Criado em 2002, o curso de Estudos Artísticos propõe uma abordagem pluridisciplinar e integrada das Artes, conjugando a investigação histórica, a preparação teórica e a análise crítica da produção artística.
Além da Oficina de Artes que acompanha cada um dos 3 anos do 1º ciclo do curso, as diferentes especialidades, embora com acentos diversos, incluem uma vertente virada para a prática artística. A programação e gestão culturais, os diversos suportes materiais relacionados com as artes, bem como as questões de natureza tecnológica estão igualmente integradas no Curso. A presença de um conjunto de opções permite o aprofundamento das competências nas diversas áreas disciplinares dos Estudos Artísticos ou, em alternativa, a aquisição de competências noutras áreas oferecidas na Universidade.
O novo plano de Estudos Artísticos, reformulado em conformidade com o processo de Bolonha, entrou em vigor no ano lectivo de 2007-2008.
O 1ª Ciclo (Licenciatura) tem a duração de 6 semestres, correspondentes a 180 créditos (ECTS) e contempla unidades curriculares em quatro áreas fundamentais: Ciências Musicais; Estudos Fílmicos; Estudos Teatrais e Performativos; Fotografia e Novos Media.
O 2º ciclo (Mestrado) tem a duração de 4 semestres, correspondentes a 120 créditos (ECTS) e permite a especialização em Ciências Musicais, Estudos Cinematográficos e Estudos Teatrais e Performativos.
O 3º Ciclo (Doutoramento) organiza-se não de
modo escolar (unidades curriculares), mas em conformidade com um plano de
estudos estruturado, de maneira a permitir a redacção de uma tese original
especialmente elaborada para obtenção do grau num período de três anos lectivos,
sob a direcção do orientador previamente contactado pelo candidato, mediante a
apresentação do seu projecto e/ou tema e a elaboração de relatórios anuais
sujeitos a avaliação. O Doutoramento contempla as seguintes áreas de especialidade: Estudos Cinematográficos e
da Imagem, Estudos Musicais e Estudos Teatrais e
Performativos.
O Curso não tem exacto equivalente no país. Os diplomados em Estudos Artísticos serão detentores de uma formação especializada, assente numa base que os habilitará à intervenção crítica e prática em diversos campos das Artes.
Direcção do 1º ciclo (Licenciatura): Paulo Estudante
Direcção do 2º ciclo (Mestrado): Sérgio Dias Branco
Direcção do 3º ciclo (Doutoramento): Fernando Matos Oliveira
Coordenação dos Estudos Fílmicos e da Imagem: Sérgio Dias Branco
Coordenação dos Estudos Musicais: Paulo Estudante
Coordenação dos Estudos Teatrais e Performativos: Fernando Matos Oliveira