Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Catálogo

c

Documentos
SÉRIE

Reúne memórias da cidade de Coimbra, da sua secular Universidade, dos seus grandes Mestres e da sua Associação Académica, mas também de reuniões científicas (nacionais ou internacionais) de especial dignidade que tiveram Coimbra como palco e os seus professores por principais agentes. Acolhe igualmente normas e regulamentos internos relacionados com o funcionamento da Universidade (no seu conjunto) ou das suas diversas unidades orgânicas e serviços.
Coordenação: Direção da IUC
ensino

Ensino
SÉRIE

Destina-se a apoiar o ensino universitário, fornecendo aos estudantes que frequentam o Ensino Superior português as ferramentas pedagógicas necessárias a um acompanhamento confortável dos seus cursos, qualquer que seja a respetiva área científica.
Coordenação: Direção da IUC
Investigação

Investigação
SÉRIE

Aqui se acolhem trabalhos de investigação (alguns deles realizados no âmbito de pesquisas de doutoramento, mas devidamente depurados da sua prolixidade académica) sobre temas variados que podem cobrir qualquer área do saber erudito.
Coordenação: Direção da IUC
  
Arquitetura

Arquitetura
COLEÇÃO

Um projeto que tem por base documentos produzidos sobre matérias científicas no âmbito da Arquitetura, visando contribuir para o aprofundamento e a divulgação desta importante disciplina. Reúne sobretudo trabalhos, cuidadosamente selecionados, produzidos no âmbito da preparação de dissertações de doutoramento.
Coordenação:  Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.



Camoniana



Camoniana
COLEÇÃO

Com a versátil coleção Camoniana, o CIEC e a IUC pretendem contribuir para renovadas e estimulantes condições de reencontro estético com a obra genial de Camões e de aprofundada redescoberta da sua personalidade sumamente representativa e da sua incessante irradiação intertextual.
Coordenação científica:  José Carlos Seabra Pereira e Manuel Ferro
Ciências da Saúde



Ciências da Saúde
COLEÇÃO

Uma coleção direcionada para o ensino, altamente especializado, no âmbito das áreas científicas relacionadas com a vida, a saúde e a doença, designadamente medicina humana, medicina dentária, ciências farmacêuticas, biologia, bioquímica, ciências bioanalíticas, química medicinal, engenharia biomédica, farmácia biomédica, psicologia e ciências do desporto.
Ciências e Culturas



Ciências e Culturas
COLEÇÃO

Reúne originais de cultura científica resultantes da investigação no âmbito da história das ciências e das técnicas, da história da farmácia, da história da medicina e de outras dimensões das práticas científicas nas diferentes interfaces com a sociedade e os media.
Coordenação: Ana Leonor Pereira e João Rui Pita
Classica Digitalia



Classica Digitalia
SÉRIE

Nascida da colaboração entre a IUC e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, esta série visa criar um grande espaço de difusão da cultura científica para a área dos Estudos Clássicos, dando especial atenção ao desenvolvimento de sinergias dentro do espaço lusófono. As colaborações cobrem um leque variado de temas e perspetivas de abordagem (literatura, cultura, história antiga, arqueologia, história da arte, filosofia, língua e linguística), mantendo embora como denominador comum os Estudos Clássicos e sua projeção na Idade Média, Renascimento e receção na atualidade.
Coimbra Companions



Coimbra Companions
SÉRIE

Os volumes publicados nesta nova série da Imprensa da Universidade de Coimbra visam cumprir o objetivo de facultar ao universo de leitores uma abordagem abrangente e segura dos vários domínios científicos. Produzida a partir das colaboração de reconhecidos especialistas de diferentes campos do saber, a série procura, em cada volume, oferecer uma análise profunda, crítica e atualizada de conceitos, figuras e problemas centrais no âmbito do tema escolhido para reflexão.
Coimbra Jurídica



