Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Docentes da FEUC, Maria Raquel Freire e Daniela Nascimento, integram Fórum Brasileiro de Política Internacional

4 junho, 2020
Maria Raquel Freire e Daniela Nascimento
Maria Raquel Freire e Daniela Nascimento
© FEUC

As docentes da FEUC, Maria Raquel Freire e Daniela Nascimento integram o Fórum Brasileiro de Política Internacional.

Este Fórum reúne um amplo grupo de académicos, jornalistas, deputados e membros da sociedade civil organizada, preocupados com a agenda política e a inserção internacional do Brasil.

O grupo pretende centrar-se na análise do processo de abandono do acervo de recursos, instituições, tradições e princípios que alicerçam a política externa do Brasil há quase um século, daí o manifesto que pode ser lido aqui.

A partir do diálogo sustentado por estudos teóricos e históricos, o objetivo do Fórum Brasileiro de Política Internacional é refletir autónoma e criticamente sobre a inserção internacional do Brasil diante das complexas transformações do sistema internacional.

O Fórum pretende, ainda, produzir e partilhar conhecimentos com os cidadãos interessados em participar do debate público sobre as agendas da política externa brasileira.

O Fórum Brasileiro de Política Internacional é um espaço de reflexão crítica, debate e apresentação de alternativas, visando assim dar voz ao rico pensamento sobre a agenda internacional do Brasil.

Maria Raquel Freire, doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido (2002), investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Catedrática de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, Rússia e espaço pós-Soviético.

Daniela Nascimento é doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro Europeu Inter-Universitário de Direitos Humanos e Democratização de Veneza e licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigadora do Centro de Estudos Sociais e professora Auxiliar no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos críticos para a paz, reconstrução pós-conflito, direitos humanos, ação humanitária, em especial no contexto Africano e Timor Leste.