Roteiros de Outono

25 outubro
cartaz
© JBUC

Nos meses que antecedem as comemorações dos seus 250 anos, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra lança cinco roteiros inéditos, destinados aos habitantes do concelho de Coimbra, ao abrigo Protocolo de Cooperação sobre o Jardim Botânico, celebrado entre o Município de Coimbra, a Universidade de Coimbra, e as Águas de Coimbra.

Nas manhãs de sábado, entre 6 de novembro e 4 de dezembro, estes roteiros visam aproximar o público da rotina do Jardim Botânico. Guiados por Marcelo Vianna, botânico no Jardim, serão abordadas diversas temáticas desde espécies em vias de extinção, botânica ou jardinagem.

As atividades são gratuitas, mas o número de vagas é limitado a 10 participantes e sujeito a inscrição pelo email jardim.botanico@uc.pt.

Confirme, em cada roteiro, o horário e o público a que é destinado.

6 de novembro | Salvar as plantas com ciência

Horário: 10h00-11h30

Idades: todas as idades (menores de 15 anos devem estar acompanhados por um adulto)

Neste primeiro roteiro, os visitantes conhecerão espécies ameaçadas de extinção que fazem parte da coleção do Jardim Botânico, aproveitando para abordar temas relacionados com a conservação da biodiversidade e os principais fatores de risco para estas espécies.

13 de novembro | Laboratório – O micromundo das plantas

Horário: 10h00-11h30

Neste segundo roteiro vamos apresentar o Laboratório – O micromundo das plantas, uma oportunidade para experimentar um pouco de botânica! O público poderá observar de perto as estruturas das plantas, e conhecê-las em mais detalhe, no nosso Espaço Ciência in situ. Vamos selecionar plantas na estufa tropical e analisar algumas estruturas ao microscópio: pelos, folhas, flores e frutos.

20 de novembro | Vivam as coleções!

Horário: 10h00-11h30

No terceiro roteiro vamos fazer um percurso pelos principais canteiros e estufas, para que possa ter uma visão geral das coleções de plantas vivas. Este roteiro vai incluir a Estufa Tropical, a Estufa Fria e o Cactário. O visitante terá ainda oportunidade de aceder a áreas habitualmente vedadas ao público e destinadas exclusivamente à investigação, onde poderá observar a exuberante vegetação, que reflete os estudos e intercâmbios botânicos com diversas instituições espalhada pelo mundo.

27 de novembro | Botânico por um dia

Horário: 10h00-12h30

Idades: maiores de 15

No quarto roteiro, o visitante terá a oportunidade de experimentar um pouco da rotina no Jardim Botânico! Poderá acompanhar atividades de monitorização de plantas do Jardim, recolha de fotografias de alguns exemplares em floração, a manutenção dos lagos e alimentação dos peixes.

4 de dezembro | Oficina de jardinagem

Horário: 10h00-12h30

Idades: maiores de 15

O quinto e último roteiro desta época será dedicado a atividades práticas de jardinagem. Vamos partilhar orientações sobre o cuidado de plantas ornamentais, plantio, propagação de mudas, colheita de sementes, podas e cuidado de canteiros.