Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Atividades                                                

O IEF desenvolve várias atividades, nacionais e internacionais, que dão expressão à investigação científica feita em Portugal. Para receber, periodicamente, informações mais detalhadas sobre as mesmas, envie uma mensagem para o endereço iestudosfilosoficos@gmail.com, com o assunto “newsletter”.

AGENDA DE ATIVIDADES:

Congressos e Conferências (Nacionais e Internacionais)

2020, 18 de julho

Sobre a "suspensão teleológica do Ético" e outros problemas III

Oficina orientada por Mário Jorge de Carvalho.

2020, 17 de julho

Multiplicidade qualitativa, multiplicidade quantitativa e "densificação" do não-eu  (Fichte, Wissenschaftslehre nova methodo) III

Oficina orientada por Mário Jorge de Carvalho.

2020, 16 de julho

Multiplicidade qualitativa, multiplicidade quantitativa e "densificação" do não-eu  (Fichte, Wissenschaftslehre nova methodo) II

Oficina orientada por Mário Jorge de Carvalho.

2020, 15 de julho

Sobre a "suspensão teleológica do Ético" e outros problemas II

Oficina orientada por Mário Jorge de Carvalho.

2020, 14 de julho

Multiplicidade qualitativa, multiplicidade quantitativa e "densificação" do não-eu  (Fichte, Wissenschaftslehre nova methodo) I

Oficina orientada por Mário Jorge de Carvalho.

2020, 14 de julho

Sobre a "suspensão teleológica do Ético" e outros problemas I

Oficina orientada por Mário Jorge de Carvalho.

2020, 20 e 21 de novembro

DESPORTO / SPORTS. theory vs. praxis?

Conferência organizada por Constantino Pereira Martins (Universidade NOVA de Lisboa) e Matti Tainio (Universidade Aalto), que decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

Sob a chancela do Plano Nacional de Ética no Desporto, este evento conta com o apoio do Instituto de Estudos Filosóficos, da Fundação do Desporto, do Comité Olímpico de Portugal, do Instituto Português do Desporto e Juventude, e da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.


Aceda à convocatória.

DATA A ANUNCIAR.

'FILARCH 2020: Philosophy and Architecture'/ 'FILARCH 2020: Philosophy and Architecture International Symposium'

Simpósio Internacional organizado por Constantino Pereira Martins (Universidade NOVA de Lisboa), com o apoio do Instituto de Estudos Filosóficos, da OA-SRN, da European Network of Japanese Philosophy, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

DATA A ANUNCIAR.

Incitatus Symposium On Political Humor: Applied Philosophical Comedy Conference

Simpósio Internacional que decorrerá no Museu Bordalo Pinheiro, organizado por Constantino Pereira Martins (Universidade NOVA de Lisboa) e João Paulo Capelotti (Universidade Estadual Paulista) com o apoio do Instituto de Estudos Filosóficos, do Museu Bordalo Pinheiro e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Seminários Permanentes/ Oficinas

Atividades a anunciar em breve.

Aulas abertas

Atividades a anunciar em breve.

Outras Atividades/ Apoios

    Atividades a anunciar em breve.

    Projetos editoriais

    As propostas devem ser enviados para o endereço eletrónico do IEF:

    iestudosfilosoficos@gmail.com

    
    MEMÓRIA

    Congressos e Conferências (nacionais e internacionais)

    2020, 12 de junho

    A situação da 'escola de Coimbra' na história da filosofia. Aquisições provisórias e pistas de investigação

    Conferência em sala virtual ministrada por Mário Santiago de Carvalho (Universidade de Coimbra), e organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira.

    Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.

    2020, 11 de junho

    Experiência editorial e interdisciplinaridade

    Conferência em sala virtual ministrada por Pedro Duarte de Andrade (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade de Emory), e organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira.

    Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.

