Atividades

O IEF desenvolve várias atividades, nacionais e internacionais, que dão expressão à investigação científica de excelência levada a cabo em Portugal.

Para receber, periodicamente, informações mais detalhadas sobre as mesmas, envie uma mensagem com o assunto “newsletter” para o endereço: iestudosfilosoficos@gmail.com

⏳ Agenda

Apresentam-se adiante as atividades em curso ou previstas por parte do IEF.

Congressos e Conferências (Nacionais e Internacionais)

2023, 2-3 de fevereiro


Technopolitics

Charting the Unknown


Um simpósio internacional bilingue (português e inglês) que decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sendo coorganizado por Constantino Pereira Martins, Filipe Luig e João Emanuel Diogo.

Convocatória

Oficinas e Seminários Permanentes

2022, múltiplas datas (consulte a agenda)


International Open Seminar on Semiotics: a Tribute to John Deely on the Fifth Anniversary of His Passing


Atividade organizada por um painel internacional de instituições, de entre as quais constam o Instituto de Estudos Filosóficos e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Mais informação

Apoios e Outras Atividades

2022, 1 de dezembro


Forever After


Performance de música contemporânea, escrita exclusivamente por mulheres compositoras, através da qual a flautista e investigadora do IEF, Margarida Neves, traz ao Ciclo de Música Orphika uma reflexão sobre o tempo, o espaço e o mito. Dando voz às sonoridades femininas oriundas de Israel, Portugal, Reino Unido e Taiwan, trata-se de uma meditação artística além fronteiras ao som da flauta e da música electrónica.

Mais informação

Projetos Editoriais

As propostas devem ser enviadas para o email do IEF, a saber:

iestudosfilosoficos@gmail.com

⌛ Memória

De seguida, é apresentado o historial de atividades do IEF de 2022 em diante. O acesso à memória das atividades do IEF prévias ao ano civil de 2022 pode fazer-se mediante esta ligação.

Congressos e Conferências (Nacionais e Internacionais)

2022, 21 de novembro


Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade: Desligamentos


21 de novembro, no Anfiteatro III da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, terá lugar a segunda sessão desde a retomada do evento "Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade", dedicada à temática dos desligamentos, tendo como interlocutores André Barata (UBI) e Joaquim Braga (UC/IEF).

Planta da FLUC

2022, 19-21 de outubro


2nd IEF International Colloquium ROADS TO CARE, 19th-21st October 2022 (FLUC - Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra)


Evento organizado pelo Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Conferencistas-chave: Estelle Ferrarese (França), María Grace Salamanca (México), Teresa Toldy (Portugal), Lazare Benaroyo (Suiça). Obtenha um exemplar gratuito do Livro de Resumos via Estudo Geral ou Zenodo.

Mais informação

2022, 12 de outubro


Conferência Paulo Quintela


12 de outubro, no Teatro Paulo Quintela da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, teve lugar a Conferência Paulo Quintela, organizada pelo Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC e que contará com o apoio do Instituto de Estudos Filosóficos por via da intervenção de João Maria André, que ministrará uma conferência intitulada "A força da palavra. No princípio era o verbo? No princípio era a energia!".

Programa

2022, 11 de outubro


Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade: Corpos e Máquinas


11 de outubro, no Anfiteatro III da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, teve lugar a primeira sessão desde a retomada do evento "Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade", dedicada à temática dos corpos e das máquinas, tendo como interlocutores Luís António Umbelino (UC/CECH) e Joaquim Braga (UC/IEF).

Planta da FLUC

2022, 6-7 de outubro


Iº Colóquio

Ciclos de Filosofia


Evento coorganizado por Artur Silva, José Sutil e Pedro Lopes, todos membros do IEF. Conferencistas-chave: Fernanda Bernardo, Marilena Chaui, Gyula Klima e Sofia Miguens.

Mais informação

2022, 29 de setembro


Mind and Technology Congress


Evento do IEF - Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, liderado por Catarina Rebelo, Mário Santiago de Carvalho e Paulo Alexandre e Castro, todos membros integrados do IEF.

Mais informação

2022, 15 de setembro


1as Jornadas Luso-Brasileiras de Pensamento Contemporâneo

O Futuro da Mente: entre a Tecnologia e a Arte


Evento coorganizado por Camila Leporace, Catarina Rebelo, Everaldo Cescon, Ralph Ings Bannell e Paulo Alexandre e Castro.

Mais informação

2022, 25-26 de julho


finalidades


Entre 25-26 de julho, teve lugar o Colóquio do IEF "finalidades", tendo como participantes Isabel Campos, Mário Jorge de Carvalho, Nuno Ferro, Tiago Simões, Simão Lucas Pires, e Vasco Cardoso.

Cartaz

2022, 9 de junho


Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade: O Amor, entre Distância e Proximidade


9 de junho, no Anfiteatro III da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, teve lugar a última sessão do evento "Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade", dedicada à temática do amor, tendo como interlocutores João Pedro Cachopo (FCSH/CESEM) e Joaquim Braga (UC/IEF).

Planta da FLUC

2022, 19 de maio


Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade: A Memória na Era da Informação


19 de maio, pelas 14 horas, no Anfiteatro III da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, terá lugar a segunda sessão do evento "Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade", dedicada à temática da memória, tendo como interlocutores Miguel Cardina (UC/CES) e Joaquim Braga (UC/IEF).

Planta da FLUC

2022, 12 de maio


Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade: o Outro


12 de Maio, pelas 14 horas, no Anfiteatro III da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, teve lugar a primeira sessão do evento "Diálogos sobre Tecnologia e Sociabilidade", dedicada à temática da alteridade, tendo como interlocutores Jean-Paul Bucchieri (encenador e docente da Escola Superior de Teatro e Cinema) e Joaquim Braga (UC/IEF).

Planta da FLUC

2022, 11 de março


Para uma ética e uma política do cuidado: Em torno dos paradigmas de Maria de Lourdes Pintasilgo


Bem Comum e Cuidado: duas matrizes no pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo

Isabel Allegro de Magalhães

Cuidado - Uma intuição tornada conceito em Maria de Lourdes Pintasilgo

Marília Rosado Carrilho

O projecto Pintasilgo: para uma cultura política do cuidado

Irene Borges-Duarte

Em torno de Maria de Lourdes Pintasilgo e da Linguagem. Algumas reflexões avulsas

Maria Fernanda Henriques

Evento organizado pelo Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Cartaz

2022, 26-28 de janeiro


VII Simpósio DEDiCA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES: Culturas e as suas expressões tradicionais


Organizado por ESEC - Escola Superior de Educação (Instituto Politécnico de Coimbra), AREA – Análisis de la Realidad EducativA (Universidad de Granada), IEF – Instituto de Estudos Filosóficos (Universidade de Coimbra) e o NIEFI – Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção (ESEC).

Mais informação

Oficinas e Seminários Permanentes

2022, múltiplas datas (ver cartaz)


φιλοδοκεῖν e φιλοσοφεῖν na República de Platão II


Nove sessões, ministradas por Mário Jorge de Carvalho, decorreram no mês de setembro. Tratou-se de um evento aberto à comunidade.

Cartaz

2022, múltiplas datas (ver cartaz)


Interpretação filosófica de “Gulliver’s Travels” de Swift


Cinco sessões, ministradas por Mário Jorge de Carvalho, decorreram no mês de julho. Tratou-se de um evento aberto à comunidade.

Cartaz

2022, múltiplas datas (ver cartaz)


Hegel e a desavença interna do Ético II


Cinco sessões, ministradas por Mário Jorge de Carvalho, decorreram no mês de julho. Tratou-se de um evento aberto à comunidade.

Cartaz

2022, múltiplas datas (ver cartaz)


A filosofia da tecnologia em Ernst Cassirer


Seis sessões ministradas por Joaquim Braga e realizadas às segunda-feiras, pelas 14 horas portuguesas, decorreram entre os meses de maio e junho. Tratou-se de um evento online, aberto à comunidade.

Cartaz

2022, múltiplas datas (ver cartaz)


φιλοδοκεῖν e φιλοσοφεῖν na República de Platão I


Nove sessões, ministradas por Mário Jorge de Carvalho, decorreram entre janeiro e fevereiro. Tratou-se de um evento aberto à comunidade.

Cartaz

Aulas Abertas

2022, 25 de outubro


Implementação da Ratio Studiorum na Europa do Norte: o caso luxemburguês


Aula aberta ministrada por Cristóvão S. Marinheiro, organizada pelo IEF - Instituto de Estudos Filosóficos e com lugar na sala 710.22, no 7º piso da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Planta da FLUC

Apoios e Outras Atividades

2022, 27 de outubro


PubhD Coimbra

O mal: entre a filosofia e a ciência


Participação de João Emanuel Diogo no PubhD de Coimbra, que se realizou no Liquidâmbar.

Mais informação

2022, 30 de setembro


Rota da Ciência da Noite Europeia dos Investigadores

Filosofia do Cuidado


O IEF - Instituto de Estudos Filosóficos participou na Noite Europeia dos Investigadores, desenvolvendo uma demonstração destinada a maiores de 12 anos sobre o tema que congrega todos os membros do IEF: a filosofia do cuidado.

Mais informação

2022, 18 de maio


Lançamento de Renascimento e Modernidade


O livro de João Maria André, Renascimento e Modernidade: Releituras Filosóficas, foi oficialmente lançado no dia 18 de maio, às 18 horas, no Museu Nacional Machado de Castro. A apresentação ficou ao encargo de Mário Santiago de Carvalho.

Mais informação

2022, 29 de abril


O Corpo da Tecnologia: Medição e Quantificação Digitais


A sessão teve lugar pelas 10h00 na Sala Maria Alice Gouveia, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, e destinou-se à apresentação e divulgação da obra The Quantification of Bodies in Health. Multidisciplinary Perspectives, de que são editores B. Ajana, J. Braga e S. Guidi (Emerald, 2021). A apresentação foi levada a cabo por Joaquim Braga e moderada por Fernando Sadio Ramos.

Mais informação

2022, 9 de fevereiro


Vida militar, cuidado e segurança: um diálogo aberto a toda a sociedade


Diálogo aberto entre Edgley de Paula e Daniel Rosa, organizado pelo Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Acesso aberto

O Instituto de Estudos Filosóficos é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/FIL/00010/2020.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO