a carregar...

Luis Dias

FEUC

VIP Analysis - Variable Interdependent Parameters Analysis

viplogo.jpg

Metodologia por: Luis Dias e João Clímaco

Design e desenvolvimento de software: Luis Dias

O software VIP (Variable Interdependent Parameters) Analysis visa apoiar a selecção de uma alternativa, de entre uma dada lista, atendendo aos desempenhos das alternativas em múltiplos critérios de avaliação. O programa baseia-se no modelo de agregação aditiva (função de valor aditiva), aceitando informação imprecisa acerca da importância de cada critério. Essa importância reflecte-se no valor dos parâmetros do modelo designados por coeficientes de escala (ou constantes de escala), embora de forma indirecta e indissociável das funções de valor parcial (unicritério).

A informação imprecisa traduz-se por um conjunto de restrições a que os valores dos coeficientes de escala devem obedecer, o que corresponde a considerar múltiplas combinações aceitáveis para esses valores. Lidar com informação imprecisa assume particular relevância, pois apesar da simplicidade da função de valor aditiva, a sua utilização torna-se difícil para quem tem de fornecer os valores para esses parâmetros. De facto, estes reflectem as preferências dos decisores, que podem ser difíceis de quantificar de forma precisa, que podem evoluir ao longo do tempo, que envolvem perguntas muitas vezes difíceis. A arbitrariedade de certas opções na construção do modelo, bem como a ausência de consensos em decisões em grupo, dificultam ainda mais a exigência de valores precisos para os coeficientes de escala.

O software VIP Analysis visa oferecer aos seus utilizadores uma forma expedita de analisar um problema de escolha através de múltiplas abordagens e a diferentes níveis de detalhe, quando se lida com informação imprecisa acerca dos coeficientes de escala. Em particular, o programa calcula o intervalo de valor global de cada alternativa e a matriz de confrontação extrema (onde se confrontam as alternativas aos pares) - o que permite identificar dominadas ou quasi-dominadas por outras -, bem como o máximo regret associado à escolha de cada alternativa e os domínios onde cada alternativa é óptima ou quasi-óptima (caso a dimensão do problema o permita).

Este projecto teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através dos projectos PRAXIS/PCSH/P/CEG/28/96 (co-financiado pelo FEDER do QCA II 1994/99) e POSI/SRI/37346/2001 (co-financiado pelo QCA III 2000/06).

O software VIP Analysis foi já solicitado por mais de duas centenas de utilizadores de vários países, além de Portugal: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bangladesh, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China e Taiwan, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Egipto, Equador, Eslovénia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Indonésia, Irão, Itália, Japão, Lituânia, Malásia, Marrocos, Mexico, Moçambique, Nova Zelândia, Polónia, Reino Unido, Rep. Checa, Roménia, Rússia, Suíça, Venezuela e Vietnam.

Ver tutorial (em língua inglesa)

O software VIP Analysis é gratuito. Os interessados poderão enviar-me um e-mail a solicitar o envio do software, indicando o seu nome, a sua filiação institucional e tipo de actividade, endereço e a razão pela qual desejam utilizar o software. Pedir software

Referência:

Dias, L. C. e J. N. Clímaco, "Additive Aggregation with Variable Interdependent Parameters: the VIP Analysis Software", Journal of the Operational Research Society, Vol. 51, No. 9, pp. 1070-1082, 2000.

Decision Deck plug-in

Uma versão do VIP Analysis encontra-se integrada no Decision Desktop sob a forma de um plugin. Em comparação com a versão original, esta permite que vários utilizadores interajam com o método em simultãneo como avaliadores, decisores ou coordenadores. No Decision Desktop, o plugin VIP Analysis encontra-se lado a lado com outros métodos de avaliação multicritério numa interface unificada. Trata-se de um software distribuído livremente em open source. Em contrapartida, o Decision Desktop requer o acesso a uma base de dados MySQL, não permitindo a edição e gravação de ficheiros para input e output de dados.

Agradecimentos: projeto Quorum, VRTUOSI project (multicriteria decision analysis online course)


Referência: Clímaco, J.N., J.A. Costa, L. C. Dias, P. Melo, “Supporting collaborative multi-criteria evaluation: the VIP Analysis plug-in for Decision Deck”, International Journal of Decision Support System Technology, Vol. 1, No. 4, 1-15, 2009.