    • 9 de junho (2020), em sala virtual: conferência «Les vertus aristotéliciennes dans l'interprétation de Baldassare Castiglione», por Yulia Nikitenko (Colégio Universitário Francês de São Petersburgo), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira. Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 5 de junho (2020), em sala virtual: conferência «Direitos humanos e o sujeito da injustiça», por Bethânia Assy (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira. Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 26 de maio (2020), em sala virtual: conferência «A última fase do pensamento de José Marinho: da Assunção do Nada à Liberdade Divina (1960-75)», por Jorge Croce Rivera (Universidade de Évora), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira. Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 20 de maio (2020), em sala virtual: conferência «Perspectivas sobre a "xideologia": Confucianismo e pós-marxismo no atual regime político chinês», por Mendo Castro Henriques (Universidade Católica Portuguesa), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira. Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 19 de maio (2020), em sala virtual: conferência «A génese de Teoria do Ser e da Verdade (1961) de José Marinho», por Jorge Croce Rivera (Universidade de Évora), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins JunqueiraGravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 30 de abril (2020), em sala virtual: conferência «A filosofia moral e jurídica de João Luis Vives (1492-1540)», por Jeferson da Costa Valadares (École Normale Supérieure de Lyon e Universidade Federal do Rio de Janeiro), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira. Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 29 de abril (2020), em sala virtual: conferência «A dimensão filosófica da descoberta do Novo Mundo», por Danilo Marcondes de Souza Filho (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira. Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 29 de abril (2020), em sala virtual: conferência «A filosofia dos direitos humanos de Francisco de Vitoria (ca. 1486-1546)», por Jeferson da Costa Valadares (École Normale Supérieure de Lyon e Universidade Federal do Rio de Janeiro), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins JunqueiraGravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 24 de abril (2020), em sala virtual: conferência «A retomada do ceticismo antigo no período moderno», por Danilo Marcondes de Souza Filho (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira. Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 23 de abril (2020), em sala virtual: conferência «A teoria do Estado de Francisco de Vitoria (ca. 1486-1546)», por Jeferson da Costa Valadares (École Normale Supérieure de Lyon e Universidade Federal do Rio de Janeiro), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira. Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 20 de abril (2020), em sala virtual: conferência «Os Ensaios de Michel de Montaigne», por Danilo Marcondes de Souza Filho (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense), organizada por Mário Santiago de Carvalho e Robert Martins Junqueira. Gravação em Vídeo | Gravação Sonora.
    • 27 de março (2020) em sala virtual: debate «Políticas em tempo de pandemia», com participação de João Relvas, Marcela da Silva UchôaRenato Janine RibeiroPedro Bacelar de Vasconcelos, organizado pelo Fórum Demos.
    • 20 de janeiro (2020) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: conferência «Ética da Responsabilidade e Juízo Político em Hannah Arendt» por Bethania Assy, um evento científico organizado por António Manuel Martins e Marcela da Silva Uchôa.

    2019, dezembro

    Violência doméstica e no namoro#

    Participação, com intervenção, de João Maria André em painel organizado na Status - Escola profissional da Lousã.

    • 12 de dezembro (2019) no Liquidâmbar (Coimbra): comunicação «Como pensar a virtude a partir da imponderabilidade do instante kairológico?» por José Beato no 23º Pubhd Coimbra, organizado por Ana Carvalho, Sara Varela Amaral e Miguel Ferreira.

    2019, novembro

    Multiculturalidade e Direitos Humanos

    Participação, com comunicação, de João Maria André em painel organizado pela Secção de Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra.

    2019, novembro

    Apresentação de dois novos volumes dos cadernos ACERT de teatro

    Participação de João Maria André, coordenador da coleção.

    • 24 e 25 de outubro (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Iniciativa conjunta Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Instituto de Estudos Filosóficos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Colóquio Internacional "Escola Ibérica da Paz: Direito Natural e Dignidade Humana". Aceda à página do evento e ao álbum fotográfico.
    • 21 de outubro (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Workshop Internacional "Bergson, Hoje". Uma iniciativa conjunta IEF, CECH e FLUC, com organização de Pedro Lopes e Artur Silva. Aceda ao programa. Veja algumas fotos do evento: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

    2019, outubro

    Máscaras cokwe. A linguagem coreográfica de Mwana Phwo e Ciongo

    Intervenção de João Maria André na Apresentação do livro de Ana Clara Guerra Marques, na casa das Caldeiras da Universidade de Coimbra.

