Leonardo da Vinci: uma “arte” do intervalo

4.ª-feira, 23 Outubro, 18:00 | Ciência às Seis! 4.ª temporada
17 outubro
Leonardo da Vinci: uma “arte” do intervalo com Cláudia Ferreira

Na próxima quarta-feira, dia 23 de Outubro, pelas 18 horas, no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, damos início à 4.ª temporada do "Ciência às Seis!", ciclo de palestras sobre ciência coordenado por António Piedade, bioquímico, escritor e divulgador de ciência.

Esta primeira palestra "Leonardo da Vinci: uma “arte” do intervalo" terá como oradora Cláudia Ferreira, doutorada em História de Arte e investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

ENTRADA LIVRE

Público-alvo: Público em geral

Sinopse da palestra:

"Leonardo da Vinci, tomado como filho exemplar do Renascimento, fincou-se, talvez como nenhum outro homem, na vertigem que separa a ciência da arte, e vice-versa. Com efeito, é no século XVI que se abre, através do mergulho perpetrado pela anatomia no corpo humano, o solo da ciência moderna, ao mesmo tempo que se preparam os fundamentos do mundo entendido enquanto imagem.

Na formulação de tal imagem avulta a arte, e especificamente a pintura, como aquela que delimita e enquadra, aquela que de forma económica melhor coloca o humano em cena, oferecendo-lhe então um espelho de grande eficácia.

Nesta ocasião iremos deter-nos precisamente na vertigem que separa a ciência da arte, e vice-versa, tendo como timoneiro Leonardo da Vinci e a diferença sexual como ângulo que abre a nossa perspectiva. "

CARTAZ

Evento no Facebook