Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Novo livro | Simmel: a ruína

25 novembro, 2019
Capa do livro
Capa do livro

Está publicada a versão online do livro Simmel: a ruína, organizado por Carlos Fortuna e traduzido por A. Sousa Ribeiro, a partir do original alemão. O livro, que aguarda edição em papel, está disponível em https://www.academia.edu/40924225/Georg_Simmel_A_RU%C3%8DNA_Organiza%C3%A7%C3%A3o_e_Apresenta%C3%A7%C3%A3o_de_Carlos_Fortuna_

The human race is, and has always been, ruin-minded.
Rose Macaulay, Pleasure of Ruins, (1953, p. 20)

O surgimento desta edição portuguesa de A Ruína de Georg Simmel (Berlim, 1858 – Estrasburgo, 1918), publicada originalmente em 1911, é uma modesta homenagem ao autor no centenário da sua morte. Simmel foi um pensador eclético que assistiu à evolução da Alemanha e da Europa do seu tempo com um espírito distanciado e plural que torna difícil circunscrever a sua obra às convencionais classificações disciplinares e académicas. A filosofia, a sociologia, a política, as artes e a economia são os principais campos por que se reparte o amplo rol das suas reflexões. Com a exceção de A Filosofia do Dinheiro e Sociologia, os escritos de Simmel são fragmentários, surgidos em publicações de ampla circulação não académica (jornais, revistas e outas publicações não seriadas).