O Jardim
História
Fundado em 1772, o Jardim Botânico, feito de plantas, é também um reportório de 250 anos de história da cidade, da Universidade e do ensino da botânica.
No âmbito da Reforma Pombalina, foi formalmente consignada a sua criação nos Estatutos da Universidade, “[...] para que nele se cultivasse todo o género de plantas; e particularmente aquelas das quais se conhecer ou esperar algum préstimo na Medicina; e nas outras Artes; havendo cuidado e providência necessária para se ajuntarem as plantas dos meus Domínios Ultramarinos, os quais têm riquezas imensas no que respeita ao Reino Vegetal”.
1772 – 2023
Missão
O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, localizado no coração da cidade, tem como missões a investigação, a conservação da biodiversidade, a educação e divulgação de ciência, com especial enfoque na sensibilização para o conhecimento e importância da diversidade vegetal, das alterações climáticas e da utilização sustentável de recursos.
Este museu vivo estende-se por quase 12 hectares, onde diversas coleções de plantas, algumas centenárias, nos transportam para diferentes regiões do mundo.
Como espaço universitário, o JBUC mantém também uma íntima ligação com a docência, sendo espaço de aulas no terreno, entidade formadora de estágios, de acolhimento de teses de mestrado e doutoramento. As estufas tropicais e fria, as Escolas Médicas e Sistemáticas e o seu arboreto, albergam mais de 1500 espécies de plantas. Além disso, possui estufas de investigação e viveiros e uma equipa com conhecimento técnico ao nível da botânica, ecologia e jardinagem.
O JBUC trabalha de perto com escolas, associações e outras entidades públicas e privadas, participando em projetos nacionais e europeus ligados à sua missão.
O JBUC faz parte do consórcio PRISC - Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections - constituído pelas Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra. Tem como objetivos prestar serviços à comunidade científica no âmbito da organização, conservação, acessibilidade, exposição, consultadoria e formação em coleções científicas.
Poderá consultar aqui o regulamento do Jardim Botânico.