Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Nota Informativa relativa à reunião ordinária do Conselho Geral de 2 de outubro de 2025

Caros(as) membros da Comunidade Académica da Universidade de Coimbra,

No dia 2 de outubro, no Salão da Reitoria, decorreu a terceira reunião ordinária do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG) de 2025. Nesta sessão foram discutidos alguns temas de interesse da instituição, entre os quais: o trabalho das comissões e dos grupos específicos do Conselho Geral; a aprovação da versão final do orçamento para 2026; a ratificação da Revisão Estatutária aprovada no mandato 2020-24 (após a integração da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra); a apreciação dos Planos de Ação e a apresentação da primeira Monitorização do Plano Estratégico e de Ação da UC; e a apresentação dos Dados do Concurso Nacional de Acesso .

No ponto referente ao funcionamento do Conselho Geral, as comissões e os grupos de trabalho fizeram um breve resumo das suas ações, com especial destaque para a Comissão de Inovação, que referiu a realização da 5.ª edição do evento Inovação@UC, no último dia 8 de outubro, com a entrega do Prémio Inovação J. Norberto Pires.  

Quanto à aprovação do Orçamento 2026, o plenário decidiu por unanimidade aprovar o documento, concluindo pela abrangência e apropriada estruturação da proposta, bem como pelo recurso a indicadores económicos adequados. O Conselho Geral, no entanto, recomendou que se institua um procedimento para, perante a possibilidade de desvios em anos futuros, assegurar a possibilidade de pronúncia do plenário do Órgão sobre a versão final do orçamento, nos precisos termos em que será apresentado. O Conselho Geral salienta a dificuldade das instituições públicas em se debruçarem condignamente sobre o Orçamento de Estado, nos prazos que lhes são concedidos e assinala o esforço da Reitoria em respeitar as competências estatutárias do Conselho Geral, incluindo-o em todo o processo de tomada de decisão.

No que toca à ratificação da Revisão Estatutária definida no mandato 2020-24, apreciada em razão da renumeração do documento pela integração da Escola Superior de Enfermagem no passado mês de abril, os Conselheiros aprovaram a proposta por unanimidade.

O Órgão tomou conhecimento dos planos de ação 2023-2027 das Unidades Orgânicas, dos SASUC, das UECAF, do plano da qualidade, do plano de sustentabilidade e responsabilidade social, e apreciou os documentos sobre a monitorização dos planos de ação 2023/2024, enquadrados no plano estratégico da UC 2023-2027, cumprimentando a Reitoria pela qualidade e detalhe dos documentos em causa. Foram apresentados os resultados no eixo dos desafios societais, internacionalização, pessoas, qualidade, instalações, financiamento, comunicação e sustentabilidade. Destacou-se que, até ao final de 2024, várias metas estavam próximas ou já tinham sido atingidas. O ano de 2025, entretanto, tem revelado avanços significativos, com o aumento de formação para técnicos e docentes, a melhoria na infraestrutura, a expansão na área das energias renováveis e as ações de voluntariado.

Como último ponto, foi apresentado um balanço preliminar (incluindo apenas a 1.º e a 2.ª fases de candidaturas) relativo ao Concurso Nacional de Acesso. Um debate mais alargado sobre o tema (e os indicadores gerais) será realizado em sessões futuras do Órgão.

Com a confirmação da próxima reunião ordinária para o dia 4 de dezembro, deixo os meus cordiais cumprimentos,

Maria da Glória Garcia

PRESIDENTE DO CONSELHO GERAL

UNIVERSIDADE DE COIMBRA