a carregar...

CEIS20

Seminário Internacional Práticas de Arquivo em Artes Performativas (Estudos Artísticos/IHA-UNL/TAGV/TNSJ)

Seminário Internacional 

PRÁTICAS DE ARQUIVO EM ARTES PERFORMATIVAS



ARCHIVE PRACTICES IN PERFORMING ARTS



Debate | Workshop | Edição | Espetáculos


Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2017

Locais:

Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra (16 novembro)

Teatro Nacional de São João | Centro de Documentação MSBV, Porto (17 e 18 de novembro)


Coordenação:

Cláudia Madeira (IHA/FCSH-UNL)

Fernando Matos de Oliveira (Ceis20-UC/TAGV)

Hélia Marçal (IHA/FCSH-UNL)


Entidades promotoras:

Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX (CEIS20/UC)

Instituto de História da Arte (IHA/Nova)

Fundação GDA

Teatro Académico de Gil Vicente

Teatro Nacional São João | Centro de Documentação MSBV


Contactos:

praticas.de.arquivo@gmail.com


Apresentação:

Este Seminário pretende avaliar e pensar as práticas de arquivo em artes performativas, considerando simultaneamente: 

(1) os diversos contextos e ocorrências disciplinares (Teatro, Dança, Performance, Música); 

(2) as resistências e as possibilidades de constituição do arquivo na conjuntura tecnológica e mediatizada da atualidade; 

(3) as dinâmicas que se estabelecem entre o arquivo documentado/documentável e as práticas contemporâneas de criação e corporização da memória (embodied memory).  

Será dada especial atenção às diversas tecnologias de inscrição (Derrida) que determinam a constituição do arquivo, analisando as metodologias e práticas de arquivo que nas últimas décadas vêm sendo aplicadas em diversas iniciativas documentais, tanto nacionais como internacionais. Neste sentido, além de incluir palestras propondo uma reflexão mais transversal sobre as questões teóricas e conceptuais colocadas pela dinâmica entre o arquivo e o reportório (Diana Taylor), o seminário contempla a apresentação, descrição e análise de casos concretos, dando conta das possibilidades e das limitações na constituição de um arquivo em artes performativas. As tecnologias e as práticas de arquivo são também responsáveis pela estrutura e pela própria produção dos factos e dos acontecimentos arquivados, nomeadamente âmbito da contingência reconhecida às artes performativas.

O evento decorrerá no Teatro Académico de Gil Vicente (dia 16 de novembro) e no TNSJ/Mosteiro São Bento da Vitória (17 e 18 de novembro). Cada um dos dias abre com uma conferência plenária, seguindo-se a apresentação, análise e debate de casos nacionais e internacionais. O Seminário inclui a realização de dois workshops, respetivamente sobre "Dança, Memória, Arquivo" e “Documentação e Indexação em Artes Performativas. Numa segunda fase será publicada uma monografia com uma seleção de textos apresentados, documentando o debate e inscrevendo-o a seu modo no espaço público, junto da comunidade de criadores, investigadores, agentes e instituições do meio artístico. A complementaridade entre as diversas ações propostas com este seminário é especialmente importante num país marcado por dificuldades na relação (material e imaterial) com o arquivo e a documentação, em certo sentido relacionáveis com o “país da não inscrição” a que se referiu o filósofo José Gil.

logotipos