Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

In Memoriam | Fernando Ruivo (1951-2021)

25 maio, 2021
Fernando Ruivo
Fernando Ruivo

Cabe-me a ingrata responsabilidade de comunicar o falecimento do nosso colega Fernando Ruivo, Professor aposentado da FEUC, a quem devemos prestar a nossa homenagem e agradecer todo o trabalho de ensino e de investigação.

Fernando Alberto Baetas de Oliveira Ruivo era licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e doutor em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Com diversos trabalhos na área da Sociologia do Estado, do Direito e da Administração, principiou a carreira de professor e investigador no domínio da Sociologia do Direito, especializando-se seguidamente na Sociologia do Poder Local e das Políticas Públicas. Membro da equipa de fundadores do Centro de Estudos Sociais, participou no lançamento da Revista Crítica de Ciências Sociais e fundou e dirigiu o Observatório dos Poderes Locais.

A sua carreira docente e de investigação foi desenvolvida essencialmente na Faculdade de Economia e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Na FEUC, onde começou a lecionar em 1974, ajudou a criar o Programa Integrado Coimbra-Bordéus, que hoje constitui um elemento importante das dinâmicas de internacionalização da Faculdade.

Dos trabalhos que publicou destaca-se a pesquisa refletida em O Estado Labiríntico, livro de referência no domínio da Sociologia dos Poderes Locais e da cultura política territorial em Portugal.

A FEUC dirige à família de Fernando Ruivo os mais sentidos pêsames e à sua homenagem associam-se todos os colegas  e antigos estudantes. Da inteligência e vivacidade intelectual do Fernando Ruivo guardaremos uma memória muito afetuosa e sempre grata.

O corpo estará em câmara ardente no Centro Funerário de Nossa Senhora de Lurdes a partir de hoje, dia 25 de maio, às 15:30 horas.

O funeral do Doutor Fernando Ruivo terá lugar amanhã, dia 26 de maio, pelas 11horas.

Álvaro Garrido

Diretor da FEUC | Dean