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Os media no Espaço Lusófono

Docente responsável: Doutora Isabel Ferin Cunha

Objectivos

É objectivo desta disciplina semestral do 2º ciclo discutir os Media Lusófonos na perspectiva da Globalização/Regionalização. Pretende-se, também, caracterizar e mapear o campo dos Media no espaço de tradição cultural e linguística portuguesa e identificar potenciais produtos que possam interessar aos cidadãos desta comunidade linguística.

Conteúdos programáticos:

1. Globalização versus Regionalização dos Media

1.1. Refazendo percursos e conceitos

1.2. O espaço oficial de língua portuguesa na Globalização: Países e História

1.3 O potencial das indústrias culturais no espaço oficial de língua portuguesa

2. Socioeconomia dos Media no espaço oficial de língua portuguesa

2.1. Os operadores públicos

2.2. Os operadores privados

2.3. A convergência digital

3. A Imprensa, o Jornalismo e as Indústrias Culturais no espaço oficial de língua portuguesa

3.1. Breve História da Imprensa e do Jornalismo

3.2 Ficção e Entretenimento

3.2. Expressões musicais e artísticas

4. Estudos de Caso

4.1 Os primórdios da imprensa no período colonial

4.2 Nas ondas da Rádio em Angola e Moçambique (1950-1970)

4.3 As telenovelas no Brasil e em Portugal

Resultados da Aprendizagem

Aquisição de conhecimentos sobre o campo dos Media no espaço de tradição cultural e linguística portuguesa. Compreensão da actividade dos operadores públicos e privados no Espaço de Língua Oficial Portuguesa. Entender as características culturais e linguísticas que permitem potenciar um mercado mediático à escala da Lusofonia.

Bibliografia

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Métodos de Ensino

Aulas expositivas apoiadas por PowerPoint. Utilização de materiais impressos e audiovisuais com o objectivo de incentivar a reflexão e a discussão.

Avaliação

Na avaliação serão ponderados os seguintes elementos: presença e participação na aula (25%); apresentação de pequenos trabalhos escritos/ou orais na aula (25%); trabalho final escrito (50%).