Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Cartas da Natureza

Cidadãos são chamados a participar na transcrição de documentos das coleções e arquivos de história natural da Universidade de Coimbra


Pela primeira vez, um projeto português está disponível na Zooniverse, uma plataforma internacional de ciência cidadã. O projeto “Cartas da Natureza” (em inglês, Plant Letters) tem como principal objetivo localizar espécies de plantas, os seus locais de origem e os cientistas que as estudaram, a partir da correspondência recebida no Jardim Botânico, entre cerca de 1870 e 1928.

O convite fica lançado para a transcrição de cartas, manuscritas ou dactilografadas, de mais de 1100 correspondentes de todo o mundo por quem quiser participar nesta leitura partilhada de documentos históricos. A maioria das cartas estão em português, mas estão disponíveis cartas noutras cinco línguas (espanhol, francês, italiano, alemão e inglês).


“Cartas da Natureza” está disponível neste endereço

foto_ciencia_cidada_1

Atualmente, o Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra (à guarda do Departamento de Ciências da Vida) contém mais de 5000 cartas dirigidas aos diretores, naturalistas, jardineiros e outros colaboradores do Jardim Botânico. Muita da informação e dados biológicos contidos nestes documentos históricos dizem respeito não só à biodiversidade do território nacional, mas também a muitos outros países com relações históricas com Portugal, principalmente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Por isso, outro objetivo fundamental desta iniciativa é que a divulgação de informação seja útil nos esforços atuais desses países na definição de estratégias de conservação.