/ Recursos

Exposições

O RÓMULO tem realizado exposições relativas à Ciência e ao papel dos cientistas na sociedade. Abaixo podem ser consultadas as exposições já realizadas e que podem ser requisitadas por escolas, bibliotecas e outras entidades que partilhem dos nossos objetivos e missão de divulgação da Ciência pela comunidade.

Para efetuar a requisição de uma exposição, por favor, envie por email o Formulário de Requisição devidamente preenchido.

2025 | Curiosidade: Motor da Ciência

A partir do dia 24 de novembro de 2025 (segunda-feira), logo no início da Semana da Ciência e Tecnologia 2025, convidamos toda a comunidade a visitar a exposição Curiosidade: Motor da Ciência, no corredor que dá acesso ao RÓMULO (piso 0 do Departamento de Física da UC), até ao dia 27 de fevereiro de 2026 (sexta-feira).

Pretendemos mostrar como a Ciência parte da curiosidade natural do ser humano e cada cartaz procura responder a uma pergunta diferente:

  • Por que razão desejamos conhecer? Gonçalo Marcelo (CECH)
  • A geologia, criada para estudar a Terra, é válida em todo o sistema solar? Pedro Pina (IDL)
  • Como é possível que durante um eclipse total do Sol a Lua cubra totalmente o Sol? Carlota Simões (CFisUC)
  • Como funcionam os motores moleculares? Sérgio Domingos e Rita Roque (CFisUC)
  • Como podemos reduzir o uso de herbicida e aumentar a sustentabilidade, produtividade e resiliência dos sistemas agrícolas? Alexandros Tataridas, Miguel Moreira e Rui Oliveira (CFE)
  • Como poderemos minimizar o desperdício no transporte de energia elétrica? José António Paixão (CFisUC)
  • Como reduzir a captura acidental de megafauna no Atlântico Centro-Oriental? Catarina S. Silva (CFE)
  • Como tornar as cidades refúgios para polinizadores e para a biodiversidade? João Loureiro e Sílvia Castro (CFE)
  • Do guano ao amoníaco: como é que o ar passou a alimentar o mundo? João Victor Gonçalves (Bluepharma), Paulo Barradas e J. Sérgio Seixas de Melo (CQC)
  • E se as ciclodextrinas se agregarem? Artur J. M. Valente (CQC)
  • E se os computadores fossem quânticos? Sagar Pratapsi e Helena Alberto (CFisUC)
  • Haverá planetas como a Terra na nossa galáxia? Alexandre Correia (CFisUC)
  • Haverá quarks livres no interior de uma estrela de neutrões? Milena Albino, Valéria Carvalho, Constança Providência (CFisUC)
  • O que é a matéria escura? João G. Rosa (CFisUC)
  • Onde se escondem os pares de buracos negros supermassivos? Sonia Anton (CFisUC)
  • O que nos dizem os penteados das mulheres Ovimbundu acerca das suas vidas pessoais? Carlota Simões (IUC)
  • Os grãos de areia têm cicatrizes e tatuagens? Pedro Costa (IDL)
  • Pode uma esfera ser duplicada apenas com movimentos rígidos? Adérito Araújo (CMUC)
  • Podem proteínas da sinapse comandar o núcleo da célula? João Peça e Henrique Santos (CNC-UC)
  • Por onde andam esses quarks e gluões? orlando Oliveira (CFisUC)
  • Será que a água natural tem sabor? Ana Castilho (CGeo)
  • Será que os mecanismos de compensação do cérebro funcionam de forma diferente no autismo? Maria Luísa Amado e Ana Luísa Carvalho (CNC-UC)

Direção: Constança Providência
Apoio Técnico: Felipe Demígio
Design Gráfico: Rita Wolters

A sua inauguração também se insere nas comemorações do 17.º aniversário do RÓMULO Centro de Ciência da Universidade de Coimbra! (ler mais sobre esta data e a nossa história)

Esta também vem acompanhada pela exposição Objetos Curiosos (Piso 0 Departamento de Física, expositor ao lado do RÓMULO), elaborada por Gilberto Pereira (CFisUC), que nos mostra uma pequena parte da coleção de aparelhos científicos e de investigação mais antigos pertencentes ao Departamento de Física.

  • Pilha de Smee, em montagem para galvanoplastia
  • Campainhas de Franklin
  • Ampola de raios X
  • Espintariscópio de Crookes
  • Agulha magnética de Oersted
  • Bússola marítima

--

Com o apoio: Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e ADDF - Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física.

