Infertilidade: a doença invisível? | Conversas Improváveis

22 novembro, 2024≈ 3 mins de leitura

No dia 21 de novembro de 2024, pelas 12h00, recebemos a 9.ª edição das Conversas Improváveis, com o tema “Infertilidade: a doença invisível?”. Esta conversa contou com a participação da Doutora Ana Paula Sousa, embriologista clínica sénior e investigadora no CNC-UC/CIBB; da Dra. Sara Ribeiro, psicóloga e doutoranda em psicologia clínica e da saúde na Universidade de Coimbra , da Dra. Tânia Batista, arquiteta e cofundadora da empresa NRTB em Coimbra e da Professora Doutora Teresa Almeida Santos, médica especialista em ginecologia e obstetrícia, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, diretora do departamento de ginecologia, obstetrícia, reprodução e neonatalogia do CHUC e coordenadora científica da EUGIN Coimbra.

Percebemos que existem muitas pessoas, em Portugal e no mundo, afetadas por problemas causados pela infertilidade e que muitas delas desconheciam as suas causas e possíveis soluções até encontrarem esse obstáculo no seu caminho da parentalidade e recorrerem à ajuda de especialistas. Compreendemos que ainda há um trabalho importante a ser feito na educação da população, principalmente a mais jovem, e na desestigmatização da infertilidade e das conversas abertas sobre este tema. A par do importante trabalho desenvolvido na educação sobre contracepção para evitar gravidez indesejada, há muito espaço para a educação sobre fertilidade para promover gravidez desejada. Com mais informação e de melhor qualidade poderemos ajudar muitas pessoas a tomar decisões de vida informadas e com confiança.

As Conversas Improváveis representam uma iniciativa do grupo de ação de comunicação da linha de investigação em Metabolismo, Envelhecimento e Doença (MED) do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) da Universidade de Coimbra.

Anúncio do evento