a carregar...

FLUC

Curso de Estudos Artísticos

2.º Ciclo


O 2.º ciclo do Curso Estudos Artísticos permite a especialização em três das suas quatro áreas predominantes:

  • Estudos Fílmicos e da Imagem
  • Estudos Teatrais e Performativos
  • Estudos Musicais


Propina:

O curso é abrangido pela Propina de Estudante Internacional para todos os estudantes que não tenham a nacionalidade portuguesa ou estatuto equiparado. 


Plano de estudos:

O plano de estudos geral é constituído por duas unidades curriculares transversais (uma por semestre durante o primeiro ano), comuns a todas as áreas de especialização. A estas unidades curriculares de frequência obrigatória juntam-se unidades de opção pertencentes às diferentes áreas de especialização ou a outras áreas de saber. Assim, o 2.º ciclo de Estudos Artísticos encontra-se estruturado da seguinte forma: 

1.º semestre
• Questões Teóricas de Arte Contemporânea (unidade curricular transversal, frequência obrigatória) (10 ECTS)
• 2 unidades curriculares pertencentes à área de especialização (2x10 ECTS)

2.º semestre 
• Gestão e Produção Culturais (unidade curricular transversal, frequência obrigatória) (10 ECTS)
• 2 unidades curriculares pertencentes à área de especialização (eventualmente, uma destas unidades poderá pertencer a um outro curso de Mestrado) (2x10 ECTS)

3.º semestre
• Seminário I (7,5 ECTS)
• Dissertação | Projecto | Estágio (22,5 ECTS)

4.º semestre 
• Seminário II (7,5 ECTS)
• Dissertação | Projecto | Estágio (22,5 ECTS)

Para efectuar a sua candidatura consulte a página oficial de candidatura aos cursos de pós-graduação da Faculdade de Letras: http://www.uc.pt/candidatos/online


Estágio curricular
:

O Artigo 8.º do Regulamento do 2.º Ciclo de Estudos prevê três modalidades de avaliação final: Dissertação, Projecto ou Estágio. A opção por qualquer uma destas modalidades decorre nos termos regulamentares e está sujeita à aprovação prévia em todas as unidades curriculares correspondentes aos dois primeiros semestres do Curso. Tendo em conta a sua especificidade, seguem-se alguns esclarecimentos adicionais sobre a opção pelo Estágio curricular (esta síntese não dispensa a consulta do Regulamento acima mencionado e o aconselhamento junto do 'Gabinete de Estágios' da FLUC):

1. Duração
O estágio decorre por um mínimo de 3 meses (196 horas) ou um máximo de 6 meses (392 horas).

2. Prazo de candidatura
Em cada ano serão abertos dois períodos de candidatura: 1 a 15 de Junho (para o semestre de Setembro a Fevereiro) e 1 a 15 de Dezembro (para o semestre de Março a Agosto). Serão consideradas propostas de estágio fora destes prazos, sempre que se verifique motivo de força maior (conclusão tardia de seminários do 1º ano, definição de protocolos com novas entidades de acolhimento ou demora na respectiva tramitação administrativa etc.). Estes casos supõem o acordo prévio do “Gabinete de Estágios” da FLUC e do Coordenador do 2º ciclo de Estudos Artísticos.

3. Orientação 
O estágio decorre sob orientação de um professor do Curso Estudos Artísticos, escolhido livremente pelo candidato, e em articulação com um Supervisor da Entidade de Acolhimento. É também possível a co-orientação, envolvendo um especialista que não tenha participado no Curso.

4. Relatório
O Relatório final de estágio deve ser previamente inscrito na FLUC, indicando o candidato o seu orientador. Terá uma dimensão até 125.000 caracteres (cerca de 50 páginas de texto e notas) e deve ser defendido em provas públicas, diante de um júri. O Relatório terá um peso de 40% na avaliação relativa ao 2.º ano do Curso, correspondendo o Estágio a 60%.

5. Apoio
Os candidatos devem-se dirigir ao 'Gabinete de Estágios', no 2.º piso da FLUC (Tel. 239 410 056 / Email: gefluc@fl.uc.pt ), para um esclarecimento efectivo sobre todos os procedimentos necessários à realização do Estágio, bem como para terem acesso à documentação respectiva: 'Regulamento', 'Boletim de Candidatura' e ainda o 'Anexo II', que define o programa de Estágio, a assinar conjuntamente pelo/a Estagiário/a, pelo Supervisor da Entidade de Acolhimento e pelo Orientador da FLUC.


Unidades curriculares segundo as diferentes áreas de especialização (2015-2016):

Estudos Fílmicos e da Imagem
Cinema e Outras Artes info
Teoria do Cinema
Argumento Cinematográfico info

Estudos Teatrais e Performativos
Antropologia do Teatro
Dramaturgia e Escrita Teatral
Teatro Português

Estudos Musicais
Estudo de Fontes
Teoria e Práticas Composicionais
Edição Crítica
Temas de Musicologia

Particularidades da área de Estudos Musicais
A área de especialização Estudos Musicais do 2.º ciclo de Estudos Artísticos destina-se a músicos e/ou musicólogos. Com particular ênfase no Património Musical Português até ao século XIX, este segundo ciclo de estudos superiores privilegia a aprendizagem de metodologias de investigação, de obtenção e elaboração de novos resultados científicos, e das diferentes formas de apresentação e transmissão desses resultados (veja-se a colecção Património Musical Português oferecida pela Universidade de Coimbra no suporte iTunes U, uma colecção da responsabilidade da área da Música do curso de Estudos Artísticos e estreitamente relacionada com a actividade científica e artística dos respectivos 2.º e 3.º ciclos). O plano curricular de Estudos Musicais deverá ser complementado por um ciclo de conferências anual com convidados nacionais e estrangeiros.

Em suma, o ciclo de estudos procura formar discentes com uma bagagem cultural, artística e científica que lhes permita conceber e implementar trabalho autónomo na área da música e/ou musicologia.

Uma vez que o programa curricular da área de especialização Estudos Musicais está desenhado como uma estrutura única aconselha-se aos candidatos a inscrição nas quatro unidades curriculares previstas.

A admissão dos candidatos nas unidades curriculares de Estudos Musicais está sujeita à realização de uma entrevista individual. Nesse sentido, os candidatos devem entrar em contacto com o Prof. Doutor Paulo Estudante (pauloestuda@gmail.com). O mesmo contacto pode ser utilizado para qualquer dúvida ou esclarecimento relativa à área de especialização Estudos Musicais.

Direcção do 2.º ciclo (Mestrado)Sérgio Dias Branco
Coordenação dos Estudos Fílmicos e da ImagemSérgio Dias Branco
Coordenação dos Estudos MusicaisPaulo Estudante
Coordenação dos Estudos Teatrais e PerformativosFernando Matos Oliveira