Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Revistas

Chamadas de trabalhos

Chamadas de trabalhos para publicações e eventos científicos
3 dezembro, 2019


REVISTAS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA


Revista Portuguesa de História 

Encontra-se aberta a receção de propostas de artigos e recensões críticas em permanência para publicação na Revista Portuguesa de História, através da plataforma Open Journal Systems.

A chamada para publicações/call for papers manter-se-á sempre ativa, estimulando os nossos colaboradores a um diálogo permanente.


Revista de História das Ideias, n.º39 - 2ª Série


Dossiê temático: História em regimes ditatoriais

Prazo para submissão de artigos: 17 de julho de 2020

A Revista de História das Ideias convida à apresentação de artigos que ajudem a pensar as estratégias adotadas pelos regimes ditatoriais para o campo historiográfico bem como as escritas da história em condições de ausência de liberdade. As propostas de artigos devem ser submetidas através da plataforma Open Journal Systems.


Biblos, Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, n.º7 - 3ª Série


Dossiê temático: Dissidências

Prazo para submissão de artigos: 30 de setembro de 2020

Encontra-se em curso a receção de propostas de artigos e recensões críticas para o n.º 7, da 3.ª série, de Biblos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dedicado ao tema Dissidências, a ser abordado à luz de diversas perspetivas disciplinares, no âmbito de várias temporalidades históricas.

Envio de textos até 30 de setembro de 2020, através da plataforma Open Journal Systems.



OUTRAS PUBLICAÇÕES


“Desafios do Currículo Escolar do séc. XXI” (NOVA DATA: 10 de março de 2020)

O II Colóquio em Didática e Ensino da FLUC, com o título “Desafios do Currículo Escolar do séc. XXI”, decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 9 de junho de 2018. Foi organizado em torno de duas linhas temáticas – (i) Política de ensino das línguas e (ii) Aprendizagem baseada em projetos – com o objetivo de se refletir sobre a atual política de ensino das línguas (em Portugal e noutros países da Europa) e de dar a conhecer o modelo de aprendizagem baseada em projetos como forma de promover, nos alunos, o desenvolvimento de competências básicas em contexto escolar. Mas outras dimensões e problemática(s) estão na ordem das quotidianidades de professores e alunos, tanto do ponto de vista da investigação fundamental, como na aplicação pedagógico-didática.

Seguindo esta linha de discussão, a Formação de Professores da FLUC irá organizar uma publicação em torno de três eixos:

1 - POLÍTICA DE ENSINO DAS LÍNGUAS;

2 - A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS;

3 – DIMENSÕES E PROBLEMÁTICA(S) NA ESCOLA ATUAL: REFLEXÕES MÚLTIPLAS.

Esperamos pela receção dos vossos trabalhos até 10 de março de 2020 para os seguintes e-mails: anabelasf@fl.uc.pt; claudiacravo80@gmail.com; velezcastro@fl.uc.pt.

Esta publicação conta com o apoio do Núcleo de Estudos em Ensino e Formação de Professores da FLUC.

As Coordenadoras da Edição,

Anabela Fernandes, Cláudia Cravo e Fátima Velez de Castro



EVENTOS CIENTÍFICOS


III Peculiar Colloquium - "Transdisciplinaridades Improváveis"


O III Peculiar Colloquium - "Transdisciplinaridades Improváveis", organizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, une magia, esoterismo, religião e literatura numa reflexão que atravessa diferentes períodos históricos. O encontro académico anual realiza-se, este ano, a 12 de junho.

O prazo da chamada de trabalhos estende-se até ao dia 1 de abril, estando a comissão organizadora do evento a aceitar propostas de comunicação de cerca de 20 minutos. A transdisciplinaridade entre tópicos como magia e esoterismo, religião e heterodoxia, ficção e literatura, estudos 'queer' e estudos de género deverá ser o fim condutor dos artigos.

Mais informações na página de Facebook do evento.


2º Encontro Nacional sobre Discurso Académico

“Conhecimento Disciplinar e Apropriação Temática” é o tema do 2º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, marcado para os dias 10 e 11 de setembro, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Depois de uma primeira edição em 2018, a organização deste novo encontro coube ao Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra e ao Centro de Linguística da Universidade do Porto.

Com a chamada de trabalhos aberta, a iniciativa procura artigos que versem sobre os seguintes subtemas:

  • Géneros e tipologias textuais nas diferentes disciplinas;
  • Instrumentos de análise e didatização do discurso académico português;
  • Escrita e leitura;
  • Produção, compreensão e interação orais;
  • Desenvolvimento / ontogenia da escrita.

As propostas de comunicação devem ser submetidas sob a forma de resumos, dando conta de objetivos, quadro teórico, metodologia e resultados alcançados ou esperados. Os resumos devem ter entre 400 e 600 palavras (incluindo as referências bibliográficas) e estar enquadrados por três a cinco palavras-chave.

As comunicações têm a duração de 20 minutos, seguidos de 10 minutos de debate.

É dada preferência a propostas que apresentem pesquisa desenvolvida por um grupo de investigação, ou a título individual, desde que inserida numa linha de trabalho coletiva. A submissão é feita através da plataforma EasyChair, até 31 de março de 2020.

Mais informações podem ser consultadas no website do evento.


Colóquio Norma e Cidadania Linguística


A Academia das Ciências de Lisboa promove, por iniciativa do ILLLP, um colóquio de reflexão e informação sobre Norma e Cidadania Linguística no dia 5 de maio, assinalando o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Chamada para comunicações

Sem restringir a abrangência muito ampla do tema, sugerem-se os seguintes vetores de participação:

  • A norma na tradição metalinguística.
  • O comportamento linguístico: moralidade cívica (leis do foro jurídico) e urbanidade linguística (ortologia, ortoépia, ortografia).
  • Correção, cidadania, bom uso e sucesso da comunicação.
  • Correção: pureza ou vernaculidade, propriedade, clareza e elegância.
  • A autoridade linguística, as instituições de normalização e os instrumentos de orientação normativa.
  • A tradição humanista da defesa, louvor e ilustração da língua portuguesa.

A inscrição das comunicações (que não deverão ultrapassar 20 minutos) deverá ser feita para a Academia das Ciências, através do e-mail geral@acad-ciencias.pt até 12 de março, e supõe a apresentação de um resumo.