--

Semana da Ciência e da Tecnologia 2025 na UC

Catálogo Digital da Exposição Curiosidade: Motor da Ciência

Folheto da Exposição / Folheto da Exposição (Eco-Impressão)

Registo do evento: 17.º Aniversário do RÓMULO e Tertúlia , Exposição

Empréstimo: Atualmente exposta (de 24/nov/2025 até 27/fev/2026)

(24 quadros, formato A1, 594 × 841 mm) (1 caixa)

2025 | QuantumLand

Inaugurada no dia 13 de março de 2025, quinta-feira, a exposição QuantumLand surgiu em parceria entre o RÓMULO, a iniciativa Quantum@UC, o Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, a ADDF - Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física e a Reitoria da UC. É uma atividade inserida na XXVII Semana Cultural da UC e nas celebrações do Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas (website português, website internacional), vindo acompanhada de uma tertúlia no mesmo dia às 17h (mais informações neste link).

A exposição esteve situada no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, no corredor do piso 0, que dá acesso à entrada do RÓMULO.

Descrição:

Através de 12 cartazes focados em diferentes facetas do mundo quântico/tecnologias quânticas, convidamos o visitante a conhecer os princípios e aplicações de mecânica quântica e a entusiasmar-se com as tecnologias quânticas. A exposição inclui um cartaz com poemas que ilustra como a física quântica, de forma intencional ou não, está presente na poesia.

A ciência e a essência do ser humano são indissociáveis e esta ligação é frequentemente expressa através da poesia. Afinal, assim como “o mundo do poema é limpo e rigoroso” (Sophia) ou ainda “o mundo do poema é limpo e rigoroso: nada de coisas farfalhudas, nada de aldrabices” (Adília) também o mundo quântico é limpo e rigoroso. É um mundo singular, a lembrar as palavras de Joana Espain: “a carta é infinita […] de cada vez que se lê, apenas um pedaço é observado, em probabilidade que cresce devagar”.

E como não poderia deixar de ser, a exposição inclui um poster, A Grande Revolta dos Gatos de Schrödinger após 100 anos de Quântica, que explica a experiência pensada de Erwin Schrödinger. Seja na ciência ou no humor, o Gato de Schrödinger continua a inspirar e desafiar a nossa forma de ver o mundo!

Folheto da Exposição

Catálogo Digital

Divulgação

Registo do evento: Tertúlia , Exposição

Empréstimo: Disponível

(17 quadros, formato A0, 841 x 1189 mm) (1 caixa)

2024 | Os instrumentos do Instituto do Rádio da Universidade de Coimbra | Semana da Ciência e da Tecnologia 2024

A exposição de Aparelhos para a Medição de Radioatividade foi inaugurada no dia 21 de novembro de 2024, organizada por Gilberto Pereira e com o apoio do RÓMULO e do CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra. Inserida na Semana da Ciência e da Tecnologia 2024 e nas celebrações do nosso 16.º aniversário, vindo acompanhada de uma palestra no mesmo dia. Situada no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, uma parte no piso 0 ao lado da entrada do RÓMULO e outra parte no piso 2. O Instituto do Rádio da Universidade de Coimbra foi criado em 1926 por iniciativa de Mário Silva (1901-1977), director do Laboratório de Física (entre 1931 e 1947). Mário Silva foi o primeiro português a realizar o doutoramento no Instituto do Rádio de Paris (1929), liderado por Marie Curie. O seu propósito era recriar em Coimbra a instituição francesa, com duas secções: uma dedicada a investigação em Física Nuclear, e outra para as aplicações da radiação em medicina. Porém, a falta de financiamento permanente e a não homologação por decreto-lei deste instituto, não permitiram a sua continuidade. Nesta mostra encontram-se expostos alguns dos instrumentos adquiridos para os estudos sobre radioactividade. Na sua grande maioria foram construídos pela casa Charles Beaudouin (1875-1935), construtor que trabalhou em parceria com o casal Curie e com o Instituto do Rádio de Paris.