    • 10 e 11 de outubro (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conferência Internacional «Comunicação, diversidade e solidariedade. Discursos e Práticas da Diversidade Cultural». Evento organizado por João Maria André (membro efetivo do IEF e coordenador CODES da Universidade de Coimbra). Aceda ao programa e ao cartaz do evento.
    • 22 e 23 de julho (2019) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa: Pascal: Je, Moi, Autrui. Veja o cartaz e o respetivo programa.
    • 26 de junho (2019) no Conservatório de Música de Coimbra: comunicação «Mais Nova Música: ensino, composição e prática performativa», por Margarida Teixeira Neves no ENCAPE 2019 (Encontro Nacional de Composição e Análise musical: Perspectivas Educacionais), organizado por CMC, INET-md, UA e Minerva.

    2019, março

    Escrever à flor da pele

    Conferência de João Maria André na Escola Profissional de Coimbra ITAP sobre marcas corporais.

    2019, fevereiro 

    Deus: criou ou foi criado?

    Intervenção de João Maria André no debate realizado no Exploratório de Coimbra, organizado pelas Lojas de Saber, com João Paiva.

    2019, 23-25 de janeiro

    V SIMPÓSIO DEDiCA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, Sustentabilidade curricular: inovação e tradição

    Participação de Fernando Sadio Ramos na organização. Evento realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).

    2019

    Romeu e Julieta

    Adaptação, por João Maria André, da peça de W. Shakespeare, estreada no Teatro da Trindade, em Lisboa, com encenação de João Mota.

    2019

    O Filho Pródigo - Filme Concerto

    Coautoria do argumento por João Maria André; filme produzido por Narrativensaio-AC, com realização de Luísa Pinto e Carlos Coelho Costa.

    2019

    Erasmus+ CODES

    Coordenação, por João Maria André, da equipa portuguesa do projeto para elaborar módulos de lecionação de competências multiculturais e interculturais para todas as universidades europeias.

