Metodologias de Investigação em Comunicação
Docente responsável: Doutora Isabel Ferin Cunha
Este Seminário tem como objectivo aprofundar os conhecimentos relativos à teoria e à prática da investigação sobre os Media e a Sociedade, propondo instrumentos rigorosos de análise e fomentando a capacidade crítica de aferição dos fenómenos sociais numa sociedade em constante transformação. Nesta perspectiva, aborda-se de uma forma interdisciplinar e integrada os fenómenos a pesquisar, partindo do princípio que a investigação é um processo em construção que deve socorrer-se de diferentes métodos e instrumentos para a apreensão e interpretação de problemas.
Conteúdo Programático
I. Questões Metodológicas Gerais
1. Teorias Gerais da Sociedade e da Comunicação
2. A Investigação em Ciências Sociais
3. Complexidade dos fenómenos e interdisciplinaridade da observação
II. Tipos de Investigação
1. Investigação Quantitativa
2. Investigação Qualitativa
3. Investigação Etnográfica
III. Estudos de Caso
1. Estudos sobre a Produção nos Media
· Imprensa e Rádio
· Televisão
· Internet
2. Estudos de Audiência e Recepção
· Imprensa e Rádio
· Televisão
· Internet
Objectivos
Consolidar um quadro de conhecimentos metodológicos na área dos Estudos dos Media. Fornecer aos alunos instrumentos rigorosos de análise e interpretação dos fenómenos sociais, tanto na perspectiva qualitativa como quantitativa.
Resultados
Pretende-se que os estudantes demonstrem um conjunto de competências gerais:
1. Pensar criticamente os Media, os Novos Media e as Indústrias Culturais e de Conteúdo;
2. Identificar objectos de pesquisa e propor as metodologias adequadas à sua investigação.
3. Projectar metodológica e teoricamente uma pesquisa.
Bibliografia de referência
Alasuutari, P. (1995) Researching culture: Qualitative Method and Cultural Studies, London: Sage.
Alasuutari, P. (1998) An Invitation to Social Research, London: Sage.
Alasuutari, P. (1999) Rethinking the Media Audience, London: Sage.
Bell, A. (1991) The language of News Media, Cambridge: Blackwell.
Bell, A., & Garret, P. (eds) (1998) Approaches to Media Discourse, Oxford: Blackwell.
Berger, A. A. (2000) Media and communication research methods: an introd. to qualitative and quantitative approaches, London: Sage.
Decon, D., Pickering, P. e Murdock, G. (1999) Researching Communications, Londres: Arnold.
Faircough, N. (1995) Media Discourse, London: Edward Arnold.
Fowler, R. (1991) Language in the News, London: Routledge.
Gaskell, George e Martin W. Bauer (2002) Pesquisa Qualitativa com texto, Imagem e Som, Pertrópolis: Vozes.
Gunter, B. (2000) Media research methods: measuring audiences, reactions and impact, London: Sage.
Hammersley, M. e Atkinson, P. (2007) Ethnography: Principles in practice, London: Routladge.
Jensen, K. B., Jankowski (eds) (1993) Metodologias caulitativas de investigacion en comunicacion de masas, Barcelona: Bosh.
Kitzinger, J. e Barbour, R.S. (1999) Developing focus group research: politics, theory and practice, London: Sage.
Kitzinger, J. e Barbour, R.S. (2006) “Identity in Focus: The use of Focus Groups to study the Construction of Collective Identity”, Sociology, 40, 1:89-105.
Martin-Barbero, J. e Rey, G. (1999) Os Exercícios do Ver, São Paulo: SENAC.
Neuman, W. L. (2007) Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson.
Pedro, E. R., (ed) (1997) Análise Crítica do Discurso, Lisboa: Caminho.
Ragin, C.C. (1994) Constructing Social Research, Thousand Oaks: Pine Forge Press.
Van Campenhoudt, L. (2003) Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa: Gradiva.
Van Dijk, T. (1990) La noticia como discurso, Barcelona: Paidós.
Yin, R. K. (2001) Estudos de Caso: Planejamento e Métodos, São Paulo: Bookman Companhia Ed.
Avaliação
Os Mestrandos deverão preparar papers referentes a cada sessão, com vista a possibilitar a intervenção activa de todos os participantes. Os relatórios periódicos mensais deverão ser direccionados para o Projecto de Investigação do Mestrado.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas apoiadas por PowerPoint. Discussão de textos e apresentação de trabalhos pelos alunos.