a carregar...

FEUC

Carmen Amado Mendes

Júris

Provas de Doutoramento

Vogal nas provas de Chen Han, Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 16 de Julho de 2019. Tese: “Service failure and recovery strategy: the case of a China’s time-honored restaurant”. Orientadora: Virgínia Trigo.
Arguente nas provas de Nkouedje Kemajou, Doutoramento em Etudes transculturelles, Universidade de Lyon 3 (Jean Moulin), França, 9 de Outubro de 2017. Tese: “La politique culturelle de la Republique Populaire de Chine en Afrique Subsaharienne Francophone de la Conference de Bandung a 2015: Soixante ans d’instrumentalisation de la culture”. Orientador: Grégory Lee.
Arguente nas provas de Paulo Duarte, Doutoramento em Relações Internacionais, Universidade Católica de Louvain, Bélgica, 18 de Novembro de 2016. Tese: “La sécuritisation des intérêts chinois: la Nouvelle Route de la Soie au sein du Nouveau Grand Jeu centrasiatique”. Orientador: Tanguy Struye de Swielande.
Arguente nas provas de Sofia Fernandes, Doutoramento em Estudos Africanos, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 21 de Dezembro de 2015. Tese: “Os acordos de financiamento entre a China e Angola: uma reconstrução pós-conflito sem reformas políticas”. Orientador: Fernando Cardoso.
Vogal nas provas de Ruben Eiras, Doutoramento em História, Defesa e Relações Internacionais, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 17 de Junho de 2015. Tese: “Política de Segurança Energética: o Potencial da Cooperação Estratégica entre Portugal e Brasil”. Orientadores: Carlos Dias e Joaquim Gouveia.
Vogal nas provas de Carla Fernandes, Doutoramento em Relações Internacionais – Estudos Políticos de Área, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 16 de Dezembro de 2013. Tese: “China Hoje – Necessidades Energéticas e Relações Internacionais. As Relações com os Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil e Timor-Leste”. Orientadores: Esteves Pereira e Félix Ribeiro.
Vogal nas provas de Marisa Gaspar, Doutoramento em Antropologia, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 29 de Julho de 2013. Tese: “Macau Sá Filo – Memória, Identidade e Ambivalência na Comunidade Euroasiática Macaense”. Orientadores: Brian O’Neill e Gonçalo Santos.
Vogal nas provas de Jorge Tavares da Silva, Doutoramento em Relações Internacionais – Política Internacional e Resolução de Conflitos, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 27 de Fevereiro de 2012. Tese: “Os Canais de Intermediação Não-Governamental na Transformação do Conflito Sino-formosino”. Orientadora: Maria Raquel Freire.

Provas de Mestrado

Arguentes das provas de Wang Bin, Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, ISEG, Lisboa, 14 de Outubro de 2019. Dissertação: “The Impact of Chinese Foreign Investment on Industrialization of Angola”. Orientadora: Maria Fernanda Ilhéu.
Arguente das provas de Felício Teles, Mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 9 de Janeiro de 2014. Dissertação: “A Diplomacia Pública no Contexto das Organizações Internacionais – o caso da CPLP”. Orientadora: Maria Sousa Galito.
Arguente das provas de Luís Filipe Gaspar, Mestrado em Negócios Internacionais, Instituto Politécnico de Leiria, 22 de Novembro de 2013. Dissertação: “Influência do Capital Humano no Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em Portugal”. Orientadora: Blandina Oliveira.
Arguente das provas de Hugo Gravanita, Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, Universidade Nova de Lisboa, 21 de Março de 2013. Dissertação: “O Crescimento Económico da China: implicações na região da Ásia-Pacífico”. Orientadora: Carla Fernandes.
Arguente das provas de Magda Teixeira Graça, Mestrado em Estudos Chineses, Universidade de Aveiro, 22 de Março de 2010. Dissertação: “China e Países do Sudeste Asiático versus Japão: Uma Aliança Estratégica em Defesa do Status Quo”. Orientador: Carlos Jalali.
Arguente das provas de Rui Brito, Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais, Universidade Autónoma de Lisboa, 26 de Fevereiro de 2010. Dissertação: “As implicações estratégicas do crescimento chinês na região Ásia-Pacífico”. Orientador: Viriato Soromenho-Marques.
Presidência do Júri das provas Mónica Fernandes Piedade, Mestrado em Relações Internacionais, FEUC, 9 de Outubro de 2009. Dissertação: "Da erradicação da pobreza à promoção da segurança: impactos do 11 de Setembro de 2001 na política de cooperação para o desenvolvimento da União Europeia. O regresso de uma paz negativa?".
Presidência do Júri das provas de Irene Maria Nunes, Mestrado em Relações Internacionais, FEUC, 9 de Outubro de 2009. Relatório de Estágio: "Turismo, Desenvolvimento e Dependência em Cabo Verde".
Presidência do Júri das provas de Sandro Miguel Pereira Marmelo, Mestrado em Relações Internacionais, FEUC, 8 de Outubro de 2009. Dissertação: "O mercado petrolífero Mundial: a necessidade de um multilateralismo de gestão energética".
Presidência do Júri das provas de Eurico Daniel Lagoa de Matos, Mestrado em Relações Internacionais, FEUC, 7 de Outubro de 2009. Dissertação: "Governação Económica e Ordem Internacional desde 1975".
Presidência do Júri das provas de Pedro Miguel Ferreira Santiago, Mestrado em Relações Internacionais, FEUC, 6 de Outubro de 2009. Relatório de Estágio: "Políticas educativas no espaço europeu - um novo tratado na cooperação europeia".
Arguente das provas de Nuno Magalhães, Mestrado em História, Universidade Nova de Lisboa, 19 de Junho de 2006. Dissertação: “Portugal e o Extremo Oriente, 1859-1862: Realismo Ofensivo e a Ordem dos Tratados Desiguais.” Orientador: António Vicente.

