a carregar...

OCIS

Observatório da Cidadania e Intervenção Social

Observatório da Cidadania e Intervenção Social

Apresentação

O Observatório da Cidadania e Intervenção Social (OCIS), criado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, constitui-se como um recurso pedagógico e uma estrutura, multidisciplinar e inter-universitária, de activação da cidadania e de investigação nos domínios da intervenção social e das políticas e problemáticas sociais.

Assim sendo, o OCIS privilegia:

  1. Uma dimensão heurística associada à dinamização de uma cultura de investigação e de capitalização de saberes; 
  2. Uma dimensão cívica e de abertura à comunidade académica e não académica;
  3. Uma dimensão pedagógica, objectivada na disponibilização de um conjunto sistematizado de referências teóricas, documentais e legislativas. 

O Observatório da Cidadania e Intervenção Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra tem pretendido responder, desde a data da sua criação, a dois tipos de preocupações fundamentais: em primeiro lugar, a neutralização de distâncias entre a Academia, e os saberes que enquadra, e a comunidade envolvente e, em segundo lugar, a criação de conexões entre docentes e discentes dos vários cursos da Faculdade, quer no âmbito de projetos de extensão universitária, quer na criação e/ou consolidação, pelo desenvolvimento de pequenas pesquisas, de uma “cultura de investigação” e de reflexão crítica desde os primeiros anos da formação superior.

Assim, numa primeira fase o OCIS procurou sobretudo criar e consolidar condições de funcionamento, quer pelo envolvimento de novos colaboradores, quer pela garantia de condições logísticas adequadas. Em paralelo, nesta fase inicial, o Núcleo de Cidadania Ativa do Observatório implementou um conjunto de iniciativas de implicação cívica dos estudantes, nomeadamente em projetos de voluntariado e em cursos de preparação para o mesmo. Neste sentido, foi constituído o Grupo de Voluntariado Unir Causas que, desde há três anos, tem vindo a desenvolver um trabalho de relevo no apoio a idosos institucionalizados. Também o Curso de Preparação para o Voluntariado Universitário vai realizar este ano a sua terceira edição.

Neste momento, o Observatório está prestes a iniciar uma nova fase, mais abrangente, e mais em consonância com os seus propósitos iniciais. Contando já com o apoio de inúmeros voluntários qualificados, com um papel muito relevante na operacionalização dos objetivos e atividades do OCIS, e com um espaço (físico e virtual), cedido pela Direção da Faculdade (sala 2.14), passível de agregar os diversos membros e de enquadrar determinadas ações, o Observatório vai agora incrementar a dimensão da investigação, assegurar espaços de reflexão conjunta e potenciar as possibilidades de associação entre a Faculdade e a comunidade envolvente, nomeadamente por via de novos protocolos a estabelecer com entidades relevantes para prossecução dos fins do Observatório.