Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Metodologias de Investigação em Comunicação

Docente responsável: Doutora Isabel Ferin Cunha

Este Seminário tem como objectivo aprofundar os conhecimentos relativos à teoria e à prática da investigação sobre os Media e a Sociedade, propondo instrumentos rigorosos de análise e fomentando a capacidade crítica de aferição dos fenómenos sociais numa sociedade em constante transformação. Nesta perspectiva, aborda-se de uma forma interdisciplinar e integrada os fenómenos a pesquisar, partindo do princípio que a investigação é um processo em construção que deve socorrer-se de diferentes métodos e instrumentos para a apreensão e interpretação de problemas.

Conteúdo Programático

I. Questões Metodológicas Gerais

1. Teorias Gerais da Sociedade e da Comunicação

2. A Investigação em Ciências Sociais

3. Complexidade dos fenómenos e interdisciplinaridade da observação

II. Tipos de Investigação

1. Investigação Quantitativa

2. Investigação Qualitativa

3. Investigação Etnográfica

III. Estudos de Caso

1. Estudos sobre a Produção nos Media

· Imprensa e Rádio

· Televisão

· Internet

2. Estudos de Audiência e Recepção

· Imprensa e Rádio

· Televisão

· Internet

Objectivos

Consolidar um quadro de conhecimentos metodológicos na área dos Estudos dos Media. Fornecer aos alunos instrumentos rigorosos de análise e interpretação dos fenómenos sociais, tanto na perspectiva qualitativa como quantitativa.

Resultados

Pretende-se que os estudantes demonstrem um conjunto de competências gerais:

1. Pensar criticamente os Media, os Novos Media e as Indústrias Culturais e de Conteúdo;

2. Identificar objectos de pesquisa e propor as metodologias adequadas à sua investigação.

3. Projectar metodológica e teoricamente uma pesquisa.

Bibliografia de referência

Alasuutari, P. (1995) Researching culture: Qualitative Method and Cultural Studies, London: Sage.

Alasuutari, P. (1998) An Invitation to Social Research, London: Sage.

Alasuutari, P. (1999) Rethinking the Media Audience, London: Sage.

Bell, A. (1991) The language of News Media, Cambridge: Blackwell.

Bell, A., & Garret, P. (eds) (1998) Approaches to Media Discourse, Oxford: Blackwell.

Berger, A. A. (2000) Media and communication research methods: an introd. to qualitative and quantitative approaches, London: Sage.

Decon, D., Pickering, P. e Murdock, G. (1999) Researching Communications, Londres: Arnold.

Faircough, N. (1995) Media Discourse, London: Edward Arnold.

Fowler, R. (1991) Language in the News, London: Routledge.

Gaskell, George e Martin W. Bauer (2002) Pesquisa Qualitativa com texto, Imagem e Som, Pertrópolis: Vozes.

Gunter, B. (2000) Media research methods: measuring audiences, reactions and impact, London: Sage.

Hammersley, M. e Atkinson, P. (2007) Ethnography: Principles in practice, London: Routladge.

Jensen, K. B., Jankowski (eds) (1993) Metodologias caulitativas de investigacion en comunicacion de masas, Barcelona: Bosh.

Kitzinger, J. e Barbour, R.S. (1999) Developing focus group research: politics, theory and practice, London: Sage.

Kitzinger, J. e Barbour, R.S. (2006) “Identity in Focus: The use of Focus Groups to study the Construction of Collective Identity”, Sociology, 40, 1:89-105.

Martin-Barbero, J. e Rey, G. (1999) Os Exercícios do Ver, São Paulo: SENAC.

Neuman, W. L. (2007) Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson.

Pedro, E. R., (ed) (1997) Análise Crítica do Discurso, Lisboa: Caminho.

Ragin, C.C. (1994) Constructing Social Research, Thousand Oaks: Pine Forge Press.

Van Campenhoudt, L. (2003) Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa: Gradiva.

Van Dijk, T. (1990) La noticia como discurso, Barcelona: Paidós.

Yin, R. K. (2001) Estudos de Caso: Planejamento e Métodos, São Paulo: Bookman Companhia Ed.

Avaliação

Os Mestrandos deverão preparar papers referentes a cada sessão, com vista a possibilitar a intervenção activa de todos os participantes. Os relatórios periódicos mensais deverão ser direccionados para o Projecto de Investigação do Mestrado.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas apoiadas por PowerPoint. Discussão de textos e apresentação de trabalhos pelos alunos.