Catálogo Digital

Divulgação

Empréstimo: Indisponível

2024 | 50 anos de Ciência no Feminino: A Voz das Mulheres na UC

A Exposição foi inaugurada no dia 8 de Março de 2024 e seguida de um debate, no RÓMULO. Na exposição estão representadas 24 investigadoras das áreas das ciências exatas, ciências da saúde, ciências naturais, ciências da engenharia e tecnologias. Pretendeu-se não só destacar o contributo científico de um conjunto de mulheres que desenvolveram trabalhos de excelência em temas muito diversificados, mas igualmente homenagear o gosto das mulheres pela ciência, o árduo trabalho desenvolvido, as dificuldades encontradas e os valiosos contributos dados para o progresso científico. A exposição integrou-se na XXVI Semana Cultural da UC, pôde ser visitada no Departamento de Física, no espaço que dá acesso ao Rómulo.

Folheto da Exposição

Catálogo Digital

Registo do evento

Empréstimo: Disponível (Requisitada de 13/abr/2026 a 08/mai/2026)

(26 quadros, 65 x 100 cm) (1 caixa)

2023 | Viagem pelo Universo Escuro

No dia 23 de novembro de 2023, celebrou-se o 15.º aniversário do RÓMULO com a inauguração da exposição "Viagem pelo Universo Escuro" co-elaborada por membros do Centro de Física da UC em colaboração com o Institut de Ciéncies del Cosmos da Universidade de Barcelona. Esta viagem levar-nos-á às fronteiras do nosso conhecimento nas áreas da cosmologia e gravitação, com paragens obrigatórias na matéria negra e energia escura. O evento também incluiu uma mesa redonda com quatro investigadores da área que nos guiaram por estes temas. Uma iniciativa do Rómulo CCUC e do Centro de Física da Universidade de Coimbra.

Catálogo Digital

Empréstimo: Disponível

(11 quadros, formato 70 x 100 cm) (1 caixa)

2023 | Ciência no Feminino 2.0

No dia 8 de março de 2023, foi inaugurada a Exposição Ciência no Feminino 2.0, integrada no Dia da Investigação do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Nesta exposição pretendeu-se realçar a contribuição para a ciência de 25 mulheres provenientes de 13 países, nascidas no Séc. XIX ou no Séc. XX, com os seus trabalhos a abrangerem as áreas da matemática, física, biologia, botânica, medicina, química, engenharia de software, biotecnologia, imunologia, ciências farmacêuticas, ciências náuticas, entre tantas outras. Num retrato, necessariamente breve, esta exposição pretende destacar o valor dos seus contributos, os contextos em que realizaram os seus trabalhos e dar visibilidade à sua dedicação à ciência.

(Atividade cofinanciada pelo projeto MAIS CIÊNCIA | CENTRO2020 FSE - CENTRO-08-5864-FSE-000034)

Catálogo Digital

Empréstimo: Disponível

(27 quadros, dimensões 55cm x 77cm) (1 caixa)

2022 | Exposição "O Laboratório de Física da Universidade de Coimbra: 1900-1975"

No ano em que se cumpriram 250 anos da criação do Gabinete de Física Experimental comemorou-se a efeméride com uma mostra sobre a sua memória colectiva.

Divulgação

Catálogo Digital

Empréstimo: Indisponível

2021/2022 | Posters com Ciência

A exposição, que resulta da parceria entre o Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência e o artista gráfico Edgar Ascensão e que propõe cruzar o olhar único da arte com as grandes conquistas da ciência.

Divulgação

Empréstimo: Indisponível

2019/2020 | Ciência no Feminino

Mostra Bibliográfica contendo uma seleção de obras do seu acervo sobre mulheres que contribuíram para a ciência, incluindo algumas obras sobre as cientistas homenageadas na exposição.

Divulgação

Catálogo Digital

Mostra Bibliográfica

Empréstimo: Disponível (Requisitada de 02/mar/2026 a 20/mar/2026)

(2 caixas)

2018/2019 | Feynman 100 Anos

A exposição foi dedicada a Richard Phillips Feynman (1918-1988), Nobel da Física em 1965.

Divulgação

Empréstimo: Disponível

(2 caixas)

2017/2018 | Gigantes da Ciência

Exposição deu a conhecer alguns dos grandes nomes da ciência, desde Aristóteles a Albert Einstein, passando por Isaac Newton ou Marie Curie.

Divulgação

Vídeo

Empréstimo: Disponível (Requisitada de 27/jan/2026 até 07/mar/2026)

(2 caixas)

2016/2017 | 20 Anos 20 Livros de Ciência para Todos

A exposição resultou de uma selecção de livros de divulgação de ciência de autores portugueses.

Divulgação

Folheto da Exposição

Empréstimo: Disponível

(3 caixas)