen pelo Shostakovich Ensemble, Álvaro Garrido fará o "prelúdio" sobre "O Tempo na Economia".
Assista aqui ao streaming do concerto.
"Schubert, Debussy e Messiaen: O Princípio e o Fim do Tempo"
pelo DSCH – Schostakovich Ensemble
Prelúdio Científico: "O Tempo na Economia", por Álvaro Garrido
Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente – 19 de novembro de 2020