Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

CECD

Curso de Especialização em Ciências Documentais*

A formação em Portugal nesta área do conhecimento teve início em 1935, ano em foi criado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra o curso superior de Bibliotecário-Arquivista. O Curso de Especialização em Ciências Documentais (CECD) é, pois, herdeiro do mais antigo curso em Portugal na área da Ciência da Informação e tem formado, ao longo de décadas, um número significativo de profissionais que tem ocupado lugares de referência, técnica e directiva, em bibliotecas, arquivos e centros de documentação e informação de todo o país.

O atual CECD é uma atualização do plano curricular determinada pelo Decreto nº 87/82 de 13 de Julho. A modificação das condições de acesso, plano de estudos, etc., foram fixadas pela Portaria nº 448/83 de 19 de Abril. Esta alteração permitiu oferecer duas opções, Arquivo e Biblioteca e Documentação. Com a duração de dois anos, o primeiro ano curricular é de tronco comum às duas variantes, sendo o segundo ano organizado por área de especialidade.

*Em 2011-2012, o curso não funcionou.

Plano de estudos:
Dias de funcionamento:

De quarta-feira a sexta-feira.

Duração: 

2 anos (4 semestres).

Créditos ECTS: 

120.

Informações úteis:

Funciona em modalidade b-learning.

Condições de acesso: 

Podem candidatar-se à matrícula e inscrição no curso os titulares de: a) Uma licenciatura pelas universidades portuguesas ou habilitação legalmente equivalente; b) Conhecimento de pelo menos uma das seguintes línguas estrangeiras: francês, inglês, alemão.

Nº de vagas: 

40.

Acesso a um Nível de Estudos Superior:

Estudos de segundo ciclo (Mestrado). Poderá aplicar-se o Despacho Reitoral 137/2011 (http://www.uc.pt/academicos/docs/avisos/Desp_137_2011_Grau_Mestre_por_Lic_pre_Bolonha)

Qualificação Atribuída:

Diploma/Certificado.

Enquadramento Legal da Qualificação:

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação:

A qualificação será obtida mediante a aprovação em todas as unidades curriculares do 1º e do 2º ano. 

Saídas profissionais:

Bibliotecário, Arquivista, Técnico Superior de Serviços de Documentação e Informação, Professor (Ensino Superior), Investigador, Quadro Superior da Administração Pública e Empresas.

Testemunhos