Trabalhos de Investigação

Arguente do trabalho de conclusão de curso de Maria Eduarda Santos, Bacharelato em Direito Processual Civil e Teoria das Negociações, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil, 5 de Dezembro de 2018. Monografia: "Conquistando acordos judiciais excelentes: a aplicabilidade do método Harvard de negociação nas audiências civis". Orientadora: Clarissa Diniz Guedes.
Arguente do trabalho de investigação individual de António Bastos, Curso de Estado-Maior Conjunto 2013/2014, Instituto de Estudos Superiores Militares, Lisboa, 3 de Junho de 2014. Trabalho de investigação: “O Poder Militar da China”. Orientador: Adalberto Centenico.

Concursos

Membro do júri de seleção das Bolsas de Mestrado “China Three Gorges”, para atribuição de três bolsas pela China Three Gorges Corporation, em cooperação com a Universidade de Coimbra, destinadas a recém-diplomados desta Universidade, para os anos letivos 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019, Reitoria da UC.
Membro do júri de seleção do Prémio Associação Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC), no âmbito do Protocolo de Cooperação entre a AJEPC e a FEUC, para os anos letivos 2015/2016, 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019.
Membro convidado do júri de seleção das Bolsas de Mestrado e Doutoramento “Estudos sobre Macau”, atribuídas pela Fundação Macau em parceria com a Universidade de Coimbra, para os anos letivos 2014/2015, 2015/2016, 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019, Reitoria da UC.
Membro do júri de avaliação do Concurso internacional para atribuição de um posto de trabalho de Investigador Doutorado de nível inicial, no âmbito do Procedimento Concursal IT057-18-7267, para a área disciplinar de Humanidades, História e Arqueologia (História Contemporânea), Outubro de 2018.
Examinador das provas de conhecimentos no domínio das relações com o Oriente, e da China em particular, no âmbito do Procedimento Concursal P048-14-368, para recrutamento de um técnico superior, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a Reitoria da Universidade de Coimbra, Setembro de 2014.
Membro do Júri do Painel de Avaliação do Concurso para a Atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projecto "Apoio à plataforma de colaboração para as Indústrias Culturais e Criativas Portugal - Região Administrativa Especial de Macau coordenada pela UC, no contexto do INOV C para a internacionalização", Reitoria da Universidade de Coimbra, financiado pelo Programa Estratégico INOV C - MAIS CENTRO, Março de 2014.
Membro do júri do Painel de Avaliação do Concurso para a Atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projecto "Apoio ao desenvolvimento das relações entre a UC e China, e o oriente em geral", Reitoria da Universidade de Coimbra, financiado pelo Conselho Nacional para a Avaliação Científica e Tecnológica, Brasil, Setembro de 2012.
Membro do júri do Painel de Avaliação do Concurso para a Atribuição de Bolsas Individuais 2012, na área da Ciência Política, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Julho de 2012.