Coimbra Jurídica
COLEÇÃO

A «Coimbra Jurídica» albergará naturalmente livros que conhecerão destinos muito diferentes. Alguns serão provados em pequenas doses e com requinte, outros devorados com ânsias de sofreguidão, não poucos pausadamente digeridos e apreciados. Não deixarão de encontrar leitores de todas as extrações e capazes de todos os exercícios. Seguramente assim sucederá, em benefício do direito português e da presença cada vez mais marcante da Imprensa da Universidade de Coimbra.
Descobrir as Ciências



Descobrir as Ciências
COLEÇÃO

A aposta na sensibilização de um público infanto-juvenil para a importância do desvendar dos mistérios da ciência. A semente para uma prática feita de observação e de experimentação. Um exercício simultaneamente lúdico e didático, assente em experiências de trabalho reais que desaguam numa ilustração expressiva e de grande criatividade.
Coordenação: Direção da IUC
Dramaturgia



Dramaturgia
COLEÇÃO

A coleção DRAMATURGIA dedica-se à escrita para teatro, acolhendo clássicos, modernos e contemporâneos, autores consagrados e emergentes, dando especial atenção aos processos de transformação da escrita de palco. A coleção apresenta no espaço da língua portuguesa uma proposta editorial de referência no domínio do teatro, propondo edições criteriosas e acompanhadas de aparato crítico.
Coordenação: Fernando Matos Oliveira
Estrutura Editorial
Empreendedorismo e Gestão



Empreendedorismo e Gestão
SÉRIE

Os volumes publicados nesta série abordam temáticas e projetos ligados ao universo empresarial, às dinâmicas do empreendedorismo e às práticas de gestão, discutindo modelos e fundamentações teóricas, bem como analisando casos reais.
Estado da Arte

Estado da Arte
COLEÇÃO

Uma coleção de livros de bolso pensada para o grande público, versando temas genéricos de interesse de toda a comunidade, na sua maioria bastante atuais e escritos numa linguagem muito didática, sem notas e com escassa bibliografia de apoio. O seu conjunto comporá uma interessante biblioteca de pequenos livros (c. 100 pgs.) de todas as áreas da ciência, da cultura e da vida social, assinados por reputados especialistas expressamente convidados pela direção da IUC para este efeito.
Coordenação: Direção da IUC
Geografias

Geografias
SÉRIE

A Série Geografia(s) é de âmbito temático e pretende publicar resultados que se têm vindo a produzir na investigação geográfica contemporânea ligada a Coimbra, baseando-se na apresentação e discussão de quadros epistemológicos, teóricos, metodológicos e em estudos de caso inovadores. O objectivo principal é o de renovar o estado da ciência geográfica, gerar discussão na comunidade académica, assim como de fornecer pistas de actuação estratégica para os agentes produtores de políticas públicas e para a sociedade civil.

Estrutura Editorial
Estudos e Humanidades

Estudos • Humanidades
COLEÇÃO

Trabalhos produzidos no âmbito dos diversos departamentos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Filosofia, Comunicação e Artes / Geografia / História / Línguas e Literaturas), cuja relevância e interesse potencial para um público mais alargado conduziu à sua seleção para publicação pela IUC.
Coordenação: Direção da Faculdade de Letras da UC.
História Contemporânea

História Contemporânea
COLEÇÃO

Coleção de caráter geral sobre a história do século XX, sem esquecer, por um lado, o século XIX, sempre presente no espírito dos historiadores contemporaneístas, nem tão-pouco, por outro lado, o século XXI, que começa a assomar no horizonte de uma História que se deseja cada vez menos como um passado sem vida e cada vez mais como um processo de interpretação que inclui a reflexão sobre a atualidade.
Coordenação: Maria Manuela Tavares Ribeiro
Estrutura Editorial
Ideia

