Ideias para Germinar - Serviço Educativo do Jardim Botânico

Publication date: 26-09-2021 11:58

O Serviço Educativo do Jardim Botânico aposta na interdisciplinaridade e na participação ativa dos alunos, sempre em articulação com as aprendizagens essenciais - conhecimentos, capacidades e atitudes. Com os novos programas e ateliers, pretendemos dar a conhecer o Jardim Botânico e a Universidade de Coimbra, bem como o fascinante mundo das plantas, a biodiversidade e a sustentabilidade. Mantivemos, claro, as clássicas visitas ao Jardim e à Estufa Tropical.

Se precisar de esclarecimentos sobre o melhor programa para os seus alunos, por favor contacte-nos.

PROGRAMAS ESCOLARES INTERDISCIPLINARES

1º CEB - Aprender no Jardim: as plantas e nós

Hoje vamos trocar a sala de aula pelo Jardim Botânico! Estando atentos ao que nos rodeia, vamos descobrir que também há muito para aprender com a natureza.

Veja aqui a articulação curricular

aprender-no_jardim_1

2º CEB - Jogo da biodiversidade

Nesta visita ao Jardim vamos aprender mais sobre o que é a biodiversidade, qual a sua importância e como a proteger. Vamos também descobrir alguns dos hotspot de biodiversidade mundiais. Após a vinda ao Jardim Botânico, alunos e professores são convidados a desenvolver um projeto interdisciplinar na Escola.

Veja aqui a nossa proposta de projeto interdisciplinar

jogo_biodiversidade

Público: 5º ano

Agende aqui a sua visita

3º CEB - És amigo do ambiente?

Nesta visita ao Jardim Botânico vamos refletir sobre o conceito de sustentabilidade e calcular a pegada ecológica de cada um de nós. Após a vinda ao Jardim, alunos e professores são convidados a desenvolver um projeto interdisciplinar na Escola.

Veja aqui a nossa proposta de projeto interdisciplinar

es_amigo_do_ambiente

Público: 8º ano

ATELIERS

Nestes ateliers os temas serão desenvolvidos em sala, após um curto passeio pelo Jardim Botânico. Nos ateliers destinados aos mais novos (pré-escolar e 1º ciclo) – “Livros com botânica” será ainda integrada no atelier a leitura de um livro infantil, de forma a promover o gosto pela leitura.

Pré-escolar e 1º CEB - Livros com botânica: as plantas à nossa volta

Quantas folhas diferentes conhecem? Nesta atividade vão ficar a saber mais sobre as folhas: que formas, cores e outras características podem ter, quais as suas funções e como é que nos podem ajudar a identificar as árvores do Jardim!

plantas_nossa_volta

Pré-escolar e 1º CEB - Livros com botânica: as plantas carnívoras

O que são plantas carnívoras e o que as distingue das outras? Os alunos podem participar numa expedição científica que os levará a explorar e descobrir mais sobre estas plantas!

plantas_carnivoras

Pré-escolar e 1º CEB - Livros com botânica: proteção do ambiente

Para proteger o nosso Planeta temos de aprender a reciclar, gerir bem os seus recursos e… perceber a importância das plantas! Preparados?

protecao_ambiente

2º CEB - Nós e as plantas

Através da descoberta das diferentes aplicações e usos das plantas no nosso dia-a-dia, os alunos reconhecem e valorizam a importância da diversidade vegetal.

nos_e_plantas

2º CEB - As plantas e a cultura

Sabiam que há plantas nos nossos nomes, nas localidades em que vivemos e até em várias bandeiras nacionais? Vamos descobrir como as plantas fazem parte das diversas culturas do Mundo!

plantas_e_cultura

3º CEB - Os ODS e nós

Conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Venham descobrir como podem participar na construção de um mundo mais seguro, saudável e sustentável!

ods_nos

Ensino Secundário - Pensar vegetal

Como vivem as plantas? O que podemos aprender com elas? Poderão as plantas resolver alguns dos maiores problemas da nossa sociedade? E qual o nosso papel?

pensar_vegetal

VISITAS

Um dos cartões de visita do JBUC são as visitas clássicas que consistem em passeios pelos diversos espaços do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, dando a conhecer a sua história, arquitetura e espécies mais emblemáticas.

Visita ao Jardim Botânico

Passeio pelos diversos espaços do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, dando a conhecer a sua história, arquitetura e espécies mais emblemáticas.Esta visita não inclui a Estufa Tropical.

visita_jardim

Público: 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, secundário

Duração: 1h30

Horário: 2ª a 6ª feiras (das 9:00 às 17:00)

Visita à Estufa Tropical

Visita às coleções tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, do recanto tropical à Estufa, dando a conhecer a histórias destes espaços e algumas das suas espécies mais emblemáticas.

visita_estufa

Público: 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, secundário

Duração: 1h

Horário: 2ª a 6ª feiras (das 9:00 às 17:00)