    • 25 de outubro (2018) na Universidade de Coimbra (UC): comunicação «O Idioma da Performance: estudo para a interpretação da "nova música escrita"» por Margarida Teixeira Neves nas Jornadas de Pós-Graduação em Estudos Artísticos "Mundos e Fundos", organizado pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da UC com o apoio da Reitoria da UC
    • 10-12 de outubro (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: IEF 1st International Colloquium 'Roads to Care'. Aceda ao Livro de Resumos
    • 28 de junho ( 2018 ) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conferência 'Diritti umani: dignità da protegere' por Silvia Melia ( Università degli Studi di Torino )
    • 31 de maio (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conferência 'Entre perdoar e punir: Um diálogo possível entre Hannah Arendt e Jacques Derrida' por Marcela Uchôa
    • 19 de dezembro (2017) na Universidade de Coimbra: International Colloquium 'Like a Pebble in a Pond: the Alcibiades Maior'
    • 26-28 de junho (2017) na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, C. R. Porto e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Iº Encontro Internacional Pensar o Barroco em Portugal/1st International Meeting Thinking the Baroque in Portugal: "Os fundamentos antropológicos e teóricos do pensamento jurídico e político em F. Suárez e na Segunda Escolástica: contexto e projecções. IVº Centenário da Morte de Francisco Suárez (1617-2017)" (Coordenadores: Manuel Lázaro Pulido e Mário Santiago de Carvalho)
    • 31 de maio (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conferência 'A falibilidade no cuidado terapêutico' por Catarina Rebelo
    • 23 de março (2017) na Escola Superior de Educação de Coimbra: Conferência “En el mejor de los mundos posibles se encuentra a Leibniz” pelo Professor Doutor Sergio Rodero Cilleros (Universidade de Salamanca)
    • 27-29 de outubro (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conference "On the Virtual" (Organizadores: Joaquim Braga, Edmundo Balsemão Pires e Cláudio Carvalho)
    • 22 de julho (2016) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: 'Sophocles' Oedipus Tyrannus; intervenções de Mário Jorge de Carvalho, António Caeiro, Fábio Serranito, Paulo Lima e Douglas Cairns
    • 4 de maio (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: "A disposição fundamental da angústia em Heidegger: Uma análise crítica" por Paulo Alexandre Lima
    • 3 de maio (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: "The Afternoon of Christianity" por Tomáš Halík
    • 12-14 de março (2015) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Simpósio Internacional “Cruzamentos disciplinares em Educação e Humanidades”; Parceria Escola Superior de Educação de Coimbra, Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e Grupo de Investigación "HUM-742 D.E.Di.C.A." de la Secretaría General de Universidades Investigación y Tecnología de la Consejería de Economía, Innovación, Ciencia y Empleo de la Junta de Andalucía, con sede en la Universidad de Granada (España)
    • 27-29 de novembro (2013) na Faculdade de Letras da Universidade  de Coimbra: Commemorative Conference of Bernard de Mandeville's 300th Anniversary of The Fable of the Bees “Eutopia seated in the Brain” (Organizadores: Joaquim Braga  e Edmundo Balsemão Pires)
    • 21-22 de março (2013) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio de Pós-Graduação em Filosofia (Organizadores: Joaquim Braga e Edmundo Balsemão Pires)
    • 23 de janeiro (2013) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "A(s) origem(ns) da(s) causa(s) III – Causalidade, Finalidade e Não-Finalidade no Pensamento Antigo"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    • 14-16 de junho (2012) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Congresso Internacional "O Parménides de Platão"; Organização conjunta de Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra, da Unidade de Investigação "Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos" da Universidade de Coimbra e da Secção Mediterrânica da "International Plato Society"
    • 14 de julho (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio “Princípio de Razão: Fogos Cruzados”; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    • 27-28 de outubro (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "Categorias Existenciais III: Fim, Sentido, Ipseidade"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    • 14 de dezembro (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Tutorial Seminar and Graduate Training for Ph. D. Candidates and post. doc. Students (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    • 2 de dezembro (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio “Realidade, Causalidade e Resistência”
    • 30 de novembro (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Tutorial Seminar and Graduate Training for Ph. D. Candidates and post. doc. Students (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    • 24-25 de novembro ( 2011 ) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: "Why "Culture"? - International Conference on the Semantics of Culture" (Organização de Edmundo Balsemão Pires e Joaquim Braga)
    • 16 de novembro (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Tutorial Seminar and Graduate Training for Ph. D. Candidates and post. doc. Students (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    • 16-18 de setembro (2011) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "Categorias Existenciais II: Disposições"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    • 22 de julho (2011) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "A(s) origem(ns) da(s) causa(s) II – Aspectos do desenvolvimento do modelo causal no Helenismo"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    • 14 de julho (2011) no Convento de Santa Clara-a-Velha: "Observações da Paixão - As "Cartas Portuguesas" - "Discursos Normativos sobre a Família e o Género" (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    • 17 de junho (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Coimbra Philosophical Lectures III "Human Rights in Individual, Collective and Organized Violence viewed by Niklas Luhmann’s systems theory" por Klaus Dammann ( Organização de Edmundo Balsemão Pires )
    • 17 de junho (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Coimbra Philosophical Lectures II "Niklas Luhmann Individuality in auto- and allobiographic descriptions" por Klaus Dammann (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    • 4-5 de maio (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio Internacional 'In the Mirror of the Phaedrus'
    • 18 de março (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: IIIrd. International Aristotle Seminar at Coimbra: Causation in Greek and Medieval Philosophy
    • 8 de janeiro (2011) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "A(s) origem(ns) da(s) causa(s) – Aspectos do desenvolvimento do modelo causal no pensamento antigo"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    • novembro (2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: International Conference “As três religiões do Livro” (Co-organização de Anselmo Borges)
    • 12-13 de novembro (2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: International Conference "William James and Pragmatism"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra com as Redes Internacionais "European William James Society", "European Journal of Pragmatism and American Philosophy", "Grupo de Estudios Peirceanos" e "Chromatika" (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    • outubro (2010) em  Valadares, Porto: International Conference “Religião e (In)felicidade” (Co-organizado por Anselmo Borges)
    • 24-26 de junho (2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio “Categorias Existenciais”; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    • 7-8 de maio (2010) no Clube Literário do Porto: International Conference - "A busca de Deus em tempos incertos / The Search for God in Doubtful Times"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e European Society for Catholic Theology - Portuguese Section (Organização de Ângelo Cardita)
    • 27-30 de abril (2010) na Fundação Luso-Americana, Lisboa: "Tenth Biennial Meeting da North American Fichte Society: Fichte’s Vocation of Man"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra (Projeto "Sistemas Filosóficos") e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Organização de Mário Jorge de Carvalho)
    • fevereiro (2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: International Conference “Mulheres e Teologia” (co-organização de Anselmo Borges)
    • 19 de setembro (2009) no Porto: "Encontro da Secção Portuguesa da European Society for Catholic Theology" (organização de Ângelo Cardita)
    • 9-13 de setembro (2009) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: “Entretiens de Coimbra de l’Institut International de Philosophie”: «Cause, connaissance et responsabilité/Cause, Knowledge and Responsability»; Co-organização da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra
    • 2-3 de julho (2009) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio internacional "Incursões no Filebo/Incursions en el Fileb"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra, do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do "Grup de Recerca Hermenèutica e Platonisme" da Universitat de Barcelona
    • 12-14 de março (2009) na Faculdade de Letras de Universidade de Coimbra: "Selbstreferentielle Prozesse in philosophischen Perspektiven - Relations of the Self - A Auto-referência em perspectivas filosóficas" com Stefan Büttner von Stülpnagel, Burkhard Nonnenmacher e o grupo de investigação “Bezüge des Selbst” da Universidade de Potsdam, Alemanha (Organização de Edmundo Balsemão Pires com colaboração internacional)
    • 20 de setembro (2008) no Porto: International Conference - Meeting of the "Secção Portuguesa" da European Society for Catholic Theology sobre o tema "Criação, economia e ecologia" (Organização de Ângelo Cardita)
    • 23-24 de junho (2008) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: International Conference - “Normative Discourses on Family and Gender” (Organização de Edmundo Balsemão Pires)