Ideia
SÉRIE

A série Ideia dedica-se à publicação, em suporte electrónico e em papel, de textos de Filosofia.Partindo de uma orientação Hermenêutica, no sentido em que tanto a tradição filosófica quanto a abordagem sistemática de temas e problemas são objecto da interpretação actual, a série acolhe obras de diferentes metodologias, temas e perspetivas. O seu primeiro critério é a qualidade. Como segundo critério orientador, são dadas à estampa obras que, em diálogo tanto com as preocupações contemporâneas quanto com questões da ciência e da renovação crítica do acervo histórico-filosófico, se referem de um modo temática e metodologicamente plural à produção Hermenêutica e Fenomenológica e as suas extensões, à Filosofia Clássica Alemã e a sua recepção crítica, estando também aberta a todas as fontes filosóficas que se guiam pelo rigor conceptual e crítico.
Coordenação: Maria Luísa Portocarrero e Diogo Ferrer
Estrutura Editorial
Conferências e Debates Interdisciplinares

III: Conferências & Debates Interdisciplinares
COLEÇÃO

CONFERÊNCIAS & DEBATES INTERDISCIPLINARES corresponde a uma coleção destinada a promover a missão prioritária do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, a saber: estimular a investigação avançada, incentivando o cruzamento fértil entre áreas de saber e a agregação de equipas, no sentido de garantir capacidade de afirmação internacional da investigação científica da Universidade de Coimbra. Os volumes que a integram abordam temáticas diversas, unidas por um denominador comum: o diálogo entre diferentes domínios científicos.

Estrutura Editorial
IUC / Annablume

IUC / Annablume
COLEÇÃO

Ao assumir, nas suas linhas prioritárias, o objetivo estratégico de alargar a influência e visibilidade internacionais da atividade científica e cultural desenvolvida dentro do espaço lusófono, a IUC iniciou, desde finais de 2011, uma parceria com a Annablume — editora de São Paulo, com perto de 20 anos de existência e um catálogo próprio que se aproxima dos 2.000 títulos publicados. Esta iniciativa permite a ambas as editoras promover, nos dois lados do Atlântico, um número crescente de autores e obras, com a dupla chancela IUC/Annablume. Nesta secção do catálogo, encontram-se os títulos da Annablume que são agora publicados na Europa também com o selo da IUC.
Li

Li
COLEÇÃO

Recuperar aqueles grandes textos da literatura ou da ciência que as circunstâncias da atividade editorial retirou da nossa convivência, promover a tradução de obras relevantes que não deviam passar despercebidas do público de língua portuguesa, rasgar a estrada larga da aventura literária na companhia de alguns dos seus maiores cultores.
Coordenação: Direção da IUC
Organa Lusitana

Lusitana Organa
COLEÇÃO

Lusitana Organa é uma coleção que pretende registar áudio e descritivamente os órgãos de Portugal, através da promoção do imenso património material constituído pelos instrumentos existentes em todo o país; da incorporação da música nos espaços em que os órgãos se inserem; da documentação, no contexto histórico, dos aspetos técnicos da informação narrativa de cada instrumento; da divulgação da vastíssima literatura musical existente, sobretudo inédita, contida nas múltiplas fontes portuguesas e que carecem ainda de dedicada transcrição, interpretação e divulgação.
Mundos e Fundos

Mundos e Fundos
SÉRIE

O projeto Mundos e Fundos. Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais assenta num trabalho de investigação científica próxima dos textos primários, de leitura multidisciplinar, de gestação lenta e cuidada. Só após um trabalho desta natureza, afinado através da filologia e da prática, é que surge a necessidade, essencial, de comunicar, aos pares e ao público em geral, os resultados obtidos. A Série Mundos e Fundos é uma resposta, entre outras, a essa necessidade.
Natura Naturata

Natura Naturata
COLEÇÃO

Uma viagem guiada pelos segredos e encantos de uma natureza que conhecemos ainda demasiado mal. Uma aliança com a memória vegetal e animal do nosso passado, visando compreender melhor os nichos ecológicos (terrestres e marinhos) que nos rodeiam e aprender a amá-los e a respeitá-los, em nome desse “pacto nupcial com a Natureza” que deveria ser a fonte da nossa Vida. Livros e guias em formato pequeno, muito ilustrados e com um caráter pedagógico muito acentuado.
Coordenação da Direção da IUC
Olhares

