Chamada de Trabalhos

Chamada de trabalhos para publicações e eventos científicos.
3 dezembro, 2019
Chamada de Trabalhos

REVISTAS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Revista Portuguesa de História

Encontra-se aberta a receção de propostas de artigos e recensões críticas em permanência para publicação na Revista Portuguesa de História, através da plataforma Open Journal Systems.

A chamada para publicações manter-se-á sempre ativa, estimulando os nossos colaboradores a um diálogo permanente.

Revista de História das Ideias, n.º 40 - 2.ª Série

Dossiê Temático: Imprensa, Independência e Constituição

Prazo para a entrega de artigos: 30 de junho de 2021

A Revista de História das Ideias convida à apresentação de artigos que contemplem o processo de Independência do Brasil, ocorrido no momento fundacional do triénio liberal (1820-1823), e que privilegiem o estudo da imprensa periódica brasileira e portuguesa desse período. As propostas de artigos devem ser submetidas através da plataforma Open Journal Systems.

Convite à apresentação de outros artigos aberto em permanência em http://impactum-journals.uc.pt/rhi/submission/wizard.

Biblos, Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, n.º8 - 3.ª Série

Dossiê Temático: Incertezas

Prazo para submissão de artigos: 30 de setembro de 2021

Encontra-se em curso a receção de propostas de artigos e recensões críticas para o n.º 8, da 3.ª série, de Biblos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dedicado ao tema "Incertezas", a ser abordado à luz de diversas perspetivas disciplinares, no âmbito de várias temporalidades históricas.

Envio de textos até 30 de setembro de 2021, através da plataforma Open Journal Systems.

Conimbriga, volume LXI (2022)

Encontra-se aberta até 30 de setembro de 2021 a chamada de artigos para o volume LXI (2022) da revista Conimbriga.

Os contributos (artigos e recensões) devem ser submetidos através da plataforma Open Journal Systems (OJS), no link https://impactum-journals.uc.pt/conimbriga/login.

Para outras informações ver também: http://www.uc.pt/fluc/iarq/publicacoes/indice_conimbriga.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

De momento, não há chamadas de trabalhos a decorrer.

EVENTOS CIENTÍFICOS

X Encontro de Investigação em Música

A Sociedade Portuguesa de Investigação em Música convida à submissão de propostas de apresentação para o ENIM 20-21 | X Encontro de Investigação em Música, que decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de 11 a 13 de Novembro de 2021. Esta chamada vem complementar a efectuada no ano de 2020, e as propostas aceites para o ENIM 20-21 resultarão de ambas as chamadas.

Aceitam-se propostas originais, numa das línguas oficiais do ENIM (português, inglês ou espanhol), em todos os temas relevantes no âmbito da investigação em música e som, de acordo com três modelos de apresentação: (1) comunicações; (2) painéis com três a quatro oradoras/es (no máximo) em torno de um mesmo tema, e (3) comunicações-performance.

O prazo limite para a recepção de propostas é 31 de maio de 2021 (inclusive). Mais informações em: http://www.spimusica.pt/enim-20-21/.

2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico

Na sequência da realização do ENDA 1, em 2018, o CELGA-ILTEC e o CLUP organizam o 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 2), subordinado ao tema "Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática".

Até 15 de junho de 2021, serão aceites contributos de investigadores/as e grupos de investigação que, centrando-se no uso do português ou de outros idiomas como línguas de escolarização e conhecimento, abordem, entre outros, os seguintes aspetos:

• Géneros e tipologias textuais nas diferentes disciplinas;
  • Instrumentos de análise e didatização do discurso académico, seja em contexto presencial, seja à distância;
  • Escrita e leitura;
  • Produção, compreensão e interação oral;
  • Desenvolvimento/ontogenia da escrita.

Confira aqui a chamada de trabalhos completa.