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Os media no Espaço Lusófono
Docente responsável: Doutora Isabel Ferin Cunha
Objectivos
É objectivo desta disciplina semestral do 2º ciclo discutir os Media Lusófonos na perspectiva da Globalização/Regionalização. Pretende-se, também, caracterizar e mapear o campo dos Media no espaço de tradição cultural e linguística portuguesa e identificar potenciais produtos que possam interessar aos cidadãos desta comunidade linguística.
Conteúdos programáticos:
1. Globalização versus Regionalização dos Media
1.1. Refazendo percursos e conceitos
1.2. O espaço oficial de língua portuguesa na Globalização: Países e História
1.3 O potencial das indústrias culturais no espaço oficial de língua portuguesa
2. Socioeconomia dos Media no espaço oficial de língua portuguesa
2.1. Os operadores públicos
2.2. Os operadores privados
2.3. A convergência digital
3. A Imprensa, o Jornalismo e as Indústrias Culturais no espaço oficial de língua portuguesa
3.1. Breve História da Imprensa e do Jornalismo
3.2 Ficção e Entretenimento
3.2. Expressões musicais e artísticas
4. Estudos de Caso
4.1 Os primórdios da imprensa no período colonial
4.2 Nas ondas da Rádio em Angola e Moçambique (1950-1970)
4.3 As telenovelas no Brasil e em Portugal
Resultados da Aprendizagem
Aquisição de conhecimentos sobre o campo dos Media no espaço de tradição cultural e linguística portuguesa. Compreensão da actividade dos operadores públicos e privados no Espaço de Língua Oficial Portuguesa. Entender as características culturais e linguísticas que permitem potenciar um mercado mediático à escala da Lusofonia.
Bibliografia
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Métodos de Ensino
Aulas expositivas apoiadas por PowerPoint. Utilização de materiais impressos e audiovisuais com o objectivo de incentivar a reflexão e a discussão.
Avaliação
Na avaliação serão ponderados os seguintes elementos: presença e participação na aula (25%); apresentação de pequenos trabalhos escritos/ou orais na aula (25%); trabalho final escrito (50%).