Chamada de Trabalhos

Chamada de trabalhos para publicações e eventos científicos
3 dezembro, 2019

REVISTAS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Revista Portuguesa de História

Encontra-se aberta a receção de propostas de artigos e recensões críticas em permanência para publicação na Revista Portuguesa de História, através da plataforma Open Journal Systems.

A chamada para publicações manter-se-á sempre ativa, estimulando os nossos colaboradores a um diálogo permanente.

Revista Portuguesa de História, n.º 52

Dossiê Temático: Epidemias: uma Abordagem Histórica

Prazo para a entrega de artigos: 31 de janeiro de 2021

A Revista Portuguesa de História convida à apresentação de artigos para o tomo 52 da Revista Portuguesa de História (RPH). Para além da secção Varia este volume integrará um dossiê temático subordinado ao tema Epidemias: uma abordagem histórica, para o qual se aceitam artigos sobre: Tipologias, transmissão, difusão, respostas e formas de tratamento; comportamentos sociais face aos portadores das doenças; as epidemias como agentes de transformação: impactos económicos, sociais e políticos.

Revista de História das Ideias, nº 40 - 2ª série

Dossiê Temático: Imprensa, Independência e Constituição

Prazo para a entrega de artigos: 30 de junho de 2021

A Revista de História das Ideias convida à apresentação de artigos que contemplem o processo de Independência do Brasil, ocorrido no momento fundacional do triénio liberal (1820-1823), e que privilegiem o estudo da imprensa periódica brasileira e portuguesa desse período. As propostas de artigos devem ser submetidas através da plataforma Open Journal Systems.

Convite à apresentação de outros artigos aberto em permanência em http://impactum-journals.uc.pt/rhi/submission/wizard.

Biblos, Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, n.º7 - 3ª Série

Dossiê temático: Incertezas

Prazo para submissão de artigos: 30 de setembro de 2021

Encontra-se em curso a receção de propostas de artigos e recensões críticas para o n.º 8, da 3.ª série, de Biblos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dedicado ao tema Incertezas, a ser abordado à luz de diversas perspetivas disciplinares, no âmbito de várias temporalidades históricas.

Envio de textos até 30 de setembro de 2021, através da plataforma Open Journal Systems.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

EVENTOS CIENTÍFICOS

III Congresso Internacional "Imagem e Reconhecimento"

Tendo "Imagens como Pátria" por lema, o III Congresso Internacional "Imagem e Reconhecimento" decorre nos dias 4 e 5 de março. A chamada de trabalhos e comunicações está, por isso, aberta até ao dia 29 de janeiro.

Organizado pela Universidade Francisco de Vitória em colaboração com a Universidade de Coimbra, o encontro divide-se em quatro áreas temáticas:

• "Patria": Romance, série, banda desenhada e vítimas de terrorismo no País Basco;
  • Imagens como pátria;
  • A imagem e "anagnoprises" ou o reconhecimento de si mesmo;
  • A imagem como "ponte" ou a luta pelo reconhecimento mútuo.

Mais informações no site do evento.

Conferência Internacional “A Justiça Episcopal e os seus Impactos no Império Ultramarino Português, 1514-1750”

Refletir sobre a justiça episcopal nos territórios ultramarinos de presença portuguesa e debater a relação que entre este poder e as populações locais se estabelecia são alguns dos pontos de partida da conferência internacional “A Justiça Episcopal e os seus Impactos no Império Ultramarino Português, 1514-1750”. O encontro tem lugar marcado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre os dias 16 e 17 de julho de 2021.

Decorre, até 31 de março de 2021, o período de envio de propostas de comunicação, que podem versar sobre:

• As estruturas dos tribunais episcopais: orgânica e capilaridade territorial;
  • A sustentação económica da máquina judicial;
  • Jurisdição eclesiástica, multinormatividade e relação entre os diversos foros de justiça;
  • Circuitos de informação, formas e instâncias de apelação;
  • Entre outros temas.

Mais informações em: https://www.uc.pt/fluc/religionAJE/article?key=a-0db672dedd.

III Colóquio Internacional em Didática e Ensino: "Reflexões Pedagógicas: da Teoria à Prática"

Elegendo "supervisão", "flexibilidade" e "avaliação" como eixos temáticos, o III Colóquio Internacional em Didática e Ensino vai realizar-se, de forma digital, nos dias 9 e 10 de julho. É, por isso, também em torno destes três vetores que se desenvolve a chamada de trabalhos do evento, aberta até 31 de março.

Mais informações em: https://www.uc.pt/fluc/3coloquiodidaticaensino/submissao.