    Seminários Permanentes/ Oficinas

    • 16 de maio (2020). Workshop [em regime de videoconferência] por M. Jorge de CarvalhoSobre a peculiar "aritmética da alteridade": Pirandello, Uno, Nessuno, Centomilla IV.
    • 24 de abril (2020). Workshop [em regime de videoconferência] por M. Jorge de CarvalhoSobre a peculiar "aritmética da alteridade": Pirandello, Uno, Nessuno, Centomilla III.
    • 17 de abril (2020). Workshop [em regime de videoconferência] por M. Jorge de CarvalhoSobre a peculiar "aritmética da alteridade": Pirandello, Uno, Nessuno, Centomilla II.
    • 3 de abril (2020)Workshop [em regime de videoconferência] por M. Jorge de Carvalho: Sobre a peculiar "aritmética da alteridade": Pirandello, Uno, Nessuno, Centomilla I.
    • 6 de fevereiro (2020), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa: Platão: Escalas III, por Mário Jorge de Carvalho
    • 5 de fevereiro (2020), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa: Platão: Escalas II, por Mário Jorge de Carvalho.
    • 4 de fevereiro (2020), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa: Platão: Escalas I, por Mário Jorge de Carvalho.
    • 7 de dezembro (2019) na Rua Peixinho Junior, 16, Paço D'Arcos: «Espiritualidade e mística no pensamento de Platão» II, 2º Módulo do curso geral Fundamentos clássicos da espiritualidade ocidental, dirigido por Samuel Oliveira e organizado pelo IEAC-GO - Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização.
    • 30 de novembro (2019) na Rua Peixinho Junior, 16, Paço D'Arcos: «Espiritualidade e mística no pensamento de Platão» I, 2º Módulo do curso geral Fundamentos clássicos da espiritualidade ocidental, dirigido por Samuel Oliveira e organizado pelo IEAC-GO - Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização.
    • 14-21 de julho (2019), Nicholas of Cusa International Philosophy Residence, em Paradela da Cortiça, Penacova (Coimbra). Com o apoio do Instituto de Estudos Filosóficos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, do Município de Penacova e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
    • 12 de julho (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Seminário sobre o Iluminismo: «Diderot e a faculdade de medicina: um exemplo do ativismo iluminista», por Fabiana Tamizari. Veja o cartaz.
    • 5 de julho (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Seminário sobre o Iluminismo: «Natureza x Cultura: a questão feminina no Iluminismo. Uma análise sobre o pensamento de Diderot, Rousseau, Châtelet e D'Epinay», por Fabiana Tamizari. Veja o cartaz
    • 28 de junho (2019), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Símbolos e Sinais. As transformações da mediação na era digital IV, por Joaquim Braga
    • 21 de junho (2019), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Símbolos e Sinais. As transformações da mediação na era digital III, por Joaquim Braga
    • 14 de junho (2019), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Símbolos e Sinais. As transformações da mediação na era digital II, por Joaquim Braga
    • 7 de junho (2019), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Símbolos e Sinais. As transformações da mediação na era digital I, por Joaquim Braga
    • 9 de abril (2019), no Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Curso de Introdução à Língua Hebraica Bíblica III por Miguel Monteiro. Uma iniciativa do Instituto de Estudos Filosóficos e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.
    • 2 de abril (2019), no Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Curso de Introdução à Língua Hebraica Bíblica II, por Miguel Monteiro. Uma iniciativa do Instituto de Estudos Filosóficos e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.
    • 26 de março (2019), no Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Curso de Introdução à Língua Hebraica Bíblica I, por Miguel Monteiro. Uma iniciativa do Instituto de Estudos Filosóficos e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

