A Orquestra

18 setembro, 2022

"Vou finalmente entrar para a Universidade de Coimbra! Mas quero levar a viola d’arco e tudo o que aprendi no Conservatório comigo!"

“A minha vida académica não pode ser só estudo. Gostava de poder continuar a tocar o meu instrumento musical.”

“Venho de Itália, com a minha trompete, estudar para Coimbra!”

Relatos como estes formaram a iniciativa que faltava: a criação de um espaço que pudesse juntar os músicos da UC num ambiente de orquestra sinfónica.

Em 2016, a Tuna Académica da UC e a Reitoria criam a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra. O principal objectivo foi juntar os recursos e as vontades existentes da comunidade académica de Coimbra para interpretar repertório sinfónico.

Atuais e Antigos Estudantes, Docentes e Não-Docentes, restantes membros da comunidade académica de Coimbra: esta orquestra é o espaço que procuravam.

Comissão organizadora

Gustavo Sousa

Nasceu em fevereiro de 2004, em Junqueira, Vale de Cambra. Iniciou o seu percurso musical enquanto aluno de flauta transversal na Escola de Música Manuel Joaquim de Almeida, com a prof. Andreia Soares e concluiu o Curso Básico de Música com o prof. Tiago Santos, na Academia de Música de Vale de Cambra. Prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto com a prof. Maria João Balseiro e com o prof. Luís Meireles Já teve a oportunidade de colaborar com muitas orquestras, bandas filarmónicas e maestros de renome, tanto a nível nacional como internacional. É, desde 2016, membro da Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense. Colabora também com a Orquestra Médica Ibérica. É professor na Escola de Música Manuel Joaquim de Almeida.
Atualmente, estuda Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Faz parte da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra e é membro da Comissão Organizadora da OAUC desde 2024.

Sara Rodrigues

Nasceu em fevereiro de 2001, na Figueira da Foz. Começou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Banda do Cercal como aluna do professor Ivo Cura na classe de Clarinete. Integrou a Banda do Cercal em 2013 na qual continua até aos dias de hoje.
Participou em diversos estágios de orquestra nacionais e internacionais com maestros de renome como Paulo Martins, Claus Nymark, Douglas Bostock, Afonso Alves, Tiago Alves entre outros. Terminou o 5.º grau do Conservatório de Música de Coimbra em 2019.
Atualmente está no último ano do Mestrado em Educação Especial e Sociedade Inclusiva na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
É membro da Direção da TAUC e da Comissão Organizadora da OAUC desde 2022.

Gabriela Mendonça

Nasceu em 2002, em Coimbra, e iniciou o seu percurso musical aos 5 anos no Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra. Em 2011 ingressou no Conservatório de Música de Coimbra, onde estudou viola d’arco e completou o 8.º grau em 2021 na classe da professora Diana Antunes.
Em 2020, com o intuito de manter a ligação à música e ao universo da orquestra, integrou a Tuna Académica da Universidade de Coimbra, passando a fazer parte da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC), onde continua a cultivar a paixão pela música e pelo espírito académico da cidade.
É Mestre em Psicologia pela Universidade de Coimbra e, desde 2022, colabora como membro da Comissão Organizadora da OAUC, contribuindo ativamente para a dinamização das suas atividades e eventos.

Rita Fonseca

Nasceu em Coimbra, em janeiro de 2003, e iniciou a sua formação musical aos 6 anos, com o maestro Virgílio Caseiro. Em 2013 entrou para o Conservatório de Música de Coimbra para estudar fagote, na classe do professor José Pedro Figueiredo, onde completou o 8º grau. Ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo em 2021, no Porto, onde aprofundou os seus estudos musicais durante 1 ano, na classe do professor Pedro Silva.
Atualmente, estuda Medicina na Universidade de Coimbra. A música mantém-se parte do seu dia a dia, sendo fagotista na Orquestra Académica desde 2022 e integrando a Banda Musical de Pinheiro de Ázere. Desde 2023, colabora como membro da Comissão Organizadora da OAUC, promovendo o seu gosto pela música e a vontade de a partilhar.

Matilde Godinho

Nasceu em junho de 2004, em Coimbra. Iniciou o seu percurso musical na Escolinha de Música de Taveiro. Deu continuidade aos seus estudos musicais no Conservatório São Teotónio, como aluna do professor Jorge Campos e, posteriormente, no Conservatório de Música de Coimbra, onde concluiu o Curso Secundário em Clarinete, como aluna do professor Nuno Antunes.
Participou em masterclasses que contaram com os professores Pedro Ladeira e Nuno Silva e integrou inúmeros estágios, onde colaborou com orquestras, filarmónicas e maestros de renome, tanto a nível nacional como internacional. Integra, há uma década, a Banda Filarmónica União Taveirense, onde desde cedo criou as suas raízes musicais. Atualmente é Licenciada em Farmácia Biomédica, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Faz parte da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra e da Comissão Organizadora desde 2025.

Sala de ensaios

Biografia

A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra surge de uma iniciativa da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) em parceria com a própria universidade. A sua criação veio dar resposta à necessidade de uma orquestra aberta e voltada para toda a comunidade universitária, estando disponível para acolher atuais estudantes, mas também antigos e futuros estudantes e docentes da UC que possuam habilitações musicais e que queiram tocar numa orquestra sinfónica.

Como um espaço de interpretação de música sinfónica amadora, a OAUC procura sempre interpretar obras de compositores portugueses, possibilitando a descoberta e a partilha destas obras. Tem ainda como objetivo a difusão da imagem da própria Universidade, tanto interna como externamente, desempenhando um importante papel em diversos eventos solenes ligados à UC.