Olhares
COLEÇÃO

O lugar da criação artística, do espaço público revisitado, da estética urbana. O espaço certo para saborear os grandes tesouros do património construído e intangível da instituição que estamos a construir desde 1290. Uma coleção em que mãos experientes e sensibilidades apuradas nos recordam que … “não basta olhar, é preciso ver”!
Coordenação:Direção da IUC
Poesia XXI

POESIA XXI
COLEÇÃO

Portugaliae Monumenta Neolatina

Portugaliae Monumenta Neolatina
COLEÇÃO

A presença ímpar de autores escolhidos de entre as principais figuras do Humanismo português e que escreveram em Latim, representando vários dos modelos da literatura neolatina, designadamente no domínio da poesia, em variados subgéneros, da epistolografia poética e em prosa, da narrativa dialógica, da historiografia, da hagiografia, da oratória e do teatro. Um conjunto unitário e monumental, construído em parceria com a Associação Portuguesa de Estudos Neolatinos.
Coordenação: APENEL
República

República
COLEÇÃO

Esta coleção recorda (sem intuitos meramente comemoracionistas) os grandes momentos, os grandes vultos, os grandes dilemas e os grandes sobressaltos da experiência do 5 de outubro de 1910, feita de sonhos generosos, de conquistas decisivas, mas também de algumas desilusões que também nos ajudam a compreender e a cumprir a sociedade em que vivemos. O âmbito cronológico desta coleção tem uma dimensão deliberadamente alargada, situando-se entre os anos 70 de Oitocentos e a atualidade.
Coordenação: Amadeu Carvalho Homem
Riscos

Riscos e Catástrofes
SÉRIE

A Série Riscos e Catástrofes é de âmbito temático e pretende publicar resultados que se têm vindo a produzir na investigação contemporânea ligada às ciências cindínicas, baseando-se na apresentação e discussão de aspetos metodológicos e em estudos de caso de catástrofes e de análises de risco. O objetivo principal será o de contribuir para a evolução das ciências cíndinicas, quer gerando discussão na comunidade académica, quer fornecendo pistas de atuação estratégica para os agentes de proteção civil, não só em termos de análise de prevenção de riscos, mas também, no caso de eles se manifestarem, dando contributos para a mitigação dos danos e a reabilitação das áreas afetadas.
Coordenação: Luciano Lourenço
Estrutura Editorial
Theke

Theke
COLEÇÃO

A decisão de lançar a nova Coleção THEKE visa criar condições para valorizar o património tangível e intangível português. Com origem no verbo grego que significa colocar, dispor, arrumar, o termo THEKE possui, já na antiguidade, o sentido de 'caixa, cofre ou repositório' e está na origem de um sem número de compostos, também de boa matriz helénica, como biblioteca, hemeroteca, discoteca. Ao recuperar, para a sua designação, a pureza do étimo, a Coleção THEKE procura promover um espaço de salvaguarda e de afirmação do património museológico, dando a conhecer verdadeiros tesouros científicos, zelosamente curados por gerações sucessivas de investigadores e que importa agora tornar acessível ao público de renovadas formas.
  
Outras Publicações

Outros Títulos
FORA DE COLEÇÃO

Nesta secção publicam-se volumes com claro interesse científico, histórico ou patrimonial, cuja natureza não esteja diretamente ligada a outras séries especializadas existentes na Imprensa da Universidade de Coimbra.
 
Revistas

Revistas
Científicas
Institucionais

A IUC é a casa editora de várias dezenas de revistas científicas, resultantes da estreita colaboração com organismos de pesquisa sediados na Universidade de Coimbra ou em outras entidades científicas nacionais e internacionais. As publicações periódicas regem-se por um código de ética editorial direcionado para a robustez científica e para práticas transparentes de validação da investigação. As revistas com chancela da IUC são publicadas em harmonia com políticas de acesso aberto, seguindo práticas científicas proativas e responsáveis, ao serviço dos conceitos de Open Science, Open Innovation e de Openness to the World.