    22 de fevereiro (2019) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Workshop Estruturas fundamentais do cuidado: Vida, percepção, significado e mundo segundo J. von Uexküll I. Veja o programa.

    • «Darwinismo e “conformidade com o plano” segundo J. von Uexküll», por José Maria Leitão
    • «Uma versão “biológica” da “doutrina transcendental dos elementos”? Aspectos fundamentais da “Biologia Teórica” de J. von Uexküll», por Mário Jorge de Carvalho
    • «Perguntas e respostas – o papel do “significado” nas análises de J. von Uexküll», por Tomás Fidalgo
    • 8 de fevereiro (2019) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Seminário "πολιτεῖαι. Unidade e multiplicidade da “micro-πόλις” e da “macrο-ψυχή” na República de PlatãoIII por Mário Jorge de Carvalho
    • 6 de fevereiro (2019) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Seminário "πολιτεῖαι. Unidade e multiplicidade da “micro-πόλις” e da “macrο-ψυχή” na República de Platão" II por Mário Jorge de Carvalho
    • 4 de fevereiro (2019) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Seminário "πολιτεῖαι. Unidade e multiplicidade da “micro-πόλις” e da “macrο-ψυχή” na República de PlatãoI por Mário Jorge de Carvalho
    • 2 de julho (2018), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa: «Mudanças do modo de pensar nos §§ 1-10 da Wissenschaftslehre nova methodo de Fichte»: §§7-10, por Mário Jorge de Carvalho
    • 28 de junho (2018), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa: «Mudanças do modo de pensar nos §§ 1-10 da Wissenschaftslehre nova methodo de Fichte»: §§5-6por Mário Jorge de Carvalho
    • 27 de junho (2018), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa: «Mudanças do modo de pensar nos §§ 1-10 da Wissenschaftslehre nova methodo de Fichte»: §§1-4por Mário Jorge de Carvalho
    • 24 de abril (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Subject, Mind, Body. A Journey in Descartes' Meditations. The Intellect and the Body: Descartes’ Sixth Meditationpor Simone Guidi
    • 18 de abril (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Subject, Mind, Body. A Journey in Descartes' Meditations. An Unforgettable Essence: Descartes’ Innatism in the Fifth Meditation, por Simone Guidi
    • 11 de abril (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Subject, Mind, Body. A Journey in Descartes' Meditations. From Certainty to Truth: Descartes’ Fourth Meditationpor Simone Guidi
    • 4 de abril (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Subject, Mind, Body. A Journey in Descartes' Meditations. The Evidence of the Being: the Interior Castle of Descartes’ Third Meditation, por Simone Guidi
    • 21 de março (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Subject, Mind, Body. A Journey in Descartes' Meditations. I am: who am I? Mind vs Man in Descartes’ Second Meditation, por Simone Guidi
    • 14 de março (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Subject, Mind, Body. A Journey in Descartes' Meditations. Breaking the Unbreakable: Descartes’s First Meditationpor Simone Guidi
    • 7 de março (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Subject, Mind, Body. A Journey in Descartes' Meditations. The Background of the Meditations: Mechanism and Intellective Truthpor Simone Guidi

    Seminário "Cassirer, Whitehead, Langer. Da Teoria do Símbolo à Filosofia da Arte” por Joaquim Braga

    • 12 de outubro a 30 de novembro (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

    «Transcendência e οὗ ἕνεκα em Vom Wesen des Grundes de Heidegger»; Workshop - F.C.S.H./U.N.L..

