Nota Informativa relativa à reunião ordinária do Conselho Geral de 27 de junho de 2025
Caros(as) membros da Comunidade Académica da Universidade de Coimbra,
Na última sexta-feira, 27 de junho, decorreu a segunda reunião ordinária do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG) de 2025.
O CG discutiu temas de interesse da instituição, nomeadamente: o funcionamento do Conselho Geral, o Relatório de Gestão e Contas Consolidado 2024, a proposta de orçamento para 2026, as propinas de três novos cursos de Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), o relatório da Provedora do Estudante da Universidade de Coimbra (UC).
Quanto ao funcionamento do CG, foram constituídas as comissões permanentes e ad hoc. Assim, no presente mandato, o CG (2024-2028) tem 5 comissões permanentes e 3 comissões ad hoc, em concreto: Comissão permanente de Sustentabilidade (abrange recursos humanos, materiais/boa governação, estratégia, adaptação organizacional, antecipação e gestão de imprevistos); Comissão permanente de Ensino e Desenvolvimento Humano (abrange ensino, aquisição crítica de conhecimentos, inovação pedagógica e tecnológica, formação ao longo da vida, competências de e para o futuro, empregabilidade e microcredenciais); Comissão permanente de Investigação (abrange excelência e investigação em ciência fundamental e ciência aplicada); Comissão permanente de Cultura (abrange arte e património); Comissão permanente de Inovação (abrange serviço e relação com a comunidade); Comissão ad hoc de Gestão e Proteção de Dados; Comissão ad hoc de Desporto e Comissão ad hoc de Comunicação e Imagem.
Quanto ao Relatório de Gestão e Contas Consolidado 2024, o CG deliberou, por unanimidade, aprovar o documento, indicando que a Universidade de Coimbra é gerida dentro dos requisitos da lei e dos parâmetros da boa gestão. Está financeiramente sólida e fechou o ano com um resultado líquido de quase 51 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 108% em relação ao ano anterior. O CG salientou a excelência da organização do documento e a transparência nos dados apresentados. O desempenho da gestão financeira foi motivo de felicitações do CG à equipa reitoral.
No que toca à proposta de orçamento para 2026, o CG identificou as principais projeções, manifestando apoio a essas projeções.
O CG analisou e aprovou ainda as propinas de três novos cursos de Mestrado da FCTUC, que visam manter a qualidade da formação oferecida em conjunto com as necessidades identificadas pelo mercado, concretamente: o Mestrado em Gestão em Cidades e Engenharia de Transportes, o Mestrado em Sistemas Costeiros Sustentáveis e o Mestrado em Plásticos e Sustentabilidade.
Por último, mas não menos importante, foi apresentado e positivamente apreciado pelo CG o relatório da Provedora do Estudante da Universidade de Coimbra. Os Conselheiros sublinharam a qualidade do documento e da reflexão nele vertida, e tomaram boa nota dos resultados.
Com a confirmação da próxima reunião ordinária para o dia 2 de outubro, recebam os meus cordiais cumprimentos,
Maria da Glória Garcia
PRESIDENTE DO CONSELHO GERAL
UNIVERSIDADE DE COIMBRA