/ Coleções

Recanto Tropical

Estrelícia-arbórea

Nome científico: Strelitzia nicolai Regel & Körn.
Nome comum: estrelícia-arbórea
Família: Strelitziaceae
Origem geográfica: África austral
Localização no Jardim: Recanto Tropical

Curiosidades:
Também conhecida como ave-do-paraíso-gigante, é nativa da África austral. Frequentemente confundida com a bananeira, pela semelhança das folhas grandes e brilhantes, esta espécie destaca-se pela presença de flores brancas e azuladas que surgem no verão. Pode alcançar 12 m de altura.

Bananeira

Nome científico: Musa × paradisíaca L.
Nome comum: bananeira
Família: Musaceae
Origem geográfica: Malásia, Filipinas
Localização no Jardim: Recanto Tropical

Curiosidades:
A bananeira não é uma árvore, mas sim uma herbácea de grande porte e crescimento rápido. Originárias da Ásia Tropical, são das espécies mais cultivadas na região intertropical. Embora existam cerca de 1.000 variedades de bananeiras, a mais comum nos nossos supermercados é o cultivar Cavendish.
Embora as variedades comerciais já não apresentem sementes, isso não acontece nas bananeiras selvagens e cultivares antigos, como a do nosso Jardim.

Palmeira-das-vassouras

Nome científico: Chamaerops humilis L.
Nome comum: palmeira-das-vassouras
Família: Arecaceae
Origem geográfica: Mediterrâneo
Localização no Jardim: Recanto Tropical

Curiosidades:
A palmeira-das-vassouras é a única palmeira nativa de Portugal, sendo espontânea no Algarve e pontualmente no Alentejo. Raramente ultrapassa os três metros de altura, apresenta flores amareladas, polinizadas por uma única espécie de inseto, o gorgulho Derelomus chamaeropsis.
As folhas são usadas para fazer vassouras além de cestos e chapéus. Graças à sua grande tolerância ao frio, é também usada como ornamental em regiões de clima temperado.