    • 3, 5 e 7 de julho (2017)

    Seminário “Sensibilidade Digital. Corpo, Imagem, Tecnologia” por Joaquim Braga

    • 9 de maio a 27 de junho (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

    ΕΠΙΜΕΛΕΙΑ - Cuidado: conceitos e problemas

    • 20 de abril, 2017: Fábio Serranito, 'Taking care of the boy': Outlines of Epiméleia in Plato's Charmides

    • 20 de abril, 2017: Bruno Venâncio, O estranho fenómeno da desilusão (e o papel que desempenha no cuidado consigo mesmo)

    • 16 de março, 2017: Simão Lucas Pires, Pascal e a negligência monstruosa

    • 16 de março, 2017: Vasco Cardoso, Chesterton on Sanity

    • 23 de fevereiro, 2017: Mário Jorge de Carvalho, Θεραπεία: o labirinto do “cuidado” no Górgias de Platão

    • 16 de fevereiro, 2017: Nuno Ferro"As Obras do Amor", de Kierkegaard: o outro, a categoria do "ergo" e o dinamómetro

    Seminário de tradução do Grego antigo por Mário Jorge de Carvalho

    • Hiérocles, Elementa Ethica [sábados, na F.C.S.H da U.N.L.]

    Seminário de tradução do Grego antigo por Mário Jorge de Carvalho

    • Cícero, De natura deorum [domingos, na F.C.S.H. da U.N.L.]

    Seminário de tradução do Alemão por Mário Jorge de Carvalho

    • Heidegger: Die Grundbegriffe der Metaphysik Welt Endlichkeit Einsamkeit (Gesamtausgabe 29/30) [sextas-feiras, na F.C.S.H. da U.N.L.]

    Seminário permanente de tradução de S. Kierkegaard

    Seminário de doutorandos “Διατριβαί”

    • 3 de maio, 2014: Vasco de Jesus, The Ethical Drive in Fichte’s 1798 System der Sittenlehre
    • 24 de janeiro e 22 de Fevereiro, 2014: Bruno Venâncio, Notas para uma crítica do conceito de ficção
    • 14 de dezembro, 2014: Hélder Telo, A ἐξέτασις no banco dos réus: Uma leitura da Apologia de Platão
    • 23 de novembro, 2013: Fábio Serranito, Castaways in an Absolute Journey: The Mythical Description of Human Condition in Plato’s Phaedrus

    (2011-2013) Seminário de tradução do Alemão, por Hélder Telo

    • Heidegger, Sein und Zeit

    (2012) Seminário de tradução do Grego Antigo, por Hélder Telo

    • Platão, Symposium

    AULAS ABERTAS/ Série 'Leituras...':

      • 18 de outubro (2019) na Faculdade de Letras da Univiersisdade de Coimbra: André Nascimento Pontes (UFAM), O não tão simples princípio da simplicidade. Evento organizado por Marcela da Silva Uchôa Veja-se o cartaz.
      • 29 de abril (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Robert Martins Junqueira, Filosofia Russa: peculiaridades, traços e problemas. Uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Russos da FLUC e do Instituto de Estudos Filosóficos. Veja-se o artigo publicado no site da Fundação Russkiy Mir.
      • 12 de abril (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Margarida Teixeira Neves, Partitura e Performance no século XXI. A herança do século XX nas práticas performativas da mais nova música.
      • 12 de abril (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Margarida Teixeira Neves, Música Diferente: Performance e Crítica. Uma organização conjunta do Professor José Abreu e do IEF.
      • 29 de novembro (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Robert Martins JunqueiraLeonardo Coimbra e Vladimir Solovyov: relações inesperadas entre as filosofias em Portugal e na Rússia. Uma iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Filosóficos e do Centro de Estudos Russos da FLUC. Veja-se o artigo publicado no site da Fundação Russkiy Mir.
      • 13 de novembro (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Emanuele Landi, O itinerário biográfico-intelectual de um marrano português: Uriel da Costa (1583?-1640).
      • 4 de maio (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Margarida Teixeira Neves, Deux Airs para flauta solo: Lopes-Graça e a Filosofia da Música de Adorno.
      • 23 de fevereiro (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Bruno Venâncio, Conciliar-se com o facto de ser um aí: o 'carpe diem' de Horácio e a encruzilhada das possibilidades.
      • 14 de novembro (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Joana Serrado, O Deus das Filósofas. Contributos para a Filosofia Portuguesa do séc XVII.

      • 6 de novembro (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Simone Guidi Goodbye Imagination. The Late Aristotelian Background of Descartes' Sixth Meditation.

      • 28 de setembro (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: José Portugal dos Santos Ramos"O arco-íris, na filosofia dos Conimbricenses".

      • 29 de junho (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Vasco de Jesus"The cause of Evil in a finite Rational Being": How Not to Read § 16 of Fichte's 1798 Sittenlehre.

      • 23 de maio (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: João Maria André, Dimensões antropológicas da Douta Ignorância em Nicolau de Cusa.

      • 28 de abril (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: José Beato, Jankélévitch e a música.

      • 27 de abril (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Rafael Haddock-Lobo, O rastro, o espectro e a alteridade absoluta em Derrida.

      • 26 de abril (2017) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Marcela Uchôa, Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal.
      • 30 de março (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Flavia Renata Quintanilha, 'Onde eu não estou, as palavras me acham' o poeta no mundo.

      • 26 de janeiro (2017) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Braz Lamarca, A ordem e a ordem jurídica em Carl Schmitt.
      • 15 de dezembro (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Leonel Azevedo, Destruir paradoxos - o silêncio e a palavra em Wittgenstein.

      • 24 de novembro (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Bárbara Henriques Silva, A narrativa de um diário – “ «Culpado?» / «Nãoculpado?», de Søren Kierkegaard.

      •  28 de abril (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Maria Teresa Teixeira, Filosofia do Processo: os novos modos do pensar.
      • 25 de fevereiro (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Jairzinho Lopes Pereira, A guerra e o serviço militar na tradição patrística.

      • (2015) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Joaquim Braga, A invisualidade da tactilidade digital [ no âmbito do seminário de Filosofia dos Media, do Mestrado em Filosofia ].

      • (2012) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Joaquim Braga, Filosofia da Imagem – Teorias e Conceitos [no âmbito do seminário de Filosofia dos Media, do Mestrado em Filosofia]

      • 20 de dezembro (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Mário Jorge de CarvalhoVisão e resistência: implicações gnosiológicas de fenómenos da percepção do espaço – Jaensch [no âmbito da Workshop 'Realidade, Causalidade e Resistência']

      • 24 de novembro (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Mário Jorge de Carvalho, Fichte: sensação, resistência, realidade (Wissenschaftslehre nova methodo) [no âmbito da Workshop 'Realidade, Causalidade e Resistência']

      • 2 de junho (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: António Caeiro, Lebenswelt: Affektion e Selbstaffektion em Husserl [no âmbito da Workshop 'Realidade, Causalidade e Resistência'].
      • 28 de abril (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Mário Jorge de Carvalho, Uma perspectiva original? Realidade e resistência em Frischeisen-Köhler [no âmbito da Workshop 'Realidade, Causalidade e Resistência'].

      Outras Atividades/Apoios

      • 6 de março (2020) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | 7º piso - Sala 710.21Jornada de apoio aos membros do IEF: criação e preenchimento do Currículo Científico Português CIÊNCIAVITAE, por Robert Martins Junqueira.
      • 2 de janeiro (2020), no Programa Café Olé, da Rádio Universidade de Coimbra: entrevista de Diogo Barbosa a Robert Martins Junqueira sobre «A Conimbricidade de Charles S. Peirce», com acompanhamento musical de Guilherme SilvaPartes [1] e [2].
      • 1-31 de julho (2019): IEF Visiting Scholar, Leopoldo Prieto (Universidad Francisco de Vitoria, Madrid).
      • 15 de janeiro (2019) na Biblioteca ES/3 Dr.a Maria Cândida: comunicação «Rawls e as tarefas de uma Filosofia Política» por António Manuel Martins, no âmbito do projeto Cientificamente Provável, organizada pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mira com o apoio do IEF. Veja o cartaz.
      • 31 de maio (2016) no Anfiteatro do Laboratorio Chimico: Apresentação do livro: Aristóteles em Coimbra, de Cristiano Casalini.
      • 19-20 de maio (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Vº Colóquio Internacional de Pós-Graduação em Filosofia