Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prémios, Bolsas e Concursos Internos



BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÉMIOS ESTUDANTES 

BOLSAS DE CURTA DURAÇÃO


Bolsas de estudo Língua e Culturas Orientais Fundação Oriente

Descrição: A Fundação Oriente oferece a oportunidade a estudantes universitários portugueses de aperfeiçoarem o seu nível de proficiência linguística numa língua oriental durante um ano letivo. A formação será ministrada numa instituição de ensino do país de origem.

Datas de candidatura: janeiro de 2023

Informações disponíveis em:  Fundação Oriente - Língua e Culturas Orientais (foriente.pt)


Bolsas de estudo Língua e Cultura Portuguesa Fundação Oriente

Descrição: A Fundação Oriente oferece a oportunidade a estudantes universitários de países orientais de frequentarem o curso anual de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Coimbra.

Datas de candidatura: janeiro de 2023

Informações disponíveis em:  Fundação Oriente - Língua e Cultura Portuguesas (foriente.pt)

BOLSAS DE DOUTORAMENTO

Bolsas de Doutoramento Fundação Oriente
Datas de candidatura: janeiro de 2023

Fundação La Caixa: Doctoral INPhINIT Fellowships
Abertura próxima call: 2023

BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2023-2024 | COLÉGIO DA EUROPA

Descrição: O Colégio da Europa foi estabelecido em Bruges, em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, numa declaração na conferência de Haia, onde os delegados pediram o estabelecimento de uma universidade europeia. Instituição académica de grandes tradições no estudo, análise e discussão de assuntos europeus, o Colégio da Europa, para além de atribuir o grau de pós-graduação permite a todos que o frequentam uma experiência multicultural e de abertura a novas realidades e formas de pensar.

Destinatários/as: Os candidatos deverão possuir um diploma universitário de 240 ECTs numa área de estudos considerada relevante no conjunto dos programas ministrados no Colégio da Europa (um Mestrado de Bolonha, o seu equivalente no antigo Processo de Bolonha, ou um grau académico (licenciatura) e, pelo menos, 240 ECTs adquiridos no curso de um programa de estudos (por exemplo uma licenciatura de 180 ECTs e o 1º ano de Mestrado, o que totaliza 240 ECTs).

Candidatos que apenas possuam uma licenciatura (180 ECTs) são também elegíveis desde que comprovem na sua candidatura que possuem outras qualificações e méritos curriculares relacionados com o programa académico a que se candidatam.

Prazo: As candidaturas devem ser apresentadas em linha, no sítio Internet do Colégio da Europa, de 13 de outubro de 2022 a 18 de janeiro de 2023.

Informações disponíveis em: Bolsas de pós-graduação 2023-2024 | Colégio da Europa | Eurocid - Informação europeia ao cidadão (mne.gov.pt)

Programa "Jovens Observadores/as" (estudantes de Mestrado)

No âmbito do Ano Europeu da Juventude 2022, os/as estudantes/as de mestrado na UE são convidados/as a tornarem-se "Jovens Observadores/as" nas avaliações de propostas do Horizonte Europa.  

Mais informações aqui

CONCURSOS

Summer 2023 Study of the U.S. (call aberta até 4 de dezembro de 2022)

PRÉMIOS

Prémio Literário João Gaspar Simões Prosas narrativas sob a forma de romance ou novela

O Prémio Literário João Gaspar Simões, instituído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz através da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, pretende incentivar a criação literária e dar a conhecer novas obras e autores.

Destinatários: Autores portugueses ou de nacionalidade estrangeira residentes em Portugal

Prazo: 31 de dezembro de 2022

Informações disponíveis em bibliotecas.dglab.gov.pt


Prémio Literário Santos Stockler

Instituído pelo Município de Lagoa, o prémio procura homenagear José dos Santos, personalidade literária nascida neste concelho algarvio, que assinava as suas obras sob o pseudónimo J. Santos Stockler.

São admitidos a concurso trabalhos inéditos na modalidade de novela ou romance.

Destinatários: Cidadãos nacionais ou estrangeiros

Prazo: 15 de dezembro 2023

Informações disponíveis em: 00206BF42BB3210922104851 (dglab.gov.pt)


Prémio Professor Doutor Joaquim Romero Magalhães

Instituído pela Câmara Municipal de Loulé, o Prémio destina-se a galardoar o melhor estudo de investigação sobre o Património Histórico e Cultural do concelho de Loulé nas suas diferentes abordagens (histórica, arqueológica e etnográfica).

Destinatários: Autores de qualquer nacionalidade, particularmente jovens investigadores.

Prazo: 15 de maio 2023

Mais informações disponíveis em Município de Loulé - Câmara Municipal de Loulé Prémio Joaquim Romero Magalhães